Partilhar

Alimentos proibidos para diabéticos

Por Nelson Ferreira, Editor e redator ONsalus. Atualizado: 7 fevereiro 2018
Alimentos proibidos para diabéticos

A diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns a nível mundial. O crescimento da obesidade, o sedentarismo e os hábitos alimentares incorretos têm feito com que os índices desta condição aumentem significativamente nas últimas décadas. A diabetes tipo 1 e tipo 2 não têm cura atualmente, no entanto, ter um controlo alimentar estrito é uma das formas mais eficazes de prevenir as complicações associadas a esta doença. Assim sendo, no ONsalus explicamos a você detalhadamente quais são os alimentos proibidos para diabéticos e os quais sãos recomendáveis limitar para garantir a saúde e bem-estar.

Considerações sobre a dieta de um diabético

O nosso pâncreas é o responsável por produzir insulina, um hormônio que se liberta na corrente sanguínea quando consumimos produtos com açúcar e cuja finalidade é permitir que esse açúcar entre nas células para o transformar em energia. No entanto, devido a fatores hereditários ou a uma dieta inadequada e elevada em carboidratos, gordura e açúcar, as nossas células podem deixar de responder à insulina o que faz com que o açúcar se acumule na corrente sanguínea de forma perigosa.

Quando se superam os valores normais de glicose no sangue fala-se de diabetes, uma vez que se conta com esse diagnóstico, cuidar da alimentação é fundamental. Aqueles alimentos que contenham açúcares em excesso, gordura ou um conteúdo de carboidratos muito elevado irão se transformar em glicose no nosso corpo, mas devido ao facto de que as células não a poderão aproveitar, a mesma ficará acumulada até níveis que poderão ser perigosos.

Quanto mais cuidado tiver com a sua dieta menos riscos corre de que o açúcar aumente de forma excessiva no seu corpo. Além disso, uma dieta saudável e equilibrada poderá fomentar a perda de peso em pessoas obesas, o que reduzirá significativamente as complicações associadas com esta doença.

Embora a diabetes atualmente não tenha cura, existe uma porcentagem de pacientes com diabetes tipo 2 que ao mudarem por completo o seu estilo de vida, melhorando a sua dieta e perdendo peso, podem não só beneficiar a sua saúde como também apresentar uma remissão da doença.

Alimentos proibidos para diabéticos - Considerações sobre a dieta de um diabético

Alimentos ricos em açúcar

A maior parte das pessoas sabem que entre os alimentos proibidos para diabéticos os produtos ricos em açúcar são os que devem ser evitados a todo o custo. Assim sendo, deve minimizar e, se possível, eliminar por completo os seguintes ingredientes:

  • O açúcar branco ou mascavo
  • O mel
  • O chocolate, excepto se for apto para diabéticos
  • Xaropes e licores
  • Marmeladas, excepto as que forem aptas para diabéticos
  • Todo o tipo de sucos embalados, refrigerantes e bebidas energéticas
  • Todo o tipo de biscoitos, gelados, pasteis, tortas, doces e bolos, a menos que se indique que podem ser consumidos com moderação por diabéticos
  • É permitido o consumo com moderação de adoçantes como a sacarina e o aspartame

É importante destacar que embora um produto indique que tem pouco açúcar ou não tem açúcar adicionado, isto não quer dizer que seja adequado a pessoas com diabetes, visto que pode conter açúcares provenientes do leite ou da frutose que são igualmente inadequados. O rótulos deve indicar explicitamente que é apto para o consumo de diabéticos.

Alimentos proibidos para diabéticos - Alimentos ricos em açúcar

Produtos elaborados com farinha refinada

A farinha refinada pertence ao grupo dos carboidratos, o que quer dizer que quando a ingerimos o nosso corpo automaticamente a transforma em glicose para depois ser transformada em energia, mas devido à condição que se sofre, este açúcar acabará por se acumular no sangue. Por este motivo devem ser evitados alimentos como:

  • Pão branco
  • Qualquer massa, sobremesa ou prato elaborar com este ingrediente como a pizza, o macarrão ou os diferentes produtos de padaria ou confeitaria.

Por outro lado, recomenda-se ingerir com moderação farinha integral, que devido ao seu elevado conteúdo de fibra ajuda a manter os níveis adequados de glicose no sangue.

Alimentos proibidos para diabéticos - Produtos elaborados com farinha refinada

Alimentos ricos em sódio ou sal

Ingerir uma dieta rica em sal não é benéfico para as pessoas diabéticas visto que poderá afetar a circulação, favorecer a retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial. Por isso é importante reduzir a ingestão de:

  • Sal, que pode ser substituído por várias especiarias
  • Produtos em conserva
  • Temperos industriais
  • Snacks e frutos secos salgados
  • Molhos industriais
  • Comidas pré-feitas
  • Enchidos e embutidos
Alimentos proibidos para diabéticos - Alimentos ricos em sódio ou sal

Comidas fritas

Entre os alimentos proibidos para os diabéticos os fritos estão em destaque. Devido ao seu elevado conteúdo de gordura são inadequados para este grupo de pessoas. Qualquer alimentos frito, empanado, os salgadinhos feitos com óleo ou o fast-food deve ser ingerido em quantidades mínimas, visto que são prejudiciais para a saúde. Recomenda-se elaborar os alimentos com outros métodos de preparação mais saudáveis como no forno, grelhados, cozidos ou a vapor.

Esta recomendação não se aplica apenas aos diabéticos e sim a qualquer pessoa.

Alimentos proibidos para diabéticos - Comidas fritas

Alimentos ricos em gordura saturada

Quanto mais gordura se ingira na dieta mais difícil será o processo através do qual a insulina leva o açúcar para o sangue, por este motivo as gorduras saturadas devem ser muito controladas na dieta para não prejudicar os pacientes com esta condição.

Para isso recomenda-se consumir o menos possível os seguintes alimentos:

  • Carnes ricas em gordura
  • A pele de porco, de frango, de peru ou de pato
  • Embutidos como as salsichas, chouriço, linguiça, patê, morcela, etc
  • A gema de ovo
  • Produtos láteos não integrais como o leite gordo, manteiga, os queijos e o iogurte que não seja desnatado. Os produtos láteos devem ser sempre desnatados e baixos em gordura
  • Margarinas e óleos como o de girassol ou milho

Recomenda-se ingerir carnes magras, peixes, enchidos "light" e baixos em sal como o peito de peru ou de frango, azeite de oliva e produtos láteos com pouca gordura.

Alimentos proibidos para diabéticos - Alimentos ricos em gordura saturada

Frutas proibidas para diabéticos

Não só o açúcar refinado figura entre os alimentos proibidos para diabéticos, aquelas frutas que são muito doces e que portanto contêm um elevado índice de frutose, um adoçante próprio deste grupo de alimentos e dos vegetais, devem também ser limitados na dieta de um diabético.

Assim sendo, recomenda-se reduzir o consumo de:

  • Banana
  • Uvas
  • Manga
  • Abacaxi
  • Melancia
  • Papaia
  • Frutos secos como a uva passa, os figos ou tâmaras
Alimentos proibidos para diabéticos - Frutas proibidas para diabéticos

Bebidas alcoólicas proibidas para diabéticos

Muitos licores ou coquetéis possuem um grande conteúdo de açúcar, quer seja devido à origem do próprio licor ou à forma em que habitualmente se serve. Por tudo isto as bebidas alcoólicas proibidas para diabéticos são:

  • O rum e qualquer coquetel feito com o mesmo
  • Qualquer licor doce como o vermute, o anis, etc
  • Coquetéis com açúcar adicionado como o mojito, o gim tônico ou a caipirinha
  • Cerveja, cujo consumo deve ser muito moderado

Em quantidades muito controladas podem ser ingeridas bebidas secas como o vinho seco, o espumante ou a cerveja light.

Alimentos proibidos para diabéticos - Bebidas alcoólicas proibidas para diabéticos

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos proibidos para diabéticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema endocrino.

Escrever comentário sobre Alimentos proibidos para diabéticos

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Luzia Lucia Neves
Descobri recentemente que tenho diabetes tipo 2. Gostaria de saber se posso comer cenouras, beterrabas, abóboras, batatas. Obrigada

Alimentos proibidos para diabéticos
1 de 9
Alimentos proibidos para diabéticos

Voltar ao topo da página