Doenças do ânus

Dor retal à noite - Causas e tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 3 maio 2023
Dor retal à noite - Causas e tratamento

A dor retal à noite pode ser causada por proctalgia fugaz, constipação ou prisão de ventre, fissuras anais, retocele, hemorroidas, entre outras condições. Esta enfermidade pode ocorrer ocasionalmente e pode ser um sinal de alerta de uma condição médica que deve ser identificada.

Para descobrir o que causa a dor retal à noite e seus respectivos tratamentos, continue lendo este artigo do ONsalus, no qual você obterá todas as informações necessárias sobre o assunto.

Índice

  1. Proctalgia fugaz
  2. Constipação
  3. Hemorróidas
  4. Abcesso retal
  5. Fissura anal
  6. Retocele
  7. Menstruação
  8. Estresse

Proctalgia fugaz

Proctalgia fugaz é uma dor ou cãibra que se nota no ânus devido a espasmos, ou cãibras nos músculos do assoalho pélvico. Esta condição é imprevisível, o que dificulta o diagnóstico. Ocorre frequentemente durante a noite e acorda a pessoa enquanto dorme. Então se você sente uma dor retal à noite, esta pode ser a causa.

Pode durar alguns segundos ou vários minutos, e quando severo pode impedir que você realize suas atividades diárias.

Tratamento

O tratamento para proctalgia fugaz é baseado no alívio da dor e relaxamento dos músculos anais para evitar a ocorrência de espasmos. Para isso, o médico prescreverá

  • Trinitrato glicérico tópico, que é indicado para o alívio da dor.
  • Bloqueios nervosos com substâncias que entorpecem os nervos na região anal.
  • Relaxantes musculares.

Constipação

A constipação, como também é conhecida a prisão de ventre, consiste em movimentos intestinais que ocorrem pelo menos duas a três vezes por semana. Os sintomas incluem pequenas fezes difíceis de passar, assim como desconforto abdominal e dor no ânus, portanto, você pode sentir dor retal à noite.

Tratamento

Na maioria dos casos, seu médico prescreverá o tratamento, que consistirá em mudanças no estilo de vida, como comer uma dieta rica em fibras, frutas e vegetais, e exercício.

Se necessário, o médico recomendará laxantes ou outros medicamentos para ajudar a superar a condição.

Hemorróidas

As hemorroidas são uma condição na qual veias inchadas e inflamadas ocorrem ao redor do ânus, causando desconforto, dor, coceira e sangramento. O desconforto pode durar dias ou semanas e as hemorroidas podem ser localizadas dentro ou fora do ânus. Os sintomas que o paciente pode apresentar dependem de sua localização.

Se forem externos, podem ser sentidos como um caroço duro acompanhado de dor anal, ardor e sensibilidade, mas quando são internos, não apresentam sintomas devido à falta de terminações nervosas sensoriais no reto.

Tratamento

O tratamento das hemorroidas que também podem causar dor retal à noite será prescrito pelo médico para aliviar os sintomas e prevenir a sua recorrência.

Inicialmente, o médico recomendará a ingestão de analgésicos e anti-inflamatórios, bem como mudanças nos hábitos alimentares, aumentando a ingestão de fibras para evitar que a constipação agrave a situação.

Ele indicará o uso de cremes tópicos, mas se isso não melhorar, recomendará procedimentos como escleroterapia ou hemorroidectomia.

Dor retal à noite - Causas e tratamento - Hemorróidas

Abcesso retal

Um abscesso anorretal é uma cavidade cheia de pus que se forma dentro dos sulcos do canal anal. É frequentemente causado pelo acúmulo de bactérias comuns em tecidos comprometidos. Conforme o corpo tenta controlar a infecção, os glóbulos brancos mortos e os fluidos corporais começam a se acumular no tecido, formando uma bolsa de pus.

Este abscesso pode se formar perto ou dentro do ânus e está frequentemente associado a doenças gastrointestinais e irregularidades intestinais. Os sintomas que acompanham esta condição, além da dor retal à noite, são:

  • Fadiga
  • Febre
  • Constipação
  • Secreção retal e sangramento

Tratamento

Para o tratamento desses abscessos, serão necessários antibióticos após avaliação médica e confirmação do diagnóstico.

O médico drenará o abscesso no consultório médico, que requer apenas anestesia local, um bisturi e um par de fórceps. Isto se o abscesso for pequeno e não muito profundo. Caso contrário, o procedimento precisará ser realizado em uma sala de cirurgia sob anestesia.

Fissura anal

A fissura anal é uma lesão que ocorre quando a pele do ânus rasga ou racha e pode causar sangramento e dor na região anal. Uma fissura no ânus causa dor durante a defecação e isto pode durar muito mais tempo. Além da sensibilidade e desconforto na região anal, pode ser acompanhada de sangramento.

Esta condição pode ser causada por constipação, diarreia crônica, doença inflamatória intestinal, parto ou cirurgia anal.

Tratamento

Dependerá do que está causando a fissura anal. Se for causada pela constipação, o médico recomendará amolecer as fezes para facilitar a sua passagem. Para fazer isso, o médico recomendará beber muita água, aumentar a ingestão de fibras na dieta e tomar suavizantes ou laxantes para as fezes.

Para o alívio da dor, ele ou ela prescreverá a aplicação de medicamentos diretamente na fissura anal para estimular a cura, como nitroglicerina tópica e lidocaína.

A cirurgia será indicada pelo médico se o acima exposto não funcionar. Esta é uma esfincterotomia lateral esquerda, na qual os músculos do esfíncter anal são cortados para ajudar a lesão a cicatrizar de forma limpa.

Dor retal à noite - Causas e tratamento - Fissura anal

Retocele

Retocele é um enfraquecimento da parede entre a vagina e o reto que muitas vezes ocorre nas mulheres. Normalmente, a última parte do intestino grosso empurra para a parede posterior da vagina. Isto também é conhecido como prolapso vaginal posterior, que é muito comum após os 50 anos.

Embora a retocele nem sempre produza sintomas se ela for pequena, pode ocorrer algum desconforto:

  • Dor retal à noite ou de dia.
  • Incapacidade de esvaziar o intestino.
  • Constipação intestinal.
  • Esforço para defecar.
  • Incontinência.

Retocele ocorre mais frequentemente nas mulheres durante a gravidez e o parto devido ao alongamento ou enfraquecimento dos músculos vaginais. É importante notar que as mulheres que têm cesárea também correm risco para esta condição.

Tratamento

Assim que se tornar sintomático, é necessário iniciar o tratamento, que será realizado por um médico e indicará mudanças na dieta, aumentando o consumo tanto de fibra quanto de água, a fim de evitar a constipação.

Ele também recomendará exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico conhecidos como exercícios de Kegel.

Se as recomendações acima não forem eficazes, o especialista indicará a resolução cirúrgica para restaurar o tecido enfraquecido.

Menstruação

Quando as mulheres estão menstruadas, elas podem experimentar o que é conhecido como espasmos musculares abdominais e estes também podem ser refletidos como dor no ânus. Isto ocorrerá antes ou durante o ciclo menstrual. Os espasmos musculares podem variar de mulher para mulher, assim como de ciclo para ciclo, pois não são todos iguais, pois dependem da carga hormonal.

Tratamento

Será indicado pelo médico, que recomendará o uso de antiespasmódicos, relaxantes musculares acompanhados de analgésicos antes e durante o ciclo menstrual.

Estresse

A exposição frequente a situações estressantes pode criar tensão nos músculos anais, causando cãibras na área. Isto pode levar à dor retal à noite, assim como outros sintomas.

Tratamento

Para controlar esta situação, o médico, uma vez feito o diagnóstico, indicará um melhor controle das emoções, além de tomar medicamentos para ajudar a relaxar os músculos anais e evitar a ocorrência de espasmos musculares.

Nestes casos, os relaxantes musculares como o nitrato de glicerila tópico são indicados porque fazem os nervos ficarem dormidos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor retal à noite - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Astiz, J. M., Beraudo, M., Tinghitella, G., Chiurco, L., & Kushinacayó, M. (2007). Abscesos y fístulas anales. Rev. argent. cir, 146-154.
  • Bermejo San José, F., & Álvarez Sánchez, J. A. (2006). Hemorroides. Revista Española de Enfermedades Digestivas, 98(3), 218-218.
  • Seow‐Choen, F. y Nicholls, RJ (1992). fístula anal. Revista británica de cirugía , 79 (3), 197-205.
  • Zbar, AP, Lienemann, A., Fritsch, H., Beer-Gabel, M. y Pescatori, M. (2003). Rectocele: patogénesis y manejo quirúrgico. Revista internacional de enfermedades colorrectales , 18 , 369-384.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dor retal à noite - Causas e tratamento