Tratamentos para a pele

Como Tirar Milium Das Pálpebras

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 16 fevereiro 2023
Como Tirar Milium Das Pálpebras

Muitas pessoas têm milium nos olhos e confundem com os cravos brancos no rosto, mas essas lesões são completamente diferentes. Felizmente, os cistos de milium não representam nenhum perigo, apesar de afetarem a parte estética do rosto.

Como identificá-los? Os miliums são caracterizados por serem pequenas bolinhas brancas que aparecem ao redor dos olhos, especificamente nas pálpebras, preenchidos com queratina ou gordura devido à obstrução dos poros. Essa alteração dermatológica ocorre frequentemente em pessoas de meia-idade e pode ser eliminada por meio de tratamentos e remédios caseiros.

Se você quiser saber mais sobre como os cistos de milium surgem, neste artigo do ONsalus você encontrará esses detalhes e, especialmente, como tirar milium das pálpebras.

Também lhe pode interessar: Espinha que não some: causas e tratamento

Índice

  1. Por que os cistos milium aparecem nos olhos?
  2. Como tirar milium das pálpebras
  3. Remédios caseiros para tirar o milium das pálpebras
  4. Como prevenir milium nos olhos

Por que os cistos milium aparecem nos olhos?

Os cistos de milium são comumente chamados de bolinhas de gordura no rosto ou nas pálpebras. Essas lesões não são consideradas acne, pois aparecem independentemente do tipo de pele e podem estar isoladas ou em grupos na mesma área das pálpebras.

Entre as causas que explicam por que os cistos de milium aparecem estão, por exemplo, queimaduras devido à exposição excessiva ao sol e o uso de certos medicamentos que podem levar à sua formação. Outras causas de miliums no rosto incluem:

  • Genética;
  • Excesso de oleosidade na pele;
  • Maus hábitos alimentares;
  • Exposição solar excessiva;
  • Falta de higiene na pele;
  • Uso de cosméticos inadequados.

Como tirar milium das pálpebras

O dermatologista é o especialista indicado para remover os cistos de milium e se comprometerá em garantir excelentes resultados para a pele.

Para isso, seguirá estes passos na extração de milium nas pálpebras:

  • O dermatologista abrirá os poros da pele onde estão os miliums;
  • Limpará a área a ser tratada com água destilada;
  • Prosseguirá fazendo uma pequena punção acima da lesão com uma agulha esterilizada;
  • Em seguida, pressionará e extrairá facilmente para não ficarem cicatrizes.

Após a extração, prossiga limpando bem o folículo: este procedimento não causa dor, nem deixa cicatrizes ou marcas no local onde as lesões de milium estavam na pálpebra.

Quando há vários cistos na área, pode ser usado um eletrocautério para remover o milium. Na região, haverá uma pequena crosta que desaparecerá em poucos dias sem deixar marcas. Dependendo da localização dos miliums, também pode ser usado laser para garantir o sucesso do tratamento.

Como você pode ver, é muito fácil e prático remover o milium nos olhos.

Remédios caseiros para tirar o milium das pálpebras

A natureza possui uma ampla variedade de remédios caseiros para tirar milium dos olhos, mais especificamente das pálpebras. Algumas das opções para remover essas bolinhas brancas dos olhos, são:

1. Banho à vapor

A aplicação de vapor no rosto melhora a circulação e facilita a abertura dos poros, permitindo a remoção de sujeira e células mortas da pele, resultando na eliminação dos miliums.

2. Cascas de romã

Essa fruta possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, obtendo-se excelentes resultados para eliminar milium nas pálpebras.

Para aplicá-la, siga estes passos:

  • Amasse algumas cascas secas de romã ou torre-as até que adquiram uma coloração marrom;
  • Depois, misture com mel;
  • Aplique na região afetada pelos miliums;
  • Deixe agir por 15 minutos.

Os resultados deste remédio caseiro para tirar milium aparecerá em aproximadamente duas semanas.

3. Mel, açúcar e limão

É uma combinação de remédios caseiros utilizados para esfoliar a área onde o milium se encontra. Cada um tem propriedades diferentes, desde antioxidantes, adstringentes até antibacterianas.

A esfoliação é muito simples. Você deverá misturar em um recipiente:

  • 1 colher de sopa de mel;
  • Suco de um limão;
  • 1 colher de chá de açúcar.

Aplique esta mistura no rosto massageando e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, retire com água em abundância. Com este remédio você conseguirá eliminar a presença de milium nas pálpebras.

4. Óleo de rícino

É um remédio caseiro muito eficaz no tratamento de lesões da pele e também para retirar essas bolinhas brancas.

Neste caso, você deve misturá-lo com azeite de oliva em partes iguais e aplicá-lo onde os cistos milium estão localizados, deixando agir até que a pele absorva o óleo. Posteriormente, retire com água morna.

5. Óleo de melaleuca (tea tree)

Este remédio caseiro age como um desinfetante natural na pele, possuindo propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam esse enorme órgão.

Veja como eliminar milium das pálpebras com óleo de melaleuca:

  • Antes de aplicar este óleo, lave o rosto e as pálpebras;
  • Molhe um algodão com o óleo para poder espalhar na área do milium;
  • Deixe agir durante toda a noite;
  • Na manhã seguinte, remova-o com água em abundância.

6. Vinagre de maçã

Essa substância possui excelentes propriedades antissépticas, além de astringentes, facilitando a remoção dos miliums nas pálpebras.

Para isso, é tão simples quanto aplicá-lo diretamente e deixá-lo agir por 25 minutos. Depois, retire com água morna. Os resultados deste remédio caseiro podem começar a ser notados entre 2 e 3 semanas.

No caso de nenhum desses remédios funcionar em sua pele, não hesite em consultar um dermatologista.

Como prevenir milium nos olhos

Siga estas recomendações se deseja evitar a aparição de milium nas pálpebras:

  • Cuide da sua alimentação seguindo uma dieta baixa em gorduras;
  • Mantenha uma boa higiene da pele, isso evitará a obstrução dos poros com queratina;
  • Use protetor solar se precisar se expor ao sol;
  • Não use cosméticos que sejam muito pesados para a pele, esses produtos devem ser livres de gordura;
  • Se você usa maquiagem, use demaquilantes para retirar a maquiagem do rosto diariamente. É importante que sejam livres de gordura para evitar que os poros fiquem entupidos;
  • Não toque nos miliums nas pálpebras excessivamente, pois a manipulação dos cistos pode agravá-los.

Se você se deparar com a presença de milium na região dos olhos, a primeira recomendação é procurar um dermatologista. Ele será o especialista indicado para removê-los conforme o seu tipo de pele.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como Tirar Milium Das Pálpebras, recomendamos que entre na nossa categoria de Tratamentos estéticos.

Bibliografia
  • Alonso, V., Ramon, D., Martín, J. M., Monteagudo, C., Molina, I., & Jordá, E. (2006). Milium en placa palpebral bilateral. Med Cutan Iber Lat Am, 34(4), 159-161.
  • Carranza, J. A. S., & Carrasco, D. C. (2012). Extracción de un quiste de milium. FMC: Formación Médica Continuada en Atención Primaria, 19(5), 302.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como Tirar Milium Das Pálpebras