Partilhar

Clorofila líquida: benefícios e contraindicações

Por Nídia Figueira, Editora e redatora ONsalus. 12 fevereiro 2020
Clorofila líquida: benefícios e contraindicações

A clorofila é um pigmento naturalmente presente nas plantas e sua principal função é absorver a luz solar e permitir a fotossíntese. Este pigmento é amplamente utilizado como suplemento, uma vez que oferece um grande número de benefícios para a saúde sem grandes efeitos secundários, razão pela qual é cada vez mais recomendado por vários especialistas.

A clorofila líquida pode ajudar consideravelmente a limpar o corpo de várias ameaças tóxicas e melhorar o funcionamento de todos os órgãos. Embora seja bem conhecida, muitas pessoas não estão corretamente informadas sobre tudo o que ela oferece, razão pela qual no artigo seguinte do ONsalus detalhamos tudo sobre clorofila líquida: benefícios e contraindicações.

Também lhe pode interessar: Gengibre: benefícios e contraindicações

Depura e oxigena o organismo

A ingestão regular de clorofila líquida pode ajudar a eliminar resíduos resultantes dos processos químicos do organismo e que podem ser prejudiciais, ou substâncias que se acumulam devido a uma má nutrição ou transtorno. Por esta razão, a ingestão de clorofila líquida é recomendada para pessoas que têm ou querem prevenir o colesterol alto ou triglicérides.

Ao remover essas substâncias do sangue, elas permitem que o mesmo circule corretamente e que o oxigênio chegue às células na quantidade e qualidade certas, promovendo o funcionamento normal dos diferentes tecidos e órgãos do corpo.

Reforça o sistema imunológico

Graças à estimulação e ao aumento da oxigenação do organismo, a clorofila líquida também tem como propriedade indispensável o fato de fortalecer o sistema imunológico, já que o oxigênio no corpo ajuda todos os órgãos a funcionar melhor e a criar um ambiente no qual as bactérias não podem proliferar.

Ter um sistema imunitário enfraquecido aumenta a exposição a várias condições, que podem ser leves ou muito mais graves, por isso é essencial que as células de defesa sejam sempre mantidas na sua concentração normal. Uma boa opção para isso é consumir clorofila líquida regularmente, embora você deva sempre consultar um médico antes de ingeri-la.

Favorece o sistema digestivo

A clorofila líquida tem excelentes propriedades de saúde, incluindo os muitos benefícios que oferece a todo o sistema digestivo. O cólon, o estômago, o fígado e a vesícula biliar são totalmente favorecidos pelo consumo deste produto, uma vez que melhora significativamente o seu funcionamento.

Da mesma forma, a ingestão de clorofila pode ser de grande ajuda na degradação das pedras nos rins para que possam ser eliminadas de uma forma mais eficaz. Geralmente, as pedras nos rins são criadas pelo próprio corpo para neutralizar e se livrar do excesso de certas substâncias, principalmente cálcio e ácido.

Clorofila líquida: benefícios e contraindicações - Favorece o sistema digestivo

Neutraliza os radicais livres

Uma vez que a clorofila líquida promove a proliferação da flora intestinal enquanto limpa o cólon, pode ser ideal incluí-la na dieta quando se procura perder peso ou prevenir maiores problemas de saúde como o cancro. Por esta razão, estudos realizados em roedores em 20151 indicam que uma das propriedades deste produto é o seu potencial efeito anticancerígeno, que é reforçado graças ao seu poder antioxidante, evitando que as toxinas danifiquem as células do organismo.

Da mesma forma, a clorofila líquida é composta por magnésio, pelo que não só é um antioxidante, como também oferece excelentes propriedades relaxantes para o tratamento de vários distúrbios respiratórios ou musculares.

Como tomar clorofila líquida

Existem vários formatos e fórmulas de suplementos de clorofila líquida disponíveis no mercado. Alguns consistem em gotas que podem ser diluídas em água, outros podem ser bebidos directamente. Da mesma forma, esta substância também pode ser encontrada em cápsulas em lojas de produtos naturais e ervanárias.

Geralmente, cada embalagem de clorofila líquida contém as instruções necessárias para uma correta administração. Caso não apresentem essa informação, consulte o seu médico antes de consumir o produto.

A maioria dos suplementos de clorofila líquida recomendam que seja adicionada uma colher de chá (5ml) de produto a uma bebida, de preferência água. Caso o gosto deja demasiado intenso, comece por quantidades menores e aumente a dosagem gradualmente.

Contraindicações e efeitos secundários da clorofila líquida

A clorofila líquida não deve ser dada a crianças, enquanto que as mulheres grávidas ou em período de amamentação devem consultar um especialista antes do seu consumo. Além disso, este suplemento é contraindicado para quem sofre de distúrbios intestinais, alergias, diarreia e para quem está realizando tratamentos com anticoagulantes.

Por outro lado, não devem tomar clorofila líquida pacientes com:

Embora este produto normalmente não cause efeitos colaterais significativos, ocasionalmente pode provocar:

  • Diarreia e desconforto estomacal.
  • Descoloração das fezes e da urina.
  • Descoloração da língua.
  • Reacções alérgicas em casos raros.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Clorofila líquida: benefícios e contraindicações, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Referências
    1. Nagini, S., Palitti, F., & Natarajan, A. T. (2015, February 4). Chemopreventive potential of chlorophyllin: A review of the mechanisms of action and molecular targets [Abstract]. Nutrition and Cancer, 67(2), 203–211. Disponível em: tandfonline.com/doi/full/10.1080/01635581.2015.990573
    Bibliografia

    Escrever comentário sobre Clorofila líquida: benefícios e contraindicações

    O que lhe pareceu o artigo?
    1 comentário
    A sua avaliação:
    Helen Fagundes
    Onde comprar clorofila líquida?

    Clorofila líquida: benefícios e contraindicações
    1 de 2
    Clorofila líquida: benefícios e contraindicações

    Voltar ao topo da página