Partilhar

Pontadas no ânus: causas e tratamentos

 
Por Redação ONSalus. 28 outubro 2020
Pontadas no ânus: causas e tratamentos

São várias as doenças que podem causar as fisgadas no ânus. Geralmente, são causadas pela inflamação do tecido que reveste esta área e, além das pontadas, se pode sentir cansaço e dor ao levantar do vaso sanitário. Sempre é importante ficar atento a todos os sintomas que aparecerem, já que podem revelar se você está sofrendo algum tipo de condição ou lesão que precise de um tratamento médico urgente.

Neste artigo do ONsalus te explicamos quais são as doenças que podem te causar pontadas no ânus e como tratá-las.

Também lhe pode interessar: Bolinha no ânus: o que pode ser

Hemorroidas

As hemorroidas são almofadas de tecido onde ficam as veias e artérias do canal anal, sendo que quando estas se dilatam em excesso, se tornam varizes. Esta doença pode ser causada pela constipação, por fazer muita força ao defecar, por fraquezas congênitas do tecido, por causa da gravidez e parto, ou por cirrose hepática.

Geralmente as hemorroidas não causam dor, a menos que sejam formados coágulos de sangue, e devemos ficar atentos a sintomas como coceira anal, dor enquanto se está sentado e sangramento indolor ao defecar. Esta doença ocorre principalmente em pessoas entre os 45 e 65 anos.

Embora para o tratamento das hemorroidas se costumem utilizar cremes com cortisona, estes não têm comprovação científica de realmente curarem, mas podem ajudar a reduzir a inflamação, contudo se deve evitar o uso prolongado dos mesmos. Você também deverá fazer mudanças no seu estilo de vida, ter uma dieta rica em fibras melhorará o trânsito intestinal, tomar oito copos d'água por dia, usar roupas íntimas de algodão e evitar o papel higiênico, sobretudo os que são perfumados (em seu lugar use lenços umedecidos). Fazer banhos de assento com camomila em água morna ou com água de hamamelis pode ajudar a aliviar a coceira.

Pontadas no ânus: causas e tratamentos - Hemorroidas

Fissura anal

É uma fissura na mucosa que reveste o ânus, podendo ocorrer tanto em bebês quanto em adultos. As fissuras anais causam evacuações dolorosas e sangramento, além disso podem causar as pontadas no ânus. Em relação as causas, podem aparecer repentinamente devido a uma atividade extrema na contração dos músculos do ânus devido a constipação, diarreias prolongadas, doença de Crohn ou o parto.

A maioria das fissuras anais não precisam de tratamento, se curam sozinhas, mas devemos tomar alguns cuidados para evitá-las. Novamente, a mudança na alimentação é fundamental, consumir frutas, verduras e alimentos ricos em fibras ajudará a melhorar a constipação. No caso das crianças a preocupação é em evitar a dor na hora da evacuação, pois isto pode fazer com que elas evitem defecar, o que pode fazer com que as fezes fiquem ainda mais duras. Para aliviar a dor é possível utilizar pomadas, mas se as fissuras não desaparecerem você deve consultar seu médico para avaliar outros tratamentos.

Proctite

A proctite é a inflamação da mucosa que reveste o reto, e também pode causar pontadas no ânus. As causas mais comuns desta condição são doenças sexualmente transmissíveis, geralmente entre pessoas que praticam sexo anal, doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a colite ulcerosa, alergias a medicamentos e alimentos.

Se você está constipado, com sensação urgente de defecar e com dor ou secreção de muco e sangue nas fezes, deve consultar um médico para ser examinado, o que será feito através de um exame de fezes ou procedimentos como a sigmoidoscopia, a fim de verificar o interior do reto e do cólon.

O tratamento da proctite varia de acordo com a origem, caso seja por uma doença sexualmente transmissível, serão receitados antibióticos, se for por doenças intestinais serão administrados anti-inflamatórios, com as alergias serão suspensos os alimentos ou medicamentos que a estejam causando-a.

Pontadas no ânus: causas e tratamentos - Proctite

Fístula perianal

Outra das possíveis causas das pontadas no ânus e de sentir dor nessa área é a chamada fístula perianal ou anal. Trata-se de um canal anormal ou abscesso formado no reto e que acaba ficando cheio de líquido e material purulento, gerando sintomas como coceira, ardência e dor aguda ou intensa na hora de defecar. Também é possível que as fezes venham acompanhadas de sangue.

Uma vez diagnosticada, a fístula anal precisará de uma intervenção cirúrgica. Além disso, é importante que o paciente siga uma dieta rica em fibras, cuide da higiene da região íntima e pratique atividades físicas regularmente.

Quando ir ao médico ao senti fisgadas no ânus?

Se você apresentar sangramento retal, começar a ter dor nesta área e esta se espalhar ou vir acompanhada de calafrios, febre e secreção anal, consulte um médico ou gastroenterologista imediatamente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontadas no ânus: causas e tratamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Pontadas no ânus: causas e tratamentos
1 de 3
Pontadas no ânus: causas e tratamentos

Voltar ao topo da página