menu
Partilhar

10 remédios caseiros para tosse seca noturna

 
Por Magce Bonilla, Química. 13 junho 2022
10 remédios caseiros para tosse seca noturna

A tosse seca é um mal-estar que ocorre frequentemente em crianças e adultos devido a alguma infecção, alergia, resfriado ou refluxo gástrico. Ter uma tosse persistente é algo bastante incômodo, especialmente à noite, o que pode ser algo cansativo. Dependendo do tipo de tosse, existem diversos medicamentos para aliviá-la, sendo que alguns remédios caseiros ajudam a acalmá-la de forma significativa, contudo, é importante consumir aqueles mais confiáveis, de boa qualidade e com propriedades benéficas, já que do contrário podem causar efeitos colaterais se reagirem com outros medicamentos. Se a tosse perdurar por mais de uma semana e se manifestar mais aguda, é recomendado consultar um médico o quanto antes.

Continue lendo este artigo do ONsalus para conhecer os 10 remédios caseiros para a tosse seca noturna mais eficazes.

Chá com mel

O chá com mel é uma bebida natural muito conhecida e um dos remédios caseiros para a tosse mais utilizados, posto que é benéfico para acalmar várias doenças, como a tosse seca e a dor de garganta.

Recomenda-se preparar uma xícara com água quente, com qualquer erva medicinal, e duas colheres de sopa de mel, misturando tudo até homogeneizar e tomar de manhã e antes de dormir.

Gengibre

O gengibre é uma raiz aromática e picante, que se caracteriza por fornecer significativos benefícios a saúde do ser humano durante seu consumo. É bastante utilizado para eliminar toxinas, ajudar na digestão, desinflamar a garganta e acalmar a tosse seca, sintomas bastante típicos das alergias e do resfriado comum.

Preparar uma infusão de gengibre é muito fácil, em uma xícara com água quente, coloque aproximadamente 30 gramas de gengibre fatiado e deixe em repouso um pouco antes de ingeri-lo. Você também pode acrescentar um pouco de suco de limão e mel para melhorar o sabor.

10 remédios caseiros para tosse seca noturna - Gengibre

Malvavisco

Esta bebida quente é conhecida há muito tempo para acabar com a tosse seca e os desconfortos na garganta. A raiz de malvavisco, por ter mucilagem, uma fibra natural solúvel, atua contra as inflamações das vias respiratórias, minimizando a tosse que costuma aparecer antes de ir dormir.

É um remédio natural simples de beber. Para consumi-lo, coloque em uma xícara de água quente a erva seca e tome-a antes de ir para a cama. É um excelente remédio caseiro para a tosse seca noturna.

Vapores de eucalipto

O eucalipto naturalmente possui propriedades medicinais. Em particular, os vapores de eucalipto são muito bons para os mal-estares respiratórios e o descongestionamento nasal. Ele age como um calmante e antitússico para aliviar a tosse seca, que normalmente se manifesta à noite.

Para utilizar este remédio caseiro, ferva água em uma chaleira, coloque algumas folhas ou ramas de eucalipto deixando ferver por 10 minutos, depois desligue o fogo e inale o vapor gerado, cobrindo a cabeça com uma toalha.

Tomilho

O tomilho é bastante utilizado para tratar doenças das vias respiratórias, como a bronquite, dor de garganta e a tosse seca, posto que age como um expectorante e antisséptico. De acordo com estudos, esta planta contém antioxidantes importantes que ajudam a aliviar a tosse.

Para tomar este remédio caseiro excelente para tosse seca noturna, coloque em uma xícara com água quente duas colheres de sopa de tomilho seco, deixando em repouso por alguns minutos e depois filtre esta bebida antes de tomar.

Neste outro artigo te contamos tudo sobre a coceira na garganta com tosse seca, as causas e tratamentos.

10 remédios caseiros para tosse seca noturna - Tomilho

Cúrcuma

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-índia, é uma planta que possui vários benefícios para a saúde, entre eles propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, por isso que pode ajudar a minimizar a tosse persistente, atuando sobre as vias respiratórias. É muito utilizada na medicina ayurveda.

O chá de cúrcuma é ideal para estas circunstâncias e é absorvido muito melhor com um pouco de pimenta preta. Coloque uma colhe de chá de cúrcuma em pó ou uma bolsinha de chá em uma xícara de água quente, deixe em repouso por dois minutos e tome aos poucos durante o dia. Você também pode colocá-la em um copo de suco de laranja natural para aliviar a tosse seca noturna.

Alcaçuz

É uma planta medicinal muito antiga, oriunda da China. Devido ao seu conteúdo rico em saponinas na raiz e na casca, sais de potássio e cálcio, atua como um medicamento natural anti-inflamatório e expectorante, com atividade secretolítica para a tosse e as vias respiratórias, suavizando a irritabilidade da garganta e minimizando a tosse persistente.

Em geral, o alcaçuz é tomado em infusões aromáticas, combinado com várias ervas, mel e limão. Basta ferver água em uma chaleira e cozinhar a raiz triturada do alcaçuz por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, você pode adicionar gengibre e cravos, deixar em repouso e adicionar um pouco de suco de limão e uma colher de chá de mel, uma combinação muito boa que atua como um remédio para a tosse seca noturna.

Leite e mel

Tomar uma xícara de leite quente, adoçada com uma colher de chá de mel antes de dormir ajuda a suavizar a garganta irritada e a aliviar a tosse.

É um remédio caseiro que age como um antiviral natural. Contudo, não é indicado tomá-lo se você é intolerante a lactose ou se este te causa outros desconfortos.

10 remédios caseiros para tosse seca noturna - Leite e mel

Infusão de anis, cravos e camomila

A infusão a base de anis, cravos e camomila é bastante apropriada para aliviar a tosse seca noturna, especialmente quando é causada por um resfriado.

É muito fácil de preparar, basta ferver água com um pouco de camomila e depois adicionar os cravos e o anis. Deixe em repouso por alguns minutos, coe o preparo e adoce com uma colher de chá de mel. Tome em poucas quantidades de três a quatro vezes ao dia.

Chocolate amargo

O chocolate amargo é mais do que um doce saboroso, pois também ajuda a acalmar a tosse seca devido ao fato de que contém uma porcentagem de teobromina, uma substância muito parecida com a cafeína. Mas é importante consumi-lo com altas porcentagens de pureza, acima de 80%.

Recomenda-se consumir entre 50 ou 60 gramas de chocolate amargo ao dia, que assim ele poderá atuar como um remédio caseiro para a tosse seca noturna. Se a tosse for muito aguda ou complicada, precisará consultar um médico para receber um tratamento mais específico.

Quando ir ao médico por causa de tosse noturna

Em alguns casos os remédios caseiros podem aliviar a tosse seca e certas infusões são apropriadas de serem consumidas antes de dormir, além disso, se você apresentar sintomas adicionais como febre, dores musculares, erupções cutâneas, entre outros, é recomendado consultar um médico imediatamente para receber uma avaliação detalhada e um tratamento específico.

É importante conhecer os produtos ou remédios naturais que você pretende consumir para evitar reações alérgicas ou efeitos colaterais que possam complicar seu estado de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 remédios caseiros para tosse seca noturna, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.

Bibliografia
  • Elorza, M. (Plantas medicinales en el Huerto. [Documento en Línea]. Disponível em:
    <http://www.munistgo.info/medioambiente/wp-content/uploads/2016/10/Plantas-Medicinales-en-el-Huerto.pdf>. Acesso em 13 de junho de 2022.
  • Siedentopp, U. (2008). El regaliz, una planta medicinal eficaz para la tos y las afecciones de estomago. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-revista-internacional-acupuntura-279-articulo-el-regaliz-una-planta-medicinal-13130517>. Acesso em 13 de junho de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 remédios caseiros para tosse seca noturna
1 de 4
10 remédios caseiros para tosse seca noturna

Voltar ao topo da página