Partilhar

Como secar espinha interna com remédios caseiros

 
Por Redação ONSalus. 27 outubro 2020
Como secar espinha interna com remédios caseiros

Entre os diferentes tipos de espinhas e impurezas que podem aparecer na pele existem as chamadas espinhas internas. Se tratam de protuberâncias inflamadas e que não possuem um ponto central que indique a presença de pus no seu interior, por isso é importante não mexer nelas para poderem se curar espontaneamente, assim você evitará o aparecimento de marcas ou cicatrizes. No entanto, é possível reduzir a inflamação e acelerar sua cura pondo em prática algumas medidas de higiene e fazendo uso de tratamentos naturais que ajudem a tratar a pele mais rapidamente. Se você deseja saber quais são e como acabar com estas impurezas, continue lendo este artigo do ONsalus, no qual detalhamos como secar espinha interna com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Espinha com pus: por que surgem e como tratar

Espinha interna, o que fazer?

As espinhas internas, diferente de outras, são espinhas avermelhadas que se parecem com inflamações na pele e que não tem um ponto branco ou preto no centro. Neste caso, o que acontece é que o poro é obstruído profundamente e, consequentemente, sai essa protuberância avermelhas e irritada que pode ser muito dolorida. Por não ter um ponto central ou cabeça, este tipo de espinha não pode ser tratada superficialmente, por isso que é importante deixar que seu desenvolvimento avance e desapareça espontaneamente.

A seguir, vamos apresentar quais podem ser as possíveis causas das espinhas internas para que você possa conhecê-las e preveni-las na medida do possível:

  • Mudanças hormonais.
  • Dieta inadequada.
  • Uso de produtos cosméticos que sejam irritantes ou agressivos à pele.
  • Alergia a algum ingrediente ou produto específico.
  • Estresse.

Esfoliação caseira contra as espinhas internas

Devido ao fato de que as espinhas internas não devem ser pressionadas para eliminá-las, a esfoliação é o melhor método pelo qual podemos recorrer para tratar estas impurezas e fazer com que desapareçam o quanto antes da nossa pele. Ao esfoliar a pele, as células mortas acumuladas são eliminadas, ajudando desta forma a desbloquear os poros, permitiindo a saída da sujeira e prevenindo novas obstruções.

É possível fazer uma esfoliação caseira, mas é preciso ficar atenta e utilizar produtos que sejam mais adequados para estes tipos de impurezas. As melhores opções são produtos naturais com propriedades adstringentes que neutralizem a oleosidade da área. Anote as seguintes receitas:

  • Esfoliante de açúcar e limão sicialiano: misture 1 colher de sopa de açúcar com o suco de 1/2 limão recém espremido. O limão sicialiano é um excelente adstringente natural que diminui o sebo e desinfeta a pele.
  • Esfoliante de açúcar e kiwi: misture 1 kiwi sem pele e previamente triturado com 1 colher de sopa de açúcar. O kiwi é uma fruta rica em vitamina C e outros componentes antioxidantes que ajudam a diminuir o excesso de sebo e a eliminar impurezas.

Como fazer a esfoliação

Quando se esfolia uma área com espinhas internas, é importante fazer isso com muito cuidado e suavidade. Veja estes conselhos abaixo:

  • Lave a área antes de aplicar o esfoliante.
  • Aplique o esfoliante sobre a pele um pouco úmida e fazendo suaves massagens circulares.
  • Não esfregue a pele em nenhum momento.
  • Retire o produto com água fria para que os poros se fechem.
  • Não se exponha ao sol durante o uso da máscara.
Como secar espinha interna com remédios caseiros - Esfoliação caseira contra as espinhas internas

Compressas quentes como remédio para espinha interna

Um dos remédios caseiros para eliminar espinhas internas mais simples e eficazes que se pode usar é aplicar compressas quentes sobre as protuberâncias. Este tratamento pode te ajudar a diminuir a inflamação da espinha e fazer com que o pus seja drenado para fora, desta forma pode ser eliminado posteriormente.

Tratamento

Você só precisa esquentar um pouco de água em uma panela, umedecer um pano ou gaze nela e, em seguida, colocá-lo diretamente sobre a área onde está a espinha. Deixe descansando sobre a pele durante alguns minutos e repita este tratamento várias vezes ao dia para obter melhores resultados.

Máscaras de argila verde para eliminar as espinhas internas

A argila verde destaca-se como produto eficaz para eliminar espinhas internas devido as suas propriedades curativas e adstringentes. Ela limpa a pele profundamente, elimina toda a sujeira acumulada nos poros, reduz o sebo e seca as espinhas mais rapidamente. Além disso, após seu uso, a pele fica completamente purificada.

Preparo e aplicação

  1. Primeiro, junte em um recipiente de vidro ou de madeira (nunca de metal, pois a argila perde suas propriedades), 2 colheres de sopa de argila verde em pó e 3 colheres de sopa de água.
  2. Misture a argila com a água pouco a pouco e vá mexendo até obter uma pasta consistente, uniforme e sem caroços.
  3. Aplique a máscara sobre a pele com a ajuda de um pincel e deixe agir até ver que a argila secou.
  4. Retire a máscara com água morna e pronto!
Como secar espinha interna com remédios caseiros - Máscaras de argila verde para eliminar as espinhas internas

Máscara de bicarbonato de sódio contra espinhas internas

O bicarbonato de sódio é outro dos produtos mais utilizados para eliminar as espinhas internas com remédios caseiros e manter a pele em perfeitas condições. Isto ocorre pois se trata de um produto que permite acabar com as bactérias que causam as impurezas e que ajuda a reduzir a inflamação destas espinhas internas.

Preparo e aplicação

  1. Em um recipiente, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com um pouco de água. Você também pode adicionar algumas gotas de limão para potencializar seus efeitos.
  2. Remova os ingredientes até obter uma pasta granulada homogênea.
  3. Aplique a máscara sobre a área afetada fazendo massagens circulares e deixe agir durante cerca de 10 minutos.
  4. Passado esse tempo, enxague com água em abundância.

Óleo de árvore do chá contra espinha interna

Você conhece o óleo essencial de árvore do chá? Este é um dos melhores óleos que existem para tratar as peles com acne e com tendência a desenvolver espinhas, e isto acontece porque conta com propriedades antibacterianas, antissépticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Além de ajudar a eliminar a sujeira e as impurezas, consegue fazer com que a pele danificada se recupere mais rapidamente e previne marcas ou cicatrizes na mesma.

Tratamento

Em primeiro lugar, você deve ir a uma loja especializada em produtos naturais para comprar este óleo. Você somente precisará dissolver 4 ou 5 gotas de óleo de árvore do chá em 1/2 copo de água mineral e misturar. Aplique esta mistura sobre as espinhas com a ajuda de um disco de algodão e deixe secar. Você pode fazer o tratamento antes de ir dormir e deixar agir durante toda a noite para ter melhores resultados.

Máscara de mel como remédio para espinha interna reduz a inflamação e hidrata a pele

Se você deseja eliminar as espinhas internas no rosto o quanto antes e, além disso, hidratar a pele e melhorar o aspecto do seu rosto, nada melhor que aplicar uma máscara de mel caseira. O mel é uma substância natural com muitos benefícios para a pele, o qual além de reduzir o sebo e combater as espinhas inflamadas, nutre e hidrata desde as camadas mais internas da pele. Também é um bom ingrediente para evitar as marcas e cicatrizes da acne.

Preparo e aplicação

  1. Misture 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de iogurte natural sem açúcar e 1/2 colher de sopa de suco de limão recém espremido.
  2. Quando obter uma mistura homogênea, aplique-a sobre o rosto limpo.
  3. Deixe descansar durante 20 minutos.
  4. Passado esse tempo, enxague o rosto e seque com uma toalha limpa.

Máscara de pepino, alivia a irritação e regenera a pele

Quando falamos de remédios caseiros para espinhas internas, não podemos nos esquecer das magníficas propriedades que o pepino possui para a acne e a pele oleosa. Este alimento tão consumido é rico em água, vitaminas A, C e E, minerais y aminoácidos que ajudam a acalmar a pele irritada, reduzir a inflamação das espinhas, prevenir novas impurezas e regenerar a pele que ficou danificada.

Preparo e aplicação

  1. Descasque e corte em rodelas 1/2 pepino.
  2. No liquidificador ou com a batedeira, processe o pepino junto a 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de mel e o suco de 1/2 limão.
  3. Aplique a máscara sobre a área afetada e espere cerca de 20 minutos.
  4. Em seguida, retire com água morna ou fria em abundância.

Outros conselhos para eliminar uma espinha interna

  • Mantenha a área afetada bem limpa e desinfetada. O ideal é utilizar um sabonete antibacteriano de manhã e de noite ou utilizar loções limpantes indicadas pelo dermatologista no caso de ter uma acne moderada ou severa.
  • Você pode se aplicar uma loção de farmácia específica para eliminar as espinhas internas. Estas costumam conter componentes como ácido retinoico, peróxido de benzoíla, ácido salicílico, etc.
  • De forma alguma você deve pressionar ou estourar as espinhas internas.
  • Fazer banhos de vapor quente também pode te ajudar a destapar os poros e favorecer a eliminação destas e outras impurezas.
  • Cuide da sua alimentação para melhorar o aspecto da pele e prevenir as espinhas internas. É importante que consuma mais frutas e vegetais e que reduza o consumo de alimentos gordurosos.
  • Mantenha sua pele hidratada tomando bastante água ao longo do dia.
  • Se as espinhas internas não desaparecem da sua pele ou aparecem muito frequentemente, te recomendamos que marque uma consulta com um dermatologista para averiguar porquê isso ocorre.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar espinha interna com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como secar espinha interna com remédios caseiros
1 de 3
Como secar espinha interna com remédios caseiros

Voltar ao topo da página