Partilhar

Pequenos e grandes lábios escuros, o que pode ser?

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 29 maio 2018
Pequenos e grandes lábios escuros, o que pode ser?

O aspecto da vulva é uma das coisas que mais preocupações e quebra-cabeças provocam na vida íntima da mulher. As perguntas sobre se os genitais são "normais" ou não são recorrentes desde a puberdade. O tamanho dos lábios, as alterações que ocorrem com o tempo, os pelos púbicos, a simetria entre os lábios ou até mesmo a cor da vagina são preocupações normais entre as mulheres. No ONsalus, queremos ajudar a esclarecer todas essas dúvidas.

A verdade é que, salvo problemas de saúde ou condições relacionadas, todas as vaginas são normais e todas são diferentes. Não existe nenhum padrão que defina a vulva perfeita, pelo que você não deve se preocupar com o aspecto da mesma, mas ter orgulho no seu corpo! Se você deseja saber as causas do escurecimento dos lábios vaginais e a verdade sobre alguns dos mitos sobre o tema, continue lendo o artigo: Pequenos e grandes lábios escuros, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Como parar a menstruação imediatamente

Cor dos lábios vaginais

Como acontece com o resto do corpo da mulher, a vagina não permanece inalterável com o tempo. Com o passar dos anos, os órgãos sexuais sofrem alterações que se podem refletir na cor dos mesmos. A vulva, tanto os pequenos lábios como os grandes lábios, pode ser de diferentes cores, quer seja rosa, marrom, púrpura, escuros, etc.

Como acontece com o pênis, o mais curioso é que o tom dos lábios genitais não estão necessariamente relacionados com o tom da pele do corpo. Ou seja, uma mulher com pele muito clara pode ter uma vagina escura, enquanto que uma mulher com pele morena pode ter uma vagina de cor mais pálida.

Como dito antes, o passar dos anos pode fazer com que a cor da vulva se altere. É por isso que, em seguida, explicaremos as causas do seu escurecimento.

Pequenos e grandes lábios escuros, o que pode ser? - Cor dos lábios vaginais

Lábios vaginais escuros: consequência das relações sexuais?

Por vezes, as comparações são inevitáveis, já que o nosso cérebro está construído para aprender através da comparação, fazendo com que qualquer coisa que não corresponda ao mais comum seja estranha. Contudo, dependendo de qual seja o objeto de comparação, este exercício pode ser simplesmente absurdo. Assim como acontece com o pênis, as vaginas são diferentes entre elas. Podem apresentar diferenças em três aspectos distintos: o tamanho do clitóris, o tamanho dos lábios, o formato de lábios e clitóris e a cor da vulva.

É normal que, perante um caso de vagina negra, algumas pessoas pensem que se deve à atividade sexual da mulher. Esta pseudo-teoria afirma que o escurecimento dos lábios genitais vai crescendo à medida que a mulher tem mais encontros sexuais e parceiros, assim como através da masturbação. Esse é um mito totalmente falso: nem a cor, nem o tamanho ou formato da vagina mudam graças às relações que a mulher tem. A cor dos lábios vaginais responde a muitos outros fatores que explicaremos em seguida.

A principal razão que leva as pessoas a dizer que os lábios genitais escurecem por ter relações sexuais é que a fricção que ocorre na zona acaba por alterar a cor dos lábios. Isto é falso, embora essa interpretação possa ser provocada pelas alterações dessa zona do corpo.

Quando uma mulher tem relações sexuais, os lábios genitais enchem de sangue, o que faz com que aumentem de tamanho, se abram e, graças ao sangue, subam de tom ficando mais escuros. Contudo, estas alterações são apenas temporárias e os especialistas afirmam que não existe nenhum tipo de prova que demonstre que as relações podem escurecer a vagina.

Lábios vaginais escuros, o que pode ser?

Os hormônios são substâncias produzidas pelo nosso próprio corpo que se encarregam de tutelar muitas das funções que ocorrem no organismo. Entre algumas dessas funções que controlam, se encontra que controla a cor da vulva.

No corpo da mulher, com o passar dos anos e à medida que vai passando etapas vitais, ocorrem crescimentos e quedas na produção hormonal. Igualmente, em cada mês, durante a menstruação o corpo feminino vive uma autêntica sacudidela hormonal. A melanina é um pigmento que dá cor à nossa pele, quanta mais melanina, mais escura é a nossa pele e a sua quantidade para cada zona do corpo é regulada por uma hormona.

Não é de estranhar que as fases de vida em que a vagina costuma mudar e escurecer incluam a puberdade, a gravidez e a menopausa, precisamente as épocas em que existe um grande desequilíbrio hormonal. Isso é totalmente normal e não tem qualquer problema. Assim como cada mulher tem o seu próprio tom de pele no rosto ou nos braços, todas têm o seu próprio tom na vagina. Mesmo que a sua vagina tenha escurecido com o tempo, esse não é um motivo para preocupação já que isso é perfeitamente normal.

Pequenos e grandes lábios escuros, o que pode ser? - Lábios vaginais escuros, o que pode ser?

Lábios vaginais escuros na gravidez

Como explicado, os hormônios são um dos principais culpados do escurecimento dos lábios vaginais. A maternidade é um dos momentos em que esta alteração costuma ser mais notória. Os hormônios da gravidez provocam várias mudanças no corpo da mulher: fazem o peito crescer, se preparando para a fase de lactância, redistribuem a gordura corporal, favorecem a retenção de líquidos no corpo e, entre outras coisas, escurecem as auréolas e os lábios vaginais.

Este escurecimento é provocado por um aumento na melanina que, precisamente, também se pode observar com o aparecimento da típica linha alba, a linha escura que divide o abdômen da mulher percorrendo todo o ventre vertical até ao umbigo.

Embora o corpo da mulher comece a voltar ao normal após alguns meses, em certos casos a vulva pode manter esse tom mais escuro.

Pequenos e grandes lábios escuros, o que pode ser? - Lábios vaginais escuros na gravidez

Vagina escura por danos na pele

Além do que já explicamos, existem outros fatores que podem potenciar o escurecimento vaginal. Entre essas causas, se destacam alguns tipos de depilação que cada vez têm mais popularidade e que podem provocar o escurecimento dos seus genitais.

Algumas técnicas de depilação que provocam irritação podem danificar a pele da vulva, que é muito mais sensível do que o resto do corpo. A cera, se está quente e queima a pele, e especialmente a depilação a laser podem provocar lesões na pele que, com o tempo, vão escurecendo a vulva.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pequenos e grandes lábios escuros, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sexualidade.

Escrever comentário sobre Pequenos e grandes lábios escuros, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Dayani
Sempre tive grandes lábios escurecidos, meu marido não se importa.

Pequenos e grandes lábios escuros, o que pode ser?
1 de 4
Pequenos e grandes lábios escuros, o que pode ser?

Voltar ao topo da página