Doenças do ânus

Sangramento indolor do ânus: causas e tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 13 janeiro 2025
Sangramento indolor do ânus: causas e tratamento

O sangramento do ânus é um sintoma que pode acompanhar uma série de condições diferentes. Você pode notar sangramento retal após se limpar ou ver sangue nas fezes. As causas que podem levar ao sangramento anal indolor incluem hemorroidas, fissuras anais, doença inflamatória intestinal e até mesmo câncer colorretal.

Nem todas as causas de sangramento anal são graves; entretanto, algumas exigem tratamento médico. Portanto, se você tiver esse sintoma, é importante consultar um médico para determinar a origem do sangramento e prescrever o tratamento adequado com base nos sintomas que o acompanham.

Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, onde encontrará as causas do sangramento anal indolor e seus respectivos tratamentos.

Também lhe pode interessar: Pontadas no ânus: causas e tratamentos
Índice
  1. Hemorroides
  2. Fisura anal
  3. Constipação
  4. Pólipos colorrectales
  5. Doença inflamatória intestinal (DII)
  6. Infecções sexualmente transmissíveis
  7. Câncer intestinal

Hemorroides

Consiste na inflamação das veias anais. Elas ficam dilatadas e podem sangrar durante a evacuação. Outro nome comum para hemorroidas é "pilastras". Elas podem ocorrer em qualquer idade e são a causa mais comum de sangramento retal.

Tratamento

As hemorroidas respondem bem ao tratamento com cremes e supositórios locais contendo analgésicos e anti-inflamatórios. O médico também pode recomendar banhos de assento, além de uma dieta rica em fibras e medicamentos que facilitem a evacuação, o que ajuda a reduzir o desconforto causado por essas lesões.

Se esses tratamentos não forem eficazes, o médico pode sugerir uma cirurgia para removê-las.

Sangramento indolor do ânus: causas e tratamento - Hemorroides

Fisura anal

As fissuras anais ocorrem quando o tecido que reveste o ânus se rompe, causando dor e sangramento retal. Elas podem ocorrer após esforço para evacuar fezes duras. Você pode sentir vontade de continuar defecando, mesmo quando o intestino já está vazio.

Tratamento

Em alguns casos, a fissura anal pode se curar por conta própria. Entretanto, às vezes é necessário tratamento médico. Seu médico recomendará uma dieta rica em fibras e medicamentos que facilitem a evacuação. Em casos mais graves, ele pode recomendar o uso de cremes ou cirurgia para reparar o tecido afetado.

Sangramento indolor do ânus: causas e tratamento - Fisura anal

Constipação

A constipação é definida como a evacuação de menos de três fezes por semana. Entretanto, algumas pessoas podem ter uma frequência normal, mas apresentam outros sintomas, como esforço excessivo durante as evacuações, sensação de evacuação incompleta e fezes duras, o que pode levar a sangramento anal.

Tratamento

Inicialmente, o médico recomendará mudanças no estilo de vida, como aumentar a ingestão de fibras, beber bastante água e fazer exercícios diariamente. Se necessário, o médico também pode prescrever o uso de laxantes para facilitar os movimentos intestinais.

Pólipos colorrectales

Os pólipos são crescimentos anormais e não cancerosos que, à medida que aumentam de tamanho, podem se assemelhar a um fungo na mucosa do reto ou do cólon. Os pólipos colorretais são comuns, e os maiores podem causar sangramento intenso.

Tratamento

Uma vez diagnosticado por colonoscopia, o médico recomendará a remoção dos pólipos para exame, a fim de evitar o risco de se tornarem cancerosos.

Doença inflamatória intestinal (DII)

A doença inflamatória intestinal causa inflamação crônica no revestimento dos intestinos delgado e grosso. Isso inclui a doença de Crohn e a colite ulcerativa.

A doença inflamatória intestinal causa dor crônica, bem como diarreia que, quando grave, pode causar sangramento retal.

Tratamiento

En la enfermedad inflamatoria intestinal, el tratamiento tiene la finalidad de controlar la inflamación, con lo cual se logra el alivio de los síntomas. El médico será quien indique:

  • Medicamentos antiinflamatorios.
  • Inhibidores del sistema inmunitario.
  • Antibióticos.
  • Antidiarreicos.
  • Analgésicos.

Al mismo tiempo, el médico recomendará una dieta acorde a los síntomas que presente el paciente. Si no hay mejoría, indicará cirugía.

Infecções sexualmente transmissíveis

Algumas infecções sexualmente transmissíveis podem causar inflamação e sangramento no revestimento anal ou retal; entre elas estão a gonorreia, a clamídia e a sífilis. O herpes causa feridas que tendem a sangrar; da mesma forma, o papilomavírus humano pode causar verrugas anais que também podem sangrar.

Tratamento

As infecções sexualmente transmissíveis são tratadas com antibióticos, antivirais ou antifúngicos, dependendo de a causa ser viral, bacteriana ou fúngica.

Sangramento indolor do ânus: causas e tratamento - Infecções sexualmente transmissíveis

Câncer intestinal

Esse tipo de câncer começa no intestino grosso. Doenças como a doença de Crohn, a doença celíaca e os pólipos do cólon podem aumentar o risco de desenvolver câncer colorretal. Os sintomas incluem dor abdominal, perda de peso inexplicável, sangue nas fezes e o aparecimento de uma massa na região abdominal.

Tratamento

O câncer gastrointestinal requer tratamento, que será fornecido por um oncologista médico e será determinado pela condição do paciente e pelo estágio da doença.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sangramento indolor do ânus: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Astiz, J. M., Beraudo, M., Tinghitella, G., Chiurco, L., & Kushinacayó, M. (2007). Abscesos y fístulas anales. Rev. argent. cir, 146-154.
  • Díez, M., & Díaz, A. (2011). Infecciones de transmisión sexual: epidemiología y control. Revista Española de Sanidad Penitenciaria, 13(2), 58-66.
  • Remes-Troche, J. M. (2005). Estreñimiento: evaluación inicial y abordaje diagnóstico. Revista de Gastroenterología de México, 70(3), 312-322.
  • Sambuelli, M., Negreira, S., Gil, A., Goncalves, S., Chavero, P., Tirado, P., ... & Huernos, S. (2019). Manejo de la enfermedad inflamatoria intestinal. Revisión y algoritmos de tratamiento.
Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Sangramento indolor do ânus: causas e tratamento