Partilhar

Benefícios da cerveja para a mulher

 
Por Nelson Ferreira, Redator ONsalus. Atualizado: 7 fevereiro 2018
Benefícios da cerveja para a mulher

Você sabia que beber cerveja é bom para as mulheres? Esta bebida tem um monte de propriedades saudáveis para o nosso organismo. No entanto, é necessário bebê-la com moderação e sem álcool para obter todos os seus possíveis benefícios. Na verdade, beber cerveja moderadamente é benéfico para a gravidez, para a lactância, para a menopausa e, inclusivamente, ajuda a combater ou diminui a agressividade da osteoporose e do Alzheimer.

A cerveja é uma bebida fermentada elaborada a partir de ingredientes naturais, como a água, a cevada e o lúpulo. Além de ser natural, tem um baixo conteúdo em calorias e não contém gorduras nem açúcares. Como se isso não fosse suficiente, também conta com diversos nutrientes como vitaminas do grupo B, fibras e minerais como o potássio, o magnésio e o sódio. Por norma, aconselha-se a que as mulheres bebam entre um a dois chopes de cerveja por dia. Continue lendo e descubra neste artigo do ONsalus.com.br quais sãos os benefícios da cerveja para a mulher.

Também lhe pode interessar: Benefícios de beber água

Benefícios da cerveja na gravidez

Com moderação e escolhendo sempre a variedade sem álcool, beber uma ou duas cervejas por dia pode ter benefícios para as mulheres grávidas. Segundo explicam os ginecologistas, a cerveja é uma bebida que contém bastante ácido fólico, a qual é uma vitamina essencial para garantir o bom desenvolvimento e crescimento do feto. Entre outras coisas, o ácido fólico reduz muitíssimo o risco de malformações na medula espinhal e os defeitos congénitos do tubo neural. Este último é o que dá origem ao desenvolvimento do encéfalo e à medula espinhal, assim como a outros tecidos do sistema nervoso.

Por outro lado, o ácido fólico na gravidez também é benéfico para a boa formação dos glóbulos vermelhos, para prevenir a anemia e melhorar as digestões. Além disso, ajuda a reduzir o estresse no momento do parto.

Descubra mais acerca desta vitamina consultando o artigo Para que serve o ácido fólico na gravidez - benefícios

Benefícios da cerveja na lactância

Outro dos benefícios da cerveja para as mulheres está relacionado com o período de lactância materna. Vejamos em seguida porquê.

A resposta encontra-se nos componentes antioxidantes naturais da cerveja, os quais protegem o organismo de todo o tipo de doenças cardiovasculares, além do envelhecimento e oxidação celular. Beber cerveja sem álcool durante a lactância pode aumentar a capacidade antioxidante do leite materno e, por conseguinte, diminuir o estresse oxidativo do bebê depois do nascimento.

Cuidar da alimentação é muito importante, por isso, no ONsalus, convidamos você a consultar o artigo Alimentos que lactantes devem evitar - lista completa!

Benefícios da cerveja para a mulher - Benefícios da cerveja na lactância

Efeitos da cerveja durante a menopausa

Além do que já comentei, o efeito antioxidante da cerveja também ajuda as mulheres na menopausa, tal como as vitaminas, a fibra ou os fitoestrogénios naturais que contem e que conseguem ajudar a prevenir patologias derivadas da descida de estrogênio, próprio desta etapa.

Esta descida de estrogênio pode derivar no sofrimento de alguns sintomas como afrontamentos, suores, problemas urinários, aumento de peso, secura vaginal, distúrbios de sono, entre outros. É importante recorrer ao médico se estes sintomas se manifestarem e seguir uma série de recomendações para os reduzir ou aliviar. Veja também o nosso artigo em que lhe mostramos um guia completo dos sintomas da menopausa.

Benefícios da cerveja para o envelhecimento

Continuando com os benefícios da cerveja sem álcool para a mulher vemos que também é uma bebida apta para a etapa do envelhecimento. A razão é que os polifenóis que contem ajudam a reduzir o risco de sofrer doenças cardiovasculares, o dano celular e favorecem o aumento do colesterol bom para o sangue.

Também possui silício que é um mineral com um papel importante na prevenção de doenças como o Alzheimer.

Benefícios da cerveja para prevenir a osteoporose

Por último, outra das propriedades curativas da cerveja é a de prevenir e melhorar a osteoporose, uma doença que afeta muitas mulheres quando chegam à etapa da menopausa.

Foram realizados diversos estudos e investigações1 que afirmam que os flavonoides que a cerveja contém são excelentes para impedir a perda de massa óssea e, portanto, para manter os ossos mais fortes e saudáveis.

No tratamento desta é essencial realizar alterações na alimentação diária.

Benefícios da cerveja para a mulher - Benefícios da cerveja para prevenir a osteoporose

Outras propriedades curativas da cerveja

  • Melhora a saúde dos rins e previne o desenvolvimento de cálculos renais
  • Previne a demência
  • Previne a formação de coágulos de sangue
  • Reduz o risco de diabetes
  • Diminui as probabilidades de ter uma pressão arterial elevada
  • Aumenta o apetite
  • Melhora a hidratação do organismo
  • Aumenta os níveis de vitamina B

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da cerveja para a mulher, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Referências
  1. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jsfa.3884/abstract
Bibliografia

R Casey, Troy & Bamforth, Charles. (2010). Silicon in beer and brewing. Journal of the science of food and agriculture. 90. 784-8. 10.1002/jsfa.3884

Escrever comentário sobre Benefícios da cerveja para a mulher

O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios da cerveja para a mulher
1 de 3
Benefícios da cerveja para a mulher

Voltar ao topo da página