Partilhar

Benefícios de beber água

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
Benefícios de beber água

De certeza que você já escutou centenas de vezes que você deve beber em média 2 litros de água por dia, o que se traduz em cerca de 8 copos de água. No entanto, esta média pode variar consideravelmente de acordo com a atividade física que você realiza, do seu consumo de frutas e vegetais - alimentos que normalmente contêm uma boa dose de líquidos para a dieta - e do clima. Mas, por que é que a ingestão de H2O é assim tão importante? Nesse artigo do ONsalus, listamos os benefícios de beber água e explicamos por que nosso corpo precisa do chamado líquido vital!

Também lhe pode interessar: Benefícios da cerveja para a mulher

Por que precisamos de beber água?

A água é vital para o nosso organismo, de tal forma que o corpo de um homem é composto por 60% e o de uma mulher por 55% de água. Em condições extremas, a maioria das pessoas apenas pode sobreviver entre 3 e 5 dias sem água, já que muitas das nossas funções metabólicas essenciais dependem da presença deste líquido.

O nosso organismo necessita de água para:

  • Regular a temperatura corporal;
  • Respirar;
  • Produzir a energia que necessitamos;
  • O funcionamento adequado do cérebro;
  • Fazer a digestão e absorver os nutrientes;
  • Manter os nossos músculos e ossos saudáveis.

Sem este líquido, o nosso corpo começa a apresentar os primeiros sintomas de desidratação - as mucosas secam, o cérebro deixa de funcionar adequadamente e podemos nos sentir lentos e confusos e, finalmente, todo o nosso corpo se começa a apagar pouco a pouco. A sua importância é clara, mas quais são os benefícios de beber água todos os dias?

Aumenta a nossa energia

Um dos primeiros sintomas de desidratação é a fadiga e a confusão, porque, para que o cérebro funcione corretamente, devemos ingerir uma boa dose de água por dia. Quando você bebe água em quantidades adequadas, sente muito mais energia e menos cansaço nas atividades cotidianas, podendo dar o melhor de você de uma forma simples e sem necessitar de outras substâncias, como a cafeína, para estar ativo e alerta.

Começar o dia bebendo um copo de água em jejum vai ajudar você a acordar, a ativar o organismo e também a depurar o corpo depois de muitas horas sem ingerir líquidos.

Benefícios de beber água - Aumenta a nossa energia

Diminui a retenção de líquidos

Reter líquidos nos faz sentir inchados, dificulta a circulação sanguínea e, ao mesmo tempo, aumenta o peso em zonas sensíveis como as pernas. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a solução perfeita para evitar reter líquidos, além de ter uma dieta moderada em sal, é beber a quantidade suficiente de água por dia.

Isto vai pôr o nosso sistema renal a trabalhar, reduzindo ao mínimo a retenção de líquidos, já que o corpo estará recebendo a quantidade de água necessária para funcionar corretamente, sem ter que armazená-la de forma excessiva.

Ajuda a eliminar as toxinas

Entre os benefícios de beber água, não podemos duvidar da sua imprescindível função de ajudar a eliminar as toxinas acumuladas no corpo através da urina. Uma boa ingestão de líquidos permite manter órgãos como os rins, o fígado e os intestinos limpos e depurados, ajudando na eliminação de gorduras e substâncias nocivas que ingerimos co da alimentação ou através de diversas substâncias que consumimos.

Se você quer ter um corpo limpo e saudável, deve otimizar a quantidade de líquido que você bebe por dia, além de ter uma boa dieta.

Benefícios de beber água - Ajuda a eliminar as toxinas

Melhora o trânsito intestinal

A água é fundamental para a nossa digestão, ajudando o corpo a aproveitar os nutrientes que ingerimos através dos alimentos, mas também a descartar aquilo que não necessitamos. Beber uma quantidade reduzida de água por dia é um dos principais detonadores de constipação. Se você quer ter os intestinos a funcionar na perfeição e desinflamar a região abdominal, a solução é ingerir pelo menos 2 litros de água por dia e, claro, vigiar a alimentação para ingerir a quantidade adequada de fibra.

Ajuda a perder peso

Beber água nos faz sentir muito mais saciados e, em muitas ocasiões em que sentimos que o nosso estômago nos está pedindo comida, o que ele realmente necessita é um bom copo de água. Além disso, e como você já teve oportunidade de ler, a água favorece a eliminação de toxinas e um adequado trânsito intestinal, além de reduzir a retenção de líquidos - tudo isto contribui para a perda de peso.

Como se fosse pouco, a água está livre de calorias, açúcares e gorduras, é deliciosa, refrescante e completamente saudável!

Mantém a pele bonita e previne as rugas prematuras

A hidratação é essencial para uma pele saudável e livre de rugas prematuras. Os cremes externos não são a única forma de umedecer a pele, o líquido que ingerimos é igualmente importante. É por isso que um dos benefícios mais importantes de beber água é que ela ajuda a manter uma derme saudável, evitando a secura e, ao mesmo tempo, a formação de rugas prematuras. Quanto mais saudável a sua pele estiver por dentro, melhor aspecto terá por fora!

Diminui a presença de celulite

Uma boa hidratação favorece a circulação sanguínea, o que diminui a possibilidade de que os depósitos de gordura se acumulem em zonas problemáticas da sua pele, dando lugar à celulite. Claro que não basta apenas beber água - além disso, é fundamental cuidar da dieta e realizar exercício para manter uma pele livre de celulite, embora o hábito de ingerir líquidos possa ajudar em grande medida.

Benefícios de beber água - Diminui a presença de celulite

Reduz a possibilidade de sofrer de algumas doenças

Como se todos os benefícios da água indicados até agora não fossem suficientes, uma correta hidratação diária ajuda a prevenir muitas condições e doenças, reduzindo a possibilidade de sofrer de:

  • Cálculo renal (pedras nos rins);
  • Fígado gordo;
  • Constipação;
  • Infeções urinárias;
  • Mantém as mucosas hidratadas, o que diminui a possibilidade de contrair vírus como a gripe ou infeções respiratórias;
  • Reduz a possibilidade de sofrer de câncer de cólon e bexiga;
  • Previne a gengivite e as cáries.

Lembre-se de que, se você transpira muito, pratica exercício e diversas atividades físicas ou vive num clima muito quente, é possível que tenha que ajustar a ingestão de água para manter uma hidratação correta e trazer todos estes maravilhosos benefícios ao seu corpo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios de beber água, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário sobre Benefícios de beber água

O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios de beber água
1 de 4
Benefícios de beber água

Voltar ao topo da página