Partilhar

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 22 novembro 2017
Benefícios do vinagre de maçã para a saúde

O vinagre de maçã, também conhecido como sidra de maçã, é conhecido como um tônico que tem vários benefícios para a saúde. Com pequenas doses, alivia diversas condições como a congestão e as cãibras, diminuindo também o colesterol. Além disso, pode ser consumido por pessoas de qualquer idade, embora você deva sempre consultar um médico na presença de qualquer reação. Este produto resulta de maçãs pulverizadas e é elaborado através do processo de fermentação. Durante a fermentação, os açúcares são convertidos em álcool, criando o vinagre. No ONsalus, revelamos os diversos benefícios do vinagre de maçã para a saúde. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Benefícios do alho para a saúde

Controla a diabetes

Um dos principais benefícios do vinagre de maçã para a saúde o fato de ajudar a regular os níveis de glicose no sangue. Recomendamos que você tome duas colheres de sopa deste produto diluídas num copo de água antes de dormir. Isso vai ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue até 6% no dia seguinte.

Além disso, você pode consumir outra mistura de água e vinagre de maçã antes de cada refeição. Desse jeito, ajudará a nivelar a insulina em pacientes com diabetes ou pré-diabéticos com resistência à insulina. Não esqueça que você deve sempre consultar o médico antes de fazer este tratamento natural.

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde - Controla a diabetes

Combate os fungos na pele

As infecções provocadas por fungos na pele, como a Candida albicans, podem ser melhoradas com o ácido acético que o vinagre de maçã contém, ajudando a eliminar os fungos. Uma forma de melhorar este problema na pele é colocar 2 ou 3 xícaras de vinagre de maçã na água do banho e submergir o corpo por 15 a 20 minutos. A segunda opção é misturar uma colher de sopa de vinagre com uma de água e, logo, aplicar a solução com um algodão limpo sobre a zona dos fungos.

Se estamos falando de fungos nos pés, coloque duas a quatro xícaras de vinagre de maçã e coloque os pés de molho entre 10 e 30 minutos. Se o líquido não chegar até aos tornozelos, adicione água quente. Tenha em conta que, por vezes, o vinagre de maçã irrita a pele sensível, por isso consulte um especialista antes de realizar o tratamento.

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde - Combate os fungos na pele

Baixa o colesterol e a hipertensão

O seu conteúdo de potássio dilui o sangue e ajuda a controlar a pressão arterial. Além disso, a pectina absorve e expulsa o colesterol e as gorduras do corpo. Coloque duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo com água e consuma esta mistura três vezes por dia.

Por outro lado, também se pode ingerir como condimento de saladas, cinco a seis vezes por semana para ajudar a reduzir a pressão arterial. No entanto, você pode beber meia colher de sopa de vinagre de maçã depois de cada refeição. Não esqueça que deve ser um especialista quem receita uma dieta apropriada para o seu corpo.

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde - Baixa o colesterol e a hipertensão

Alivia de cãibras noturnas nas pernas e desconforto articular

O vinagre de maçã ajuda a aliviar cãibras, quando estas são provocadas por uma deficiência de potássio. Este produto pode fornecer uma boa quantidade deste mineral ao organismo, além de ser um bom tonificante e de promover a boa circulação. Esta substância também acalma as dores provocadas por problemas articulares como a artrite e a artrose, já que é desinflamatório e diurético, o que faz com ajude a expulsar as toxinas acumuladas no organismo. Esfregue um pouco de vinagre de sidra de maçã sobre a área dolorida para prevenir as cãibras noturnas.

Também pode ser consumido junto com uma bebida com folhas de framboesas e uma xícara de água fervente. Deixe repousar por 10 minutos, junte meia colher de sopa de vinagre e um pouco de mel. Beber esta mistura duas vezes por dia ajudará a reduzir as cãibras nas pernas.

Por fim, para a artrite, triture 8 dentes de alho no liquidificador e mexa por 3 minutos em uma taça junto com uma xícara de vinagre de maçã e uma de mel. Guarde em um frasco de vidro e coloque na geladeira por 5 dias. A mistura deve ser consumida todos os dias, uma vez de manhã e outra à noite, colocando duas colheres de sopa da mistura em um copo de água.

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde - Alivia de cãibras noturnas nas pernas e desconforto articular

Favorece o alívio da dor de garganta, a tosse a congestão

Um benefício importante do vinagre de maçã é o seu poder antisséptico, já que contém um alto nível de acidez que diminui o pH dos tecidos e elimina as bactérias que provocam a dor de garganta.

Além disso, é um expectorante natural que ajuda a diminuir a expectoração. também contém inulina pré-biótica que ajuda aumentar o número de células brancas no sangue, estimulando o sistema imunológico.

Podem ser feitos bochechos para aliviar a dor de garganta, diluindo uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água morna. É essencial não engolir o líquido e apenas bochechar e jogar fora. Você também pode misturar uma colher de mel com uma de vinagre em uma xícara de água quente e beber.

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde - Favorece o alívio da dor de garganta, a tosse a congestão

Melhora o acne e as manchas na pele

Outro benefício do vinagre de maçã para a saúde é o fato de, além das suas propriedades antissépticas e antibacterianas, também ajudar a restaurar o manto ácido da pele, o motivo pelo qual aparece o acne.

Prepare uma loção com partes iguais de vinagre de maçã e água, aplique diariamente sobre a pele antes de dormir e verá como as manchas na pele o acne diminuem. Quando acordar, lave bem o rosto e aplique, se desejar, um creme de aloé vera ou mel. É importante não aplicar esta loção antes de sair ou antes da exposição, já que pode ter resultados prejudiciais.

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde - Melhora o acne e as manchas na pele

Ajuda a perder peso

Este é um dos usos mais populares do vinagre de maçã. Pode reduzir o peso corporal, a circunferência da cintura e a gordura abdominal, já que diminui o número de calorias de uma refeição entre 200 e 275. A melhor maneira de consumir o vinagre para este efeito consistem em diluir duas colheres de sopa do produto em um copo de água e beber dois copos por dia, de preferência em jejum.

Outra opção é beber um copo de água com uma colher de vinagre de maçã antes de cada refeição. Recomendamos que este método seja acompanhado de uma dieta providenciada por um especialista. É muito importante que você não exagere no consumo de vinagre de sidra de maçã, já que pode ser prejudicial para o estômago e para o fígado.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do vinagre de maçã para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário sobre Benefícios do vinagre de maçã para a saúde

O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde
1 de 7
Benefícios do vinagre de maçã para a saúde

Voltar ao topo da página