Lesões e doenças da perna

Sensação de choque elétrico na perna - Causas e tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 6 setembro 2023
Sensação de choque elétrico na perna - Causas e tratamento

Muitas pessoas se queixam de sentir choque elétrico nas pernas, o que pode ser devido a diferentes condições, como hérnia de disco, deficiência de vitamina B12, distúrbios hormonais ou neuropatia periférica.

Para saber mais sobre as causas que produzem a sensação de choque elétrico nas pernas e seus respectivos tratamentos, convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, no qual explicamos todas as informações sobre esse assunto.

Índice

  1. Desequilíbrio hormonal
  2. Deficiência de vitamina B12
  3. Neuropatia periférica
  4. Hérnia de disco
  5. Estenose espinhal
  6. Aracnoidite
  7. Síndrome do túnel do tarso

Desequilíbrio hormonal

As mulheres podem sofrer de desequilíbrios hormonais em diferentes estágios de suas vidas. Especialmente durante a menopausa, elas podem sentir uma sensação de choque elétrico nas pernas que pode ser devido aos baixos níveis de estrogênio. Quando os níveis de estrogênio diminuem, o sistema nervoso pode ser perturbado e a função nervosa pode ser afetada, causando a sensação de choques elétricos nas pernas.

Tratamento

O médico será responsável por tratar o desequilíbrio hormonal no caso da menopausa com terapia de reposição hormonal de estrogênio até que os níveis adequados para o corpo sejam atingidos.

Deficiência de vitamina B12

Uma dieta desequilibrada pode levar a uma deficiência de vitaminas, especialmente de vitamina B12, que pode causar danos aos nervos ou uma sensação de drenagem nas pernas. Isso ocorre com mais frequência em veganos e vegetarianos, bem como em adultos mais velhos.

Tratamento

O tratamento que seu médico recomendará para a deficiência de vitamina B12 é manter uma dieta que contenha cálcio, fósforo e, é claro, a vitamina mencionada acima para estimular o crescimento ósseo.

As mulheres na menopausa devem aumentar a ingestão de alimentos ricos em fitoestrogênios, incluindo nozes, legumes, frutas ou vegetais.

Neste outro artigo listamos os alimentos ricos em vitamina B12.

Sensação de choque elétrico na perna - Causas e tratamento - Deficiência de vitamina B12

Neuropatia periférica

Neuropatia periférica são as alterações que ocorrem quando os nervos periféricos são danificados. Esses nervos estão localizados fora do cérebro e da medula espinhal e são responsáveis por enviar mensagens para o resto do corpo.

Esse dano pode causar dor, dormência, formigamento e até a sensação de choques elétricos nas pernas ou em outras partes do corpo, como mãos, braços e pés.

Tratamento

No momento, não há cura conhecida para a neuropatia periférica; no entanto, há maneiras de controlar os sintomas enquanto se sofre da doença, como fazer mudanças no estilo de vida, melhorar a dieta, fazer exercícios diários, parar de fumar e não beber álcool. Também é importante praticar técnicas de relaxamento, ioga e meditação.

Hérnia de disco

Uma hérnia de disco pode ocorrer em qualquer parte da coluna vertebral, mas, na maioria das vezes, ocorre na região lombar. É uma das causas mais comuns de sensação de corrente de ar nas pernas.

Ela ocorre por vários motivos, incluindo o desgaste natural da coluna vertebral à medida que você envelhece, conhecido como degeneração do disco. Ao mesmo tempo, a perda de água com a idade contribui para a perda de flexibilidade do disco. Como resultado, eles começam a se contrair, estreitando o espaço entre as vértebras. É isso que torna os discos mais suscetíveis à hérnia.

Outras causas dessa condição incluem excesso de peso, levantamento inadequado de objetos pesados ou atividade física repetitiva por um longo período.

Tratamento

Os pacientes com hérnia de disco aguda e com uma forte sensação de choque elétrico na perna podem ser tratados com:

  • Repouso.
  • Anti-inflamatórios não esteroides combinados com relaxantes musculares e analgésicos para reduzir a dor.
  • Injeções de esteroides.
  • Fisioterapia e reabilitação.

Se os sintomas não melhorarem com essas medidas, o médico poderá sugerir uma solução cirúrgica.

Sensação de choque elétrico na perna - Causas e tratamento - Hérnia de disco

Estenose espinhal

A estenose espinhal é causada pelo estreitamento dos espaços entre as vértebras, causado pela deterioração da cartilagem. Isso pode ocorrer com mais frequência na região lombar ou no pescoço, causando pressão sobre a medula espinhal e os nervos que percorrem a coluna.

A condição é causada por uma variedade de causas, como abaulamento ou hérnia de disco, ligamentos engrossados, fraturas e lesões na coluna, presença de cistos ou até mesmo tumores.

Algumas pessoas com estenose espinhal não apresentam sintomas, mas outras podem sentir espasmos, dor e cãibras nas pernas durante a atividade física.

Tratamento

O tratamento será baseado no alívio dos sintomas, portanto, o médico prescreverá

  • Anti-inflamatórios não esteroides para aliviar a dor e a inflamação, como o ibuprofeno.
  • Fisioterapia para melhorar os movimentos.
  • Injeções de cortisona para aliviar o inchaço.

Se não houver melhora, o médico recomendará uma solução cirúrgica.

Aracnoidite

A aracnoidite é uma inflamação do revestimento aracnoide, que protege os nervos da medula espinhal. Ela causa dor crônica na região lombar e nas extremidades, e pode causar dor aguda e em pontadas, como sensação de choque elétrico nas pernas. Essa doença pode permanecer estática ou piorar com o tempo. A condição causa:

  • Diminuição do aporte sanguíneo aos nervos afetados.
  • Atrofia do nervo.
  • Danos aos nervos.

É uma doença rara que não apresenta risco de vida; no entanto, a dor crônica e os problemas neurológicos associados à aracnoidite podem afetar a qualidade de vida.

Tratamento

Não há tratamento específico para a aracnoidite. A terapêutica é baseada no alívio da dor, na melhoria da qualidade de vida e no controle dos sintomas. Isso é feito por um fisioterapeuta com massagem e hidroterapia.

Além disso, exercícios de alongamento, psicoterapia, relaxantes musculares e medicamentos como anti-inflamatórios não esteroides para aliviar a dor.

Síndrome do túnel do tarso

A síndrome do túnel do tarso ocorre quando há compressão do nervo tibial, o que pode causar dor aguda da parte inferior da perna até o tornozelo, incluindo parte do pé. É uma sensação de drenagem que piora ao caminhar ou colocar peso sobre o pé.

Tratamento

O tratamento consiste em medicamentos antineuríticos e antidepressivos, além de vitaminas para o nervo. O médico prescreverá infiltração durante a fase aguda com corticoides e fisioterapia.

No caso de compressão do nervo, o médico prescreverá cirurgia para evitar danos irreversíveis ao nervo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de choque elétrico na perna - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Escalante, S. (1956). Neuropatías carenciales (A propósito de 9 casos). In Anales de la Facultad de Medicina (Vol. 39, No. 4, pp. 1417-1430).
  • Kraychete, D. C., & Sakata, R. K. (2011). Neuropatias periféricas dolorosas. Revista Brasileira de Anestesiologia, 61, 649-658.
  • Neyra, H. T., Quesada, J. M. D., Sáez, H. T., & Sáez, L. T. (2016). Hernia discal lumbar, una visión terapéutica. Revista cubana de Ortopedia y Traumatología, 30(1), 27-39.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Sensação de choque elétrico na perna - Causas e tratamento