Partilhar

Bolinhas brancas no rosto: causas e soluções

Bolinhas brancas no rosto: causas e soluções

Pode ser muito comum ter bolinhas de gordura no rosto, similares a espinhas, por isso que costumam ser muito pouco estéticas e incômodas para muitas pessoas. Estas protuberâncias na pele são conhecidas como cistos de milium e, geralmente, não são referentes a nenhum transtorno grave de saúde, embora sempre seja importante realizar uma consulta com um especialista para permanecer tranquilo e seguro de que o corpo se encontra em bom estado.

Diferente das acnes, que são criadas somente em um poro, os cistos de milium são compostos de células mortas e sebo que foram ficando presos debaixo da pele e que não foram esfoliados de maneira correta. Se você sofre desta alteração e quer saber mais a respeito, no seguinte artigo do ONsalus te oferecemos todas as informações sobre as bolinhas de gordura no rosto: causas e como eliminá-las.

Bolinhas brancas no rosto: causas

As bolas de gordura no rosto derivam dos conhecidos folículos pilossebáceos, em outras palavras, dos poros pelos quais surge a gordura cutânea e os pelos. Uma obstrução nos mesmos ou algum dano provocado pode ser o motivo do aparecimento dos cistos de milia.

É frequente que tal alteração na pele apareça de forma espontânea, embora também possa surgir depois de alguma lesão na derme ou pelo consumo de certos medicamentos. No entanto, geralmente, são produzidos sem nenhum motivo aparente, por isso que não se conhece a causa exata dos mesmos, simplesmente, algumas pessoas são mais propensas a tê-los do que outras.

Embora estas bolas de gordura no rosto possam se desenvolver em qualquer pessoa, sem importar a idade, elas são mais frequente em adolescentes e adultos; contudo, também é possível encontrar bolas brancas no rosto do bebê, sendo que estes podem inclusive chegar a aparecer dentro da boca ou paladar.

Bolas de gordura no rosto: como tratar

Tentar eliminar bolas de gordura do rosto sem conhecer as melhores dicas é a pior coisa que pode ser feita, pois causa todo um efeito contrário e piora o quadro. Isto se deve ao fato de que, geralmente, com tal ação, se danifica a pele ao redor e o cisto fica da mesma forma.

Para acabar com estas estas protuberâncias na pele, o ideal é consultar um especialista para que ele possa indicar o melhor tratamento e os produtos cosméticos mais adequados para cada caso e tipo de pele da pessoa. Para o tratamento, costumam ser recomendados produtos para pessoas propensas a ter acne, os quais contêm ácido salicílico que pode ajudar a melhorar o aspecto e eliminar as bolinhas de gordura no rosto.

Alguns profissionais utilizam agulhas para eliminar as bolinhas brancas do rosto e outros realizam uma profunda exfoliação, o que dependerá de cada especialista e do caso de cada paciente em particular.

Bolas brancas no rosto: como prevenir

Se você está buscando prevenir o aparecimento das bolinhas de gordura no rosto, é importante que conte com uma rotina de limpeza facial adequada, além de precisar de esfoliações regularmente, as quais devem ser realizadas por 12 a 20 dias.

Também aconselha-se utilizar produtos para reduzir a grossura das camadas mais superficiais da pele para evitar obstruções nos poros e que os mesmos respirem melhor. Para isto, são necessários produtos que ajudam a realizar um peeling superficial.

Por outro lado, a aplicação de cremes que deixam a pele oleosa pode tapar o poro da derme, por isso que é recomendado não usá-los se você está buscando prevenir os cistos de milium no rosto. Da mesma forma, deve-se evitar colocar maquiagens muito densas, uma vez que podem provocar o mesmo efeito que os cremes anteriormente mencionados.

Finalmente, se você busca cuidar da sua pele e das bolinhas de gordura e diversos transtornos cutâneos, é indispensável não abusar da exposição solar e, quando pegar sol, é muito importante utilizar protetores para evitar os danos causados pelos raios ultravioletas. Além disso, o bronzeado da pele gera uma grande espessura nas camadas cutâneas superficiais, fazendo com que os poros não possam respirar corretamente e desenvolvam bolinhas brancas no rosto.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolinhas brancas no rosto: causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Tratamentos estéticos.

Escrever comentário sobre Bolinhas brancas no rosto: causas e soluções

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rayane Mendonza
Milium no rosto é o mesmo que carocinhos no rosto tipo espinha? Tem pomada para milium?

Bolinhas brancas no rosto: causas e soluções
Bolinhas brancas no rosto: causas e soluções

Voltar ao topo da página