Partilhar

Remédios caseiros para gripe

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
Remédios caseiros para gripe

Os surtos de gripe são muito comuns com a chegada do inverno. O frio e as mudanças de temperatura nos tornam mais propensos ao contágio deste vírus, podendo nos deixar vários dias de cama. Além do repouso adequado e dos cuidados necessários para evitar o contágio de outras pessoas, algumas soluções naturais podem reforçar o seu sistema imunológico, acelerar a recuperação e fazer com que você se sinta melhor muito mais depressa. Você quer sair desse quadro incômodo já? No ONsalus, indicamos alguns remédios caseiros para a gripe muito eficazes!

Passos a seguir:
1

A gripe surge, assim como o resfriado, pela propagação de um vírus. No entanto, é importante não confundir as duas condições. A gripe ocorre, geralmente, em forma de epidemia, afetando muitas pessoas da sociedade, enquanto que o resfriado é mais comum e isolado. Além disso, os sintomas mudam significativamente, pois o resfriado é caracterizado por manifestações respiratórias, como espirros e congestão nasal. Enquanto que a gripe conta com sinais que nos podem deixar de cama por, pelo menos, um ou dois dias, como febre, dor de cabeça ou de corpo e tosse seca.

Você deve repousar de forma adequada, evitar que a febre suba ou que se prolongue durante muitos dias e combater outros sintomas e desconfortos como a dor de cabeça, garganta ou corpo e a tosse seca. Esses são os principais objetivos de qualquer tratamento para gripe e também dos remédios caseiros que indicamos em seguida.

2

Entre os remédios caseiros para a gripe, o repouso adequado e uma hidratação correta não devem ser negligenciados. É importante que você descanse em casa por, pelo menos, 24 horas. Isso não só ajudará o seu corpo a recuperar, mas também reduzirá as chances de que você contagie as pessoas em seu redor.

Além disso, você se deve manter hidratado ao longo do dia, especialmente se tiver febre. Beba muita água, chás ou sumos naturais feitos com frutas ricas em vitamina C como morangos, laranja, quivi, toranja ou ananás. Isso vai ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico, evitar que a febre aumente e melhorar o seu estado geral. A hidratação também ajuda a tornar as secreções nasais mais fluídas, caso você esteja manifestando esse sintoma.

Remédios caseiros para gripe - Passo 2
3

Entre os remédios caseiros para gripe forte, tem um clássico que não falha: o mel e o limão. Mas, por que esta combinação é tão eficaz? O mel é um antibiótico natural enquanto que o limão ajuda a combater o vírus e as bactérias, além de fortalecer o sistema imunológico devido à quantidade de vitamina C. Juntos, são a opção ideal para te ajudar a vencer esse vírus o quanto antes.

Coloque o sumo de um limão em uma xícara de água bem quente, adicione uma colher de sobremesa de mel, misture muito bem e beba. Você pode repetir 3 ou 4 vezes ao dia. Se você preferir uma opção mais simples, consuma este remédio caseiro como um xarope, misturando uma colher de sobremesa de mel com o suco de meio limão.

Remédios caseiros para gripe - Passo 3
4

O gengibre é uma planta cheia de propriedades e benefícios para a nossa saúde. Entre as suas características, se destacam o seu poder antibacteriano, antipirético e também analgésico - uma maravilha natural!

A infusão de gengibre é dos melhores remédios naturais para a gripe e a sua preparação é muito fácil. Descasque e corte uma raiz de gengibre, coloque em uma panela com um litro de água e deixe ferver durante 10 minutos. Logo, deixe repousar por mais 10 minutos. Beba três xícaras de chá de gengibre por dia, sempre quente, e notará melhorias rapidamente. Se você desejar, adicione um pouco de mel e limão para potenciar os efeitos deste remédio caseiro para gripe.

Remédios caseiros para gripe - Passo 4
5

Para baixar a febre, reduzir a dor corporal e ter uma sensação de bem-estar imediato, nada melhor que um duche de água morna, que também vai ajudar a nasal caso você tenha.

A sensação de frio permanente e os arrepios são muito típicos quando temos febre e a nossa reação natural é vestir cada vez mais roupa. No entanto, isso pode fazer com que a temperatura do seu corpo aumente. Por isso, recomendamos um banho de água morna para regularizar a temperatura do seu corpo que fará com que você se sinta melhor.

Tome dois banhos de água morna por dia e você notará a diferença rapidamente!

Remédios caseiros para gripe - Passo 5
6

Embora a apatia e a falta de apetite sejam comuns quando estamos doentes, é muito importante que você se alimente de forma adequada para recuperar. Por isso, entre os remédios caseiros para a gripe, não pode faltar a receita da avó: um boa canja de galinha. Não é apenas um remédio popular, a eficácia deste prato tem uma base científica: os ingredientes que são utilizados na sua preparação reduzem a ação dos neutrófilos, um tipo de glóbulo branco que trabalha para destruir os agentes infecciosos que produzem o vírus mas que, ao mesmo tempo faz com que os nossos tecidos se inflamem e que a mucosidade aumente, originando dor de garganta ou congestão nasal e respiratória.

Para que a canja de galinha seja eficaz, deve conter (para além da galinha) outros ingredientes como cebola, cenoura, batata, salsinha, sal e uma pitada de pimenta. Você deve cozinhar tudo durante, pelo menos, uma hora para que tenha um efeito potente. Depois de um prato desta preparação, você dormirá como um bebê e recuperará mais facilmente.

Remédios caseiros para gripe - Passo 6
7

Se você sofre de congestão nasal, uma solução de sal caseira é a resposta que você procura para reduzir o desconforto. Para preparar este remédio caseiro para gripe, você vai precisar de:

  • 1 xícara de água morna;
  • 1/2 colher de chá com sal;
  • Um pouco de bicarbonato de sódio.

Mexa tudo, coloque a mistura em em um conta gotas ou pulverizador e aplique no nariz várias vezes ao dia. Você verá como a congestão nasal desaparece em menos tempo do que espera!

Remédios caseiros para gripe - Passo 7
8

Além de todos estes remédios caseiros para gripe forte, não descarte a medicação de venda livre para reduzir a febre e as dores de cabeça, como o paracetamol ou acetaminofeno, grandes aliados para diminuir as dores. Os xaropes também podem ajudar a combater a tosse seca de forma eficaz.

O descanso, a hidratação e o consumo destes remédios caseiros vão ajudar você a recuperar da gripe em poucos dias. Rápidas melhoras!

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para gripe, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para gripe

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para gripe
1 de 7
Remédios caseiros para gripe

Voltar ao topo da página