Partilhar

Como fazer um esfoliante caseiro para o rosto

 
Por Redação ONSalus. 22 dezembro 2020
Como fazer um esfoliante caseiro para o rosto

A pele do rosto pode parecer opaca, envelhecida e sem vida por vários fatores, como por exemplo, devido a um acúmulo de células mortas, que impedirá que o processo de regeneração celular da derme seja feito de forma correta. Por este motivo que é tão importante fazer esfoliações para limpar a pele profundamente, pois é a única forma de acabar com todas estas células velhas acumuladas que podem afetar muito negativamente o rosto e tirar sua luminosidade e beleza.

Se você quer que sua pele se mantenha livre de impurezas e sem imperfeições, preste atenção a este artigo do ONsalus, no qual te mostramos como fazer uma máscara esfoliante caseira para o rosto através de receitas naturais e fáceis. Não deixe de conferir!

Por que é importante esfoliar a pele?

A camada mais superficial da pele é composta por várias células que vão se soltando e renovando constantemente. Entretanto, quando as células mortas ficam acumuladas na pele, o processo de regeneração da mesma é afetado e, por consequência, ela pode ficar mais seca, opaca e, inclusive, apresentar áreas irritadas. Estes são sintomas de que você precisa de uma exfoliação profunda, a qual permite eliminar todas essas células mortas acumuladas e dar à pele um aspecto mais bonito, radiante e jovem.

A seguir, te mostramos detalhadamente mais motivos do porque é tão importante esfoliar a pele do rosto ao menos uma vez na semana:

  • A pele fica oxigenada e totalmente preparada para absorver bem os princípios ativos dos cremes e tratamentos faciais que forem aplicados posteriormente.
  • O resultado é uma pele completamente limpa, lisa, sedosa e reluzente.
  • Favorece a desobstrução dos poros, por isso que os resíduos são eliminados e, assim, previne-se a formação de novas impurezas.
  • Reativa-se a microcirculação sanguínea das diferentes partes do rosto, por isso, também é excelente para favorecer a suavidade dos tecidos e prevenir a flacidez.
  • Ajuda a regular o excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas e a prevenir a formação do brilho facial, sendo assim um bom tratamento para peles mais oleosas.

Como pode ver, esfoliar o rosto regularmente só traz benefícios, contudo, para que você pode embelezar ainda mais sua pele, recomendamos que ao invés de loções comerciais, utilize algum dos esfoliantes faciais caseiros que te mostraremos a seguir, pois são feitos com produtos naturais que cuidam da pele desde o interior e eliminam impurezas sem danificar os tecidos.

Esfoliante caseiro para a pele oleosa

Pessoas que têm uma pele mista ou oleosa podem melhorar a aparência do seu rosto consideravelmente usando uma máscara esfoliante que une as propriedades do mel e limão. Ambos são ingredientes que ajudam a reduzir o excesso de oleosidade na pele, combatem as impurezas e agem contra a acne e o aparecimento de espinhas.

Máscara esfoliante de açúcar, limão e mel

  1. Misture 5 colheres de sopa de açúcar com 1 colher de sopa de mel.
  2. Quando estiverem bem misturados, adicione o suco recém espremido de 1 limão.
  3. Aplique o esfoliante facial caseiro resultante sobre o rosto fazendo massagens circulares.
  4. Deixe agir por 10 ou 15 minutos e, depois, retire a máscara com água fria corrente.

Máscara esfoliante de aveia e limão

A aveia é um cereal que serve como esfoliante natural e que absorve o excesso de sebo na pele, promovendo uma limpeza profunda e impedindo o aparecimento de impurezas. O limão é um excelente adstringente natural que controla o aparecimento de brilhos faciais, fornecendo frescor e juventude à pele graças ao seu conteúdo em vitamina C. Para fazer esta máscara esfoliante caseira para o rosto, você precisa apenas seguir estes passos:

  1. Com o liquidificador ou a batedeira, processe 1 colher de sopa de flocos de aveia e 1 colher de sopa de açúcar, tentando não deixar que o pó resultante não fique super fino.
  2. Adicione o suco de 1/2 limão espremido na mistura anterior.
  3. Sobre o rosto limpo, aplique a mistura e faça massagens circulares suaves.
  4. Deixe agir entre 15 e 20 minutos para obter melhores resultados.
  5. Finalmente, lave o rosto com água fria.

Máscara esfoliante de açúcar e kiwi

Por último, te propomos um esfoliante facial caseiro para pele oleosa a base de kiwi. Esta fruta tão popular é rica em vitamina C e antioxidantes, o qual, além de limpar a pele e eliminar o sebo, evitará o aparecimento de impurezas e dará ao seu rosto um brilho extra.

  1. Descasque 1 kiwi e triture-o.
  2. Quando tiver triturado o kiwi, misture-o com 1 colher de sopa de açúcar.
  3. Esfolie a pele do rosto com a mistura fazendo massagens circulares.
  4. Deixe agir durante 10 minutos e retire com água fria corrente.
Como fazer um esfoliante caseiro para o rosto - Esfoliante caseiro para a pele oleosa

Máscara esfoliante facial caseira para a pele seca

A aveia é um cereal que foi adicionado na composição de muitos sabonetes indicados para o cuidado da pele, pois proporciona uma limpeza e nutrição incrível. E se você acrescentar a este ingrediente um pouco de leite, consegue obter um dos melhores esfoliantes faciais, o qual te deixará com uma pele muito mais suave, hidratada e radiante.

Esfoliante de aveia e leite

  1. Misture 3 colheres de sopa de aveia moída com 2 colheres de sopa de leite frio. Te aconselhamos que, se possível, utilize algum leite vegetal, como o leite de coco ou o leite de amêndoas, pois estes contêm muito mais propriedades benéficas para a pele.
  2. Depois, adicione 1 colher de sopa de água.
  3. Continue mexendo todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea.
  4. Aplique a máscara esfoliante sobre a pele do rosto limpa com movimentos circulares e deixe agir entre 5 e 10 minutos.

Esfoliante de açúcar e azeite de oliva

Dois ingredientes tão comuns em nossas cozinhas como o açúcar e o azeite de oliva podem te ajudar a preparar um dos melhores esfoliantes faciais caseiros para a pele seca que existem. Isto acontece porque o fino grão do açúcar é perfeito para eliminar as células mortas do rosto de uma forma suave e o azeite de oliva é um excelente hidratante natural, rico em ácidos graxos essenciais, que permite reparar a pele desde as camadas mais internas e a prevenir o ressecamento, que também pode dar um aspecto mau cuidado ou envelhecido à pele.

  1. Em um recipiente, mistura 4 colheres de sopa de açúcar branco com 2 colheres de sopa de azeite de oliva.
  2. Mexa bem até criar uma pasta consistente.
  3. Se, além disso, quer que a loção esfoliante tenha um aroma agradável, você pode adicionar algumas gotas do seu óleo essencial favorito.
  4. Esfolie o rosto com a mistura massageando com movimentos circulares e ascendentes.

Esfoliante de açúcar e óleo de coco

Você também pode fazer uma máscara esfoliante de açúcar e óleo de coco para o rosto, pois este óleo conta com excelentes propriedades hidratantes e reparadoras. Ele possui ácido láurico e vitaminas E e K, que são ideais para hidratar a pele desde as camadas mais internas, favorecer a regeneração celular e dar uma suavidade extra.

  1. Coloque 2 colheres de sopa de óleo de coco orgânico em um recipiente e esquente ele um pouco no micro-ondas para que fique líquido.
  2. Misture o óleo de coco líquido com 5 colheres de sopa de açúcar.
  3. Utilize a pasta obtida para esfoliar o rosto.
  4. Deixe a máscara agir durante 5 ou 10 minutos para que o rosto fique completamente hidratado.
Como fazer um esfoliante caseiro para o rosto - Máscara esfoliante facial caseira para a pele seca

Máscara esfoliante facial caseira para a pele sensível

O uso de pó de arroz como esfoliante. Isto acontece porque este cereal tão consumido oferece uma limpeza extrema, deixa o rosto livre de células mortas e toxinas, e unifica o tom da pele, gerando, como resultado, uma pele lisa sem manchas e imperfeições visíveis.

Esfoliante facial de arroz

  1. Primeiro, bata no liquidificador 1/2 copo de arroz para transformar os grãos em um pó fino e, depois, peneire este pó.
  2. Em um recipiente, misture o pó de arroz obtido com 2 colheres de sopa de água mineral e 5 gotas de óleo de coco.
  3. Mexa bem até que os ingredientes se misturem e pronto!

Esfoliante facial caseiro de chá verde

O último esfoliante caseiro para o rosto que te propomos tem como principal ingrediente um dos rejuvenescedores naturais mais potentes: o chá verde. Este famoso chá é repleto de antioxidantes, os quais ajudam a rejuvenescer as células que compõem a pele, por isso que, além de remover as células mortas, previne as rugas e os sinais de envelhecimento. E não só isto, também é magnífico para evitar a formação de espinhas, de manchas vermelhas e para manter a pele bem hidratada.

  1. Esvazie 2 saquinhos de chá verde em um recipiente.
  2. Adicione 1 colher pequena de chá verde em pó e 2 colheres pequenas de óleo de coco.
  3. Remova todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

No caso das peles sensíveis, a esfoliação pode ser reduzida para uma vez a cada 15 dias.

Como fazer um esfoliante caseiro para o rosto - Máscara esfoliante facial caseira para a pele sensível

Como aplicar os esfoliantes faciais

  • Esfolie o rosto depois de limpar bem a pele com água e sabão. Faça isso sempre sobre a pele levemente úmida para não causar irritações.
  • Aplique o esfoliante caseiro sobre o rosto fazendo massagens circulares suaves durante, pelo menos, 5 a 10 minutos.
  • Retire o esfoliante do rosto com água corrente morna ou fria.
  • Não aplique o esfoliante em partes sensíveis do rosto, como nos contornos dos olhos.
  • Ao finalizar, aplique um creme hidratante para acalmar e nutrir a pele.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um esfoliante caseiro para o rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Tratamentos estéticos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um esfoliante caseiro para o rosto
1 de 4
Como fazer um esfoliante caseiro para o rosto

Voltar ao topo da página