Acne

Espinhas na cabeça por estresse: por que ocorrem e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 19 julho 2023
Espinhas na cabeça por estresse: por que ocorrem e tratamento

Ter espinhas na cabeça pode ser um pesadelo, ainda mais se você tiver tendência à acne, pois é mais sensível à formação desses inchaços devido a vários fatores, como, por exemplo, o estresse. Essa é uma condição que aparece devido a situações pessoais e profissionais ligadas a cargas psicológicas, frustrações no trabalho, problemas familiares, doenças, entre outros motivos. O estresse pode afetar o corpo e a pele em geral, especificamente quando se torna permanente, pois altera o processo metabólico, produzindo descontroladamente hormônios e proteínas, como o cortisol e as endorfinas, que afetam as glândulas sebáceas e, portanto, favorecem a formação dessas espinhas.

Se quiser saber mais sobre as espinhas na cabeça por estresse, convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, no qual explicamos porque elas aparecem e os tratamentos mais recomendados para eliminá-las.

Índice

  1. Por que o estresse causa espinhas na cabeça
  2. Como se livrar das espinhas na cabeça causadas por estresse
  3. Remédios caseiros para eliminar as espinhas na cabeça

Por que o estresse causa espinhas na cabeça

Espinhas na cabeça, assim como em outras partes do corpo, como rosto, costas ou peito, podem ser causadas pelo estresse, pois em situações de angústia, perigo, pressão mental ou dificuldade, o corpo produz níveis mais altos de hormônios e proteínas nervosas, como adrenalina, cortisol e endorfinas, alterando o metabolismo e o comportamento das glândulas sebáceas, fazendo com que elas produzam mais óleo e surjam espinhas.

O estresse contínuo também leva a problemas de sono, má digestão, vermelhidão da pele e irritabilidade.

Em resposta a isso, o estresse se manifesta fisicamente no corpo por meio de vários sintomas e distúrbios, inclusive pequenos inchaços ou espinhas na cabeça. Muitos problemas de acne estão associados a esses eventos, aproximadamente 60%.

Essas espinhas, embora não tenham um impacto significativo do ponto de vista estético, pois não são tão visíveis quanto as que aparecem no rosto, são preocupantes do ponto de vista médico, pois tendem a aparecer como uma pústula muito dolorosa e, além disso, muitas vezes levam à queda de cabelo.

A ansiedade persistente e a pressão aguda diante de determinadas circunstâncias da vida são gatilhos para desequilíbrios hormonais e, portanto, promovem a formação de espinhas ou edemas na pele, como no couro cabeludo. Isso pode piorar quanto mais intenso for o estresse e levar a um sério círculo vicioso.

Como se livrar das espinhas na cabeça causadas por estresse

Existem vários tratamentos para reduzir e eliminar os inchaços gordurosos localizados na cabeça, mas é essencial consultar um dermatologista para uma avaliação detalhada da situação a fim de obter o tratamento mais adequado e específico, especialmente quando essas manchas são causadas pelo estresse.

Nesses casos, é importante primeiro controlar os níveis de estresse por meio de técnicas de relaxamento, respiração e meditação, ou praticando esportes, para limpar a mente e equilibrar a produção de hormônios.

Além disso, como tratamento para espinhas na cabeça, o especialista pode prescrever medicamentos tópicos e orais que contenham os seguintes compostos:

  • Ácido salicílico: esse é um medicamento muito útil recomendado por especialistas para tratar a acne, pois ajuda a remover as células mortas encontradas na superfície da pele e do couro cabeludo e a combater as bactérias que causam espinhas.
  • Retinoides: os cremes e géis retinoides também são eficazes nesses casos devido à sua formulação com vitamina A e outros componentes. Sua aplicação evita o entupimento dos folículos capilares e impede o surgimento de novas espinhas.
  • Peróxido de benzoíla: esse composto também é frequentemente recomendado. Ele é encontrado em vários produtos de limpeza para acne. Geralmente é prescrito pelo especialista para remover o excesso de óleo da área afetada e as bactérias que podem obstruir os poros.
  • Enxofre: sabonetes e loções capilares contendo enxofre são indicados para eliminar espinhas na cabeça, pois ajudam a reduzir o excesso de óleo ou gordura no couro cabeludo.
  • Tetraciclina: esse antibiótico é altamente recomendado para ser tomado por via oral, especificamente em situações de acne moderada e grave. Isso se deve às suas propriedades anti-inflamatórias e à capacidade de matar as bactérias que podem causar espinhas na cabeça.

Também é importante lavar o cabelo diariamente ou em dias alternados usando produtos com fórmulas especiais para o tratamento da acne, trocar a toalha e a fronha do travesseiro após dois usos e manter uma dieta equilibrada.

Confira também as causas e tratamentos para as espinhas no cotovelo.

Remédios caseiros para eliminar as espinhas na cabeça

Alguns remédios naturais também ajudam a reduzir e eliminar as espinhas na cabeça. O ideal é que eles sejam usados como complemento ao tratamento prescrito pelo médico assistente. Entre os mais recomendados estão:

  • Óleo de melaleuca: esse tipo de óleo tem propriedades antimicrobianas e antissépticas. É amplamente utilizado para tratar infecções de pele, como a acne. A maneira recomendada para se livrar das espinhas na cabeça é adicionar esse óleo ao xampu e aplicá-lo suavemente por 10 minutos. Em seguida, remova-o com bastante água fria.
  • Babosa/Aloe vera: devido às suas propriedades bactericidas, anti-inflamatórias e regenerativas, ajuda a combater e reduzir as espinhas. Recomenda-se aplicar o cristal em todo o couro cabeludo, duas vezes ao dia, por 20 minutos. Em seguida, enxágue bem com água fresca. Também pode ser usado em cremes, géis ou pomadas.
  • Mel e canela: esses produtos juntos oferecem grandes benefícios para a pele. Devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas, eles podem reduzir o aparecimento de espinhas na cabeça. Sua aplicação é muito simples: prepare uma máscara com 2 colheres de sopa de mel e 1 colher de sopa de canela em pó e aplique-a na cabeça por 20 minutos, enxaguando-a em seguida. Recomenda-se fazer isso duas vezes por semana.
  • Vinagre: é uma substância muito útil para combater espinhas na cabeça devido às suas propriedades antibacterianas. Recomenda-se adicionar algumas gotas de vinagre a uma xícara de água, molhar um chumaço de algodão com essa solução e esfregar lentamente sobre o couro cabeludo.

Antes de aplicar qualquer um desses remédios caseiros, é essencial consultar seu médico para evitar danos adicionais que possam complicar e prolongar o processo de cura.

Neste outro artigo falamos sobre como acabar com as espinhas na testa.

Espinhas na cabeça por estresse: por que ocorrem e tratamento - Remédios caseiros para eliminar as espinhas na cabeça

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Espinhas na cabeça por estresse: por que ocorrem e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Cabrera, C. y col. (2020). Estudio sobre incidencia de acné y factores agravantes psicosociales en estudiantes de medicina. Disponível: https://riull.ull.es/xmlui/bitstream/handle/915/20309/%BFEstudio%20sobre%20incidencias%20de%20acne%20y%20factores%20agravantes%20psicosociales%20en%20estudiantes%20de%20medicina%BF.pdf?sequence=1
  • Mayoclinic. (2020). Acné. Disponível: https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/acne/diagnosis-treatment/drc-20368048
  • Muñoz, M. (2001). El acné y su tratamiento. Disponível: https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-el-acne-su-tratamiento-13018369
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Espinhas na cabeça por estresse: por que ocorrem e tratamento