Doenças do sistema linfático

Caroço na clavícula: causas e tratamento

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. Atualizado: 5 dezembro 2022
Caroço na clavícula: causas e tratamento

Você notou algo estranho na área entre os ombros e o pescoço? Um caroço na clavícula pode causar preocupações, mas, como você verá, nem sempre é algo para se temer, e sim mais um problema a ser resolvido.

Os caroços na região superior da clavícula são chamados de supraclaviculares. Podem ser gânglios inflamados, consequência de alguma batida anterior, uma fratura mal curada e, em alguns casos, tumores de diferentes tipos.

A seguir, nesse artigo do ONsalus, explicamos tudo sobre caroço na clavícula: causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Caroço na nuca: o que pode ser

Índice

  1. Inflamação de gânglios
  2. Clavícula fraturada
  3. Lipoma
  4. Tumores
  5. Costela cervical

Inflamação de gânglios

Essa é a causa mais frequente do aparecimento de um caroço na clavícula ou acima dela.

Os gânglios são estações de "limpeza" do organismo. Ali os processos inflamatórios de outras partes do corpo são drenados, favorecendo a liberação de células inflamatórias e de produtos da inflamação que auxiliam a resolver a situação onde ela estiver acontecendo.

Um gânglio pode permanecer em um tamanho maior mesmo depois de já resolvido o problema que o causou, como, por exemplo, uma infecção. É importante não cutucar um gânglio inflamado ao descobri-lo, uma vez que isso pode fazer com que a inflamação continue por muito mais tempo.

Os processos que podem levar um gânglio a inflamar próximo à clavícula são:

  • Infecção;
  • Tumor.

O que fazer?

É importante não tocar no gânglio, já que ao fazer isso persistirá a inflamação.

Se o gânglio continuar no local por mais de duas semanas, o ideal é procurar um médico. Em alguns casos, o nódulo pode ficar superinfectado com bactérias e precisar ser tratado com um antibiótico. Em outros, o processo que o levou a aumentar de tamanho pode ainda estar ativo e exigir tratamento específico.

Na consulta médica, com certeza, o(a) profissional de saúde irá interrogá-lo cuidadosamente, avaliá-lo e solicitar exames para descobrir a causa do gânglio inflamado. Pode-se solicitar um ultrassom, radiografias, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, dependendo de quais sejam as principais suspeitas.

Dependendo da causa, o tratamento pode variar de antibióticos e anti-inflamatórios a cirurgia ou mesmo um tratamento oncológico.

Lembre-se que antes de qualquer um desses tratamentos é fundamental rever os seus hábitos, já que uma dieta saudável, exercício físico conforme sua capacidade, bom descanso e gestão adequada das suas emoções são pontos fundamentais para evoluir positivamente o quadro.

Clavícula fraturada

Se o caroço na clavícula existe por este motivo, neste caso, deve haver histórico de golpe muito forte capaz de causar fratura do osso da clavícula.

Muitas vezes, pode aparecer um caroço após a cicatrização da lesão óssea, o que pode ser tão somente um calo ósseo (como um hipercrescimento para compensar a área enfraquecida) ou porque a fratura não se calcificou adequadamente, havendo proeminências que podem ser vistas a olho nu ou apalpadas.

O que fazer?

Se o caroço é evidente, causa incômodo e persiste, convém procurar ajuda com seu/sua médico(a) de confiança. Pode ser que seja somente o ressalto ósseo de uma fratura de tempos atrás, mas de todo modo também é importante descartar as hipóteses de serem algumas das outras possibilidades abordadas nesse artigo.

Se for consequência do golpe que você sofreu, geralmente não é preciso fazer nada. Se a área causar incômodos, a fisioterapia pode ser útil.

Confira algumas dicas de alimentos para fortalecer os ossos.

Caroço na clavícula: causas e tratamento - Clavícula fraturada

Lipoma

Um lipoma é um temor benigno. Um conjunto de células de gordura que estão todas juntas em um só lugar, formando uma massa, por vezes pequena e, por outras, maior.

Não costuma doer, é macio, está logo abaixo da pele e se move um pouco. Apesar de indicarmos que não "costuma doer", em alguns casos quando está perto de terminações nervosas ou contém muitos vasos sanguíneos, pode causar algum desconforto e, aí, vemos este caroço na clavícula.

Tratamento

Um lipoma é um tumor benigno, com um crescimento lento e que não costuma requisitar tratamento, mas de toda forma é importante que um(a) médico(a) confirme esse diagnóstico.

Para isso, às vezes basta o exame físico e o seu relato sobre o caroço. Contudo, em outras ocasiões, pode ser necessário coletar uma amostra para diferenciá-lo de outros problemas mais complicados.

Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para remover o tumor diretamente, como:

  • Crescimento muito rápido;
  • É esteticamente desagradável;
  • Causa dores;
  • Suspeita-se que seja um tumor maligno.

Este último é raro, entretanto, deve ser descartado em alguns casos, porque sua evolução pode ser mais complicada.

Caroço na clavícula: causas e tratamento - Lipoma

Tumores

Os tumores com crescimento mais agressivo podem começar a se manifestar com a presença de um caroço na clavícula. Nesse caso, seria um gânglio inflamado que avisa que algo não está bem.

Outros sintomas como cansaço significativo, perda de peso sem motivo e dores podem sinalizar que um processo desse tipo está ocorrendo, embora você deva saber que esses sintomas podem corresponder a muitas outras causas e não necessariamente ao câncer, portanto, não se assuste.

Um caroço que sugere um tumor maligno costuma ter as seguintes características (embora possa não ser um tumor desse tipo também):

  • Região enrijecida;
  • Ao apalpar o gânglio, ele geralmente é bastante duro e não se move muito;
  • Geralmente não dói.

Pode ser um problema localizado nas mamas, no pulmão ou no sistema linfático (linfoma).

O que fazer?

Primeiramente, não se assuste, tumores não são a causa mais frequente de um caroço na clavícula, e possivelmente esse não é seu caso. Além disso, muitos processos desse tipo podem ser tratados de forma eficaz, e a maneira como você enfrenta o problema é a chave para a sua recuperação.

Nesse ponto devemos adverti-lo, novamente, de que uma vida o mais saudável possível permitirá que seu organismo se recupere de forma mais rápida. Avalie o que você come, como come, sua rotina de sono, de exercícios, e lembre-se que a maneira como você administra o estresse é um aspecto essencial.

Quando você for ao/à médico(a), ele(a) irá fazer perguntas, avaliar e solicitar os exames que julgar necessários. Provavelmente solicitarão uma biópsia do gânglio inflamando ou do caroço e, se for encontrado um tumor, também serão coletadas amostras, se possível.

Os tratamentos são variados e podem variar de medicamentos até radioterapia, mas a cirurgia também pode ser necessária.

Costela cervical

Já foi descrito pela literatura e é algo realmente muito raro, porém possível. Trata-se de uma pequena “costela extra” que fica acima da primeira costela, próximo à clavícula e aparece como uma protuberância nessa região.

O que fazer?

Se não houver sintomas relevantes, realmente não há necessidade de fazer nada. Se por sua localização a costela cervical comprime um nervo, causa desconforto ou esteticamente não lhe agrada, é possível fazer uma cirurgia, entretanto isso deve ser avaliado caso a caso.

Agora que você viu as principais causas para um caroço na clavícula e os possíveis tratamento, também recomendamos a leitura deste outro artigo sobre caroço na nuca, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Caroço na clavícula: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema imunitário.

Bibliografia
  • Banjar FK, Wilson AM. Anatomy, Head and Neck, Supraclavicular Lymph Node. 2021 Sep 7. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–. PMID: 31335020.
  • Kusano J, Murai N, Yasuhara Y. A Supraclavicular Mass. JAMA Otolaryngol Head Neck Surg. 2017 Aug 1;143(8):837-838. doi: 10.1001/jamaoto.2016.4508. PMID: 28617911.
  • Roy S, Jain N, Narang E, Singh J. Cervical Rib: A Rare Differential of a Supraclavicular Mass. Ear Nose Throat J. 2020 Aug 14:145561320950495. doi: 10.1177/0145561320950495. Epub ahead of print. PMID: 32791903.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Caroço na clavícula: causas e tratamento