Partilhar

Gengibre: benefícios e contraindicações

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 7 fevereiro 2018
Gengibre: benefícios e contraindicações

Não há dúvida de que o gengibre é uma das plantas estrela dentro da medicina tradicional chinesa e também da gastronomia asiática. O seu gosto intenso e picante não só condimenta os pratos e as bebidas com um toque especial, como também oferece uma boa quantidade de benefícios para a nossa saúde, ajudando a combater problemas estomacais, articulares e condições comuns mas incômodas, como o resfriado. Se você gostaria de saber quais são as contraindicações e benefícios do gengibre, continue lendo este artigo do ONsalus e descubra!

Também lhe pode interessar: Benefícios do alho para a saúde

Melhora a digestão e favorece a saúde gastrointestinal

Devido ao estímulo que exerce sobre o pâncreas, uma das propriedades mais destacadas do gengibre é a sua capacidade de melhorar consideravelmente a digestão, aumentando a produção de enzimas digestivas e reduzindo assim a pesadez do estômago, o desconforto gástrico, os gases e a inflamação abdominal.

Além disso, esta planta ajuda a manter a flora intestinal em bom estado e a prevenir as infecções gastrointestinais com o seu poder antibacteriano. Se, depois de uma refeição pesada, nos sentirmos inchados e com a digestão lenta, este tubérculo pode ser um bom aliado para eliminar este desconforto.

Gengibre: benefícios e contraindicações - Melhora a digestão e favorece a saúde gastrointestinal

Anti-inflamatório e analgésico natural

Entre as propriedades do gengibre, destacamos o seu poder anti-inflamatório e analgésico, sendo um aliado ideal para tratar dores menstruais, dores reumáticas produzidas por condições como a artrite e a artrose ou dores de cabeça de um jeito natural. Você pode incluir o ingrediente na sua dieta ou preparar uma infusão para aproveitar os seus benefícios.

Gengibre: benefícios e contraindicações - Anti-inflamatório e analgésico natural

Melhora a circulação

O gengibre é um excelente aliado para melhorar a circulação sanguínea, prevenir a formação de coágulos e tromboses, garantir o bem-estar e a saúde cardíaca e ajudar a combater condições incômodas como as pernas cansadas, as varizes e outros problemas resultantes da má circulação.

Gengibre: benefícios e contraindicações - Melhora a circulação

Ideal para tratar gripes e resfriados

Um dos benefícios mais populares desta planta é a sua capacidade para ajudar a tratar gripes, resfriados e condições do aparelho respiratório como a sinusite. O gengibre é um bom descongestionante, favorece a expulsão de mucosidades graças ao seu poder expectorante e ajuda a combater possíveis bactérias que levam a problemas respiratórios mais graves. Combinado com ingredientes como o limão, o gengibre é o remédio ideal para afastar gripes e resfriados, especialmente quando é consumido em infusão.

Gengibre: benefícios e contraindicações - Ideal para tratar gripes e resfriados

Ajuda a combater a depressão

O gengibre contém capsaicina, um potente flavonoide que estimula a produção de endorfinas, melhorando o nosso estado de espírito e ajudando a combater a depressão. Esta planta também é ideal para diminuir o cansaço e a fadiga e melhorar a sua disposição geral.

Gengibre: benefícios e contraindicações - Ajuda a combater a depressão

Um grande antioxidante

Além dos benefícios do gengibre mencionados até agora, esta planta contém um teor razoável de antioxidantes que ajudam a reduzir a presença dos radicais livres no nosso corpo. Estes são os agentes responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e do aparecimento de doenças como o câncer.

Quanto mais gengibre você incorporar na sua dieta, mais benefícios terá na sua saúde, ajudando a manter a sua pele jovem e o seu corpo saudável.

Gengibre: benefícios e contraindicações - Um grande antioxidante

Como tomar gengibre?

Existem muitas formas de tomar gengibre que podem ajudar a aproveitar todos estes benefícios:

  • Infusões: a melhor opção para todo o tipo de tratamentos. Para preparar infusão de gengibre, ferva um litro de água e adicione um tubérculo de gengibre previamente descascado e cortado em pedacinhos. Deixe ferver por 10 minutos, retire do fogo e deixe repousar por 10 a 15 minutos. Você pode ingerir 3 xícaras desta infusão por dia e incorporar ingredientes como o limão ou o mel orgânico para potenciar o seu efeito digestivo ou descongestionante.
  • Na comida: este ingrediente dá um gosto muito especial aos seus pratos, por isso pode ser adicionado a guisados, sopas ou até consumido ao natural, como acontece na cozinha japonesa.
  • Cápsulas: esta preparação pode ser adquirida em lojas de produtos naturais. A dose diária recomendada depende de cada produto, pelo que você deve ler as indicações da embalagem do produto. As cápsulas podem ajudar a tratar dores e problemas articulares.
  • Óleo de uso tópico: ideal para quem deseja aliviar as dores reumáticas, o óleo de gengibre é perfeito para massagear as zonas afetadas e diminuir a inflamação e o desconforto.
Gengibre: benefícios e contraindicações - Como tomar gengibre?

Contraindicações do gengibre

Apesar de apresentar muitos benefícios, é essencial que você também conheça as contraindicações do gengibre para garantir o seu bem-estar e evitar efeitos colaterais.

Esta planta não deve ser consumida com frequência se:

  • Você é hipertenso, já que pode piorar essa condição.
  • Você sofre de cálculos biliares.
  • Você consome medicação anticoagulante para a hipertensão, a diabetes ou para o controlo do nível das plaquetas. Você tem aftas ou feridas na boca, podendo irritar a mucosa bucal. Nestes casos, prefira optar pelas cápsulas.
  • Você está grávida ou amamentando.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gengibre: benefícios e contraindicações, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário sobre Gengibre: benefícios e contraindicações

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
rui freitas
maravilhoso
François
o que é que posso usar para a resistência na cama? Será que o gingibre é um afrodisíaco?

Gengibre: benefícios e contraindicações
1 de 8
Gengibre: benefícios e contraindicações

Voltar ao topo da página