Partilhar

Benefícios da água morna com limão à noite

 
Por Nídia Figueira, Editora e redatora ONsalus. 20 março 2020
Benefícios da água morna com limão à noite

Todos conhecem o conteúdo de vitamina C que oferecem os limões mas, além disso, eles têm muitas outras características positivas para o nosso corpo e têm sido usados há séculos como medicina natural. Portanto, beber água morna com limão pode nos trazer muitos benefícios que iremos descrever neste artigo do ONsalus. É importante que ao preparar a água com limão, ela esteja morna e não fervendo, para que assim o nosso organismo a possa processar mais facilmente. Lodo, esprema meio limão num copo e beba o conteúdo.

Você pode fazer isso a qualquer hora do dia, quer seja em jejum ou durante o dia, mas explicaremos abaixo quais são os benefícios da água morna com limão à noite.

Também lhe pode interessar: Benefícios do limão para saúde

Ajuda a digestão

A digestão baseia-se na transformação dos alimentos que entram no nosso corpo em substâncias que o organismo pode assimilar, e tudo isso tem lugar no sistema digestivo. A composição da água quente com limão, semelhante à da saliva, ajuda o nosso fígado a produzir bílis, um ácido necessário para a digestão, ajudando assim a evitar indigestões e desconforto.

Isto é especialmente importante à noite, quando as indigestões são mais comuns. O fato de nosso corpo se preparar para dormir e reduzir algumas de suas funções pode causar dispepsia, refluxo gastroesofágico e noites sem dormir, algo que pode ser evitado bebendo água com limão antes de dormir.

Para facilitar o trabalho do seu estômago, na ONsalus explicamos quais são os melhores alimentos para dormir bem à noite.

Diurético e hidratante

Embora seja constantemente lembrado que a hidratação ao longo do dia é muito importante, ainda há muitas pessoas que não dão à água a importância que ela deve ter na sua dieta. É muito comum encontrar pessoas que não bebem uma única bebida durante todo o dia, e quando chegam a casa à noite, bebem tudo. Em qualquer caso, a água com limão à noite pode ajudar a aliviar os efeitos da desidratação.

Esta bebida é considerada diurética porque ajuda a eliminar substâncias indesejáveis do nosso corpo, pois nos faz urinar com mais frequência, algo que ajuda a expelir as toxinas. Também ajuda a substituir os fluidos perdidos no corpo, evitando assim a sensação de cansaço ou prisão de ventre e activando o sistema imunitário.

Estimula o sistema imunológico

O sistema imunológico é a defesa do nosso corpo contra infecções causadas por bactérias e vírus. Quando detecta que um corpo estranho está a atacá-lo, reage destruindo os organismos infecciosos.

A inflamação, por outro lado, é a resposta do sistema imunitário aos antígenos, que são os corpos estranhos que entraram no nosso corpo. Então, graças à inflamação, consegue matar as bactérias ou vírus invasores.

Graças à quantidade de vitamina C que a água morna com limão contém, é uma bebida ideal para combater os resfriados, por exemplo. O facto de esta vitamina também ter qualidades anti-inflamatórias faz dela a aliada perfeita para combater sintomas de constipação, como a dor de garganta. Se tivermos em conta que estes sintomas se intensificam à noite, beber água morna com limão à noite é a solução perfeita para nos dar uma pausa e poder dormir tranquilamente.

Benefícios da água morna com limão à noite - Estimula o sistema imunológico

Equilibra os níveis de pH

Uma vez que o nosso organismo tenha processado a água morna com limão, as substâncias que esta bebida contém tornam-se aliados indispensáveis para manter níveis de pH equilibrados e assim evitar doenças que ocorrem quando o pH do nosso corpo é ácido.

Pele limpa

A vitamina C e outros antioxidantes que o limão possui ajudam a diminuir as rugas e as manchas e a combater os radicais livres. É assim que conseguimos uma pele saudável e radiante e prevenimos o aparecimento da acne.

Benefícios da água morna com limão à noite - Pele limpa

Ajuda a cicatrizar

A cicatrização é um processo biológico pelo qual os tecidos vivos reparam feridas no nosso corpo. A vitamina C contida nos limões promove a cura das feridas, contribuindo para a cicatrização, sendo também um nutriente essencial para manter os nossos ossos saudáveis.

Para emagrecer

O limão é um grande desintoxicante e anti-inflamatório e também ajuda a combater os desejos, contribuindo assim para uma perda de peso mais rápida. Durante a noite, especialmente depois do jantar, os níveis de glicose tendem a cair, por isso os nossos corpos tendem a pregar-nos partidas, fazendo-nos ansiar por comida que não devemos. Beber um copo de água morna com limão depois do jantar, além dos benefícios na digestão que já discutimos, pode nos ajudar a perder peso, evitando a ânsia de comer.

Assim, os benefícios da água morna com limão à noite para o nosso corpo são múltiplos, tanto para o exterior como para o interior. Além disso, é uma bebida muito fácil de preparar que pode ajudar muito no bom funcionamento do nosso corpo, por isso é ótimo aproveitar tudo isto.

Se a informação contida neste artigo lhe parecer interessante ou se tiver alguma contribuição, não hesite em deixar o seu comentário.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da água morna com limão à noite, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Vídeos relacionados com Benefícios da água morna com limão à noite

1 de 3
Vídeos relacionados com Benefícios da água morna com limão à noite

Escrever comentário sobre Benefícios da água morna com limão à noite

O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios da água morna com limão à noite
1 de 3
Benefícios da água morna com limão à noite

Voltar ao topo da página