Acne

Espinhas na cabeça: por que ocorrem e como acabar com elas

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 23 abril 2023
Espinhas na cabeça: por que ocorrem e como acabar com elas

As espinhas na cabeça correspondem a uma condição dermatológica conhecida como acne, que muitas vezes aparece no rosto, mas pode se desenvolver em qualquer parte do corpo. A acne mais comumente surge durante a adolescência, mas também pode se manifestar na vida adulta.

Estas espinhas geralmente surgem devido a uma ruptura no sistema endócrino, que faz com que os folículos capilares no couro cabeludo fiquem entupidos e estimula o crescimento de bactérias. Elas são geralmente dolorosas e causam coceira e, em casos graves, podem levar à queda do cabelo, por isso é uma condição delicada que precisa ser tratada por um dermatologista para determinar a causa e determinar o tratamento adequado.

Se você quiser saber mais sobre espinhas na cabeça que provocam dor, continue lendo este artigo do ONsalus e descubra por que elas aparecem e como tratá-las.

Índice

  1. Desequilíbrios hormonais
  2. Mudanças climáticas
  3. Estresse
  4. Reações alérgicas
  5. Problemas na microbiota de pele
  6. Doenças imunes

Desequilíbrios hormonais

Os desequilíbrios hormonais são uma das principais razões para a formação de espinhas na cabeça. A produção excessiva de hormônios ou, ao contrário, a deficiência hormonal estimula a produção excessiva de óleo pela pele, obstruindo os folículos capilares do couro cabeludo, portanto, desenvolvendo inchaços muito dolorosos na cabeça.

Por esta razão, é muito comum ver estas espinhas durante a adolescência, a gravidez e os períodos menstruais, pois as mudanças hormonais nestes estágios são abruptas.

Como tratá-las?

O tratamento para eliminar espinhas na cabeça devido a desequilíbrios hormonais se concentra em contraceptivos orais, medicamentos antiandrogênicos e retinoides tópicos, embora dependa de cada paciente e de sua condição clínica.

Neste outro artigo falamos sobre como acabar com as espinhas na testa.

Mudanças climáticas

As mudanças climáticas bruscas tendem a favorecer o desenvolvimento de condições dermatológicas, como a acne. Neste sentido, a permanência em ambientes muito frios e depois quentes pode afetar a saúde da pele.

Os climas quentes e úmidos desempenham um papel predominante na formação da acne, pois a exposição ao sol e a transpiração associada inflama a camada externa da pele e bloqueia os poros devido à retenção de suor, reproduzindo espinhas em diferentes partes do corpo, como o rosto, cabeça, costas, peito e ombros. Estas espinhas são inestéticas e quase sempre dolorosas e causam coceira.

Como tratá-las?

Tratar as espinhas na cabeça como resultado do calor se baseia principalmente em não tocá-las ou coçá-las por mais que estejam causando coceira, evitando assim danos adicionais ao couro cabeludo e gerando infecção.

Da mesma forma, é essencial não utilizar xampus gordurosos; recomenda-se o uso de xampus pouco oleosos e à base de água.

Dependendo do caso, o especialista pode às vezes prescrever cremes retinoides e antibióticos orais ou tópicos, dependendo dos sintomas.

Estresse

Em situações de estresse e ansiedade, devido ao trabalho ou situações pessoais, às vezes as espinhas podem aparecer ou estourar principalmente na cabeça e no rosto, pois o cortisol é alterado e afeta as glândulas sebáceas na pele, causando obstrução dos poros.

Episódios intensos de estresse podem alterar o metabolismo e afetar a pele em pouco tempo, causando coceira, vermelhidão e pequenos inchaços oleosos, que podem infectar e causar dor.

Como tratá-la?

Nesta situação, o importante para acabar com as espinhas na cabeça é usar ferramentas que ajudem a manter a calma e a se tornar mais resistente ao estresse. Neste sentido, esporte e exercício são a chave para liberar endorfinas, ajudando você a se sentir melhor consigo mesmo e ativando o relaxamento do corpo.

Da mesma forma, uma dieta rica em vegetais, frutas, nozes, muita água e menos cafeína e álcool ajuda a minimizar o estresse, portanto, a melhorar a aparência da pele.

Por outro lado, as técnicas de ioga e meditação também são úteis para o relaxamento profundo do corpo e para o desenvolvimento de uma atitude mental positiva.

Espinhas na cabeça: por que ocorrem e como acabar com elas - Estresse

Reações alérgicas

Em algumas circunstâncias, o consumo de um medicamento, alimento ou produto químico pode causar reações alérgicas dermatológicas, resultando em espinhas ou inchaços na cabeça e em outras partes do corpo, como as costas, o peito e o rosto, que são quase sempre dolorosos e desconfortáveis. Geralmente desaparecem rapidamente após identificar o alergênio e evitá-lo completamente.

Como tratá-las?

O tratamento de espinhas na cabeça em casos de reação alérgica envolve tomar anti-histamínicos para reduzir a inflamação e acalmar a coceira.

Também é aconselhável aplicar géis ou cremes de corticoides a curto prazo e manter uma higiene adequada do couro cabeludo.

Problemas na microbiota de pele

A microbiota da pele, associada às bactérias que a habitam naturalmente, é um fator determinante em termos de sua suscetibilidade, de modo que, dependendo do tipo de população bacteriana, haverá uma ou outra proteção contra o ataque dos patógenos que causam principalmente espinhas na cabeça, e no corpo em geral.

Portanto, não levar um estilo de vida saudável ou não ter uma boa higiene pessoal pode desequilibrar as populações microbianas da pele e gerar condições dermatológicas como a acne, causando espinhas em diferentes partes do corpo, incluindo a cabeça, rosto e costas, causando vermelhidão e coceira da pele.

Como tratá-las?

O tratamento de espinhas na cabeça como resultado desta causa dependerá da natureza da pele do paciente, portanto o especialista, dependendo do caso, avaliará em detalhes o tipo de medicação tópica e oral a ser utilizada.

Doenças imunes

As espinhas na cabeça e em outras partes do corpo são às vezes os efeitos colaterais de doenças autoimunes como HIV, lúpus, sarcoidose, entre outras. As células imunes são alteradas e atacam os folículos capilares desnecessariamente, produzindo lesões na pele, tais como espinhas oleosas, quase sempre dolorosas e desconfortáveis, o que pode até levar à queda do cabelo e, além disso, pode ser acompanhado de urticária e erupções cutâneas.

Como tratá-las?

O tratamento de espinhas na cabeça como resultado de doenças autoimunes requer um diagnóstico preciso, utilizando testes específicos para excluir outras doenças e para determinar o tratamento adequado pelo especialista. Isto inclui manter uma boa dieta, higiene corporal adequada e medicamentos específicos baseados em peróxido de benzoíla, ácido salicílico, vitaminas e antibióticos, de acordo com cada caso.

Agora que você conheceu as 6 principais causas de espinhas na cabeça, não perca este artigo sobre espinhas nos cotovelos.

Espinhas na cabeça: por que ocorrem e como acabar com elas - Doenças imunes

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Espinhas na cabeça: por que ocorrem e como acabar com elas, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Diez, J. (2009). Manejo racional acné. Disponível em: <http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-06752009000100007>. Acesso em 24 de abril de 2023.
  • Mendoza, M. y col. (2022). Diagnóstico y tratamiento del acné. Disponível em: <https://www.recimundo.com/index.php/es/article/view/1824>. Acesso em 24 de abril de 2023.
  • Muñoz, M. El acné y su tratamiento. (2001). Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-el-acne-su-tratamiento-13018369>. Acesso em 24 de abril de 2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Espinhas na cabeça: por que ocorrem e como acabar com elas