Alimentos saudáveis

Benefícios do leite de aveia e como fazer em casa

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 17 novembro 2021
Benefícios do leite de aveia e como fazer em casa

O leite de aveia é uma bebida de origem vegetal que é feita através da cocção de grãos de aveia triturados. A aveia é um cereal altamente equilibrado, nutritivo e benéfico para a saúde, muito rico em carboidratos, proteínas, fibras e óleos saudáveis, além de vitaminas e minerais. Além disso, esta bebida se caracteriza por facilitar a digestão, por isso que muitas pessoas que têm dificuldade em digerir a lactose do leite de vaca optam por alternativas como esta.

O leite de aveia é especialmente popular graças a energia que proporciona ao nosso corpo, por isso muito vezes é recomendado inclui-lo no café da manhã. Se você quer conhecer os benefícios do leite de aveia, continue lendo pois neste artigo do ONsalus te mostraremos. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Benefícios do leite de amêndoas

Passos a seguir:

1

Benefícios do leite de aveia para a saúde

O leite de aveia não apenas é digerido mais facilmente, como também favorece o trânsito intestinal. Este cereal contribui para reduzir os sucos gástricos, suavizando e facilitando o processo digestivo, principalmente devido ao seu conteúdo rico em fibras, o qual ajuda a evitar a constipação e a indigestão.

2

Leite de aveia ajuda na sensação de saciedade

Bastante relacionado com o ponto anterior, a aveia também é fonte de carboidratos de absorção lenta, por isso que um copo de leite de aveia pode nos ajudar a manter a sensação de saciedade durante mais horas, algo muito recomendado se estamos fazendo dieta e procurando não petiscar entre as refeições. Por isso, é um dos benefícios do leite de aveia mais populares.

3

O leite de aveia ajuda a combater o colesterol alto

Você sabia que, entre os principais benefícios do leite de aveia, está o controle dos níveis altos de colesterol ou triglicerídeos no sangue? Sim, isso porque a aveia é uma ótima aliada nessa função. Foi demonstrado que esta bebida é rica em metionina, um aminoácido essencial com poder antioxidante que nos ajuda a prevenir o acúmulo de colesterol no sangue, ao mesmo tempo que cuida da nossa pele, cabelo e unhas.

Benefícios do leite de aveia e como fazer em casa - Passo 3
4

O leite de aveia é um aliado na purificação do fígado

E falando de aminoácidos essenciais, a aveia é rica em 8 deles. Graças a isso, se trata de um alimento que estimula a produção de lecitina no fígado, o qual faz parte da metabolização das gorduras e evita que elas fiquem acumuladas neste órgão. Em resumo, entre os benefícios do leite de aveia, está o de contribuir para manter o fígado purificado.

5

O leite de aveia também tem efeito calmante

É muito importante lembrar que as gorduras saudáveis, como os ácidos graxos ômega 3, são necessárias para o bom desenvolvimento de nossas funções vitais. Estes nutrientes também contribuem com a redução do colesterol, que por sua vez favorecem o funcionamento do coração e do cérebro.

O leite de aveia também tem efeitos sobre o sistema nervoso central, graças ao seu fornecimento de vitaminas do grupo B, gera um efeito calmante em pessoas que sofrem de ansiedade, estresse ou insônia.

6

O leite de aveia auxilia na dieta de pessoas com diabetes

Entre os benefícios do leite de aveia também está o fato de ser um alimento adequado para a dieta de pessoas com diabetes, posto que seu conteúdo rico em fibras atua favorecendo a digestão do amido e ajuda a manter os níveis de glicose no sangue estáveis, o que diabéticos precisam manter extremamente controlado.

Benefícios do leite de aveia e como fazer em casa - Passo 6
7

O leite de aveia pode ser utilizado em diferentes receitas

Apesar da aveia não conter glúten, quando é processada, entra em contato com cereais que contêm, por isso que se você é celíaco, é recomendável que consulte a lista de ingredientes na embalagem antes de consumir qualquer produto. Além disso, você pode consumir o leite de aveia frio ou quente, sendo que também pode utilizá-lo para preparar outras receitas, quanto quiser adicionar um sabor diferentes a estas.

Benefícios do leite de aveia e como fazer em casa - Passo 7
8

Como fazer leite de aveia

Agora que você já conheceu seus benefícios, se você quer saber como fazer leite de aveia, vamos mostrar aqui uma receita que pode ser preparada em poucos minutos em casa. Você vai precisar de:

  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 3 xícaras de água filtrada

Modo de preparo da receita de leite de aveia caseiro

  1. Deixe os flocos de aveia hidratando nas xícaras de água por cerca de 15 minutos, o que vai facilitar quando levar a mistura ao liquidificador. Se quiser adicionar uma tâmara aqui, que pode adoçar a bebida naturalmente, é só deixá-la hidratando junto com a água com aveia.
  2. O próximo passo para razer esse leite de aveia caseiro é levar a aveia, a água e a essência de baunilha ao liquidificador. É preciso bater bem até triturar o máximo que puder todos os flocos.
  3. Você vai precisar coar a mistura para retirar o bagaço, que pode ser reaproveitado para fazer um mingau de aveia, por exemplo.
  4. E pronto! Em poucos minutos você já preparou sua receita de leite de aveia prática e saborosa.

Agora que você sabe como fazer leite de aveia e aprendeu esta receita caseira rápida, recomendamos a leitura deste outro artigo do ONsalus em que, utilizando a aveia, mostramos como fazer esfoliantes caseiros para o rosto.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do leite de aveia e como fazer em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Benefícios do leite de aveia e como fazer em casa