Partilhar

Remédio caseiro para vermes no ânus

Remédio caseiro para vermes no ânus

As parasitoses intestinais são uma das causas comuns de condições no aparelho gastrointestinal e de consulta médica. Embora sejam mais frequentes em crianças, podem surgir em qualquer idade, pois sua forma de transmissão é pela boca, por isso que a ingestão de alimentos ou água contaminados pode provocar seu desenvolvimento.

Os parasitas envolvidos são chamados, de forma genérica, de “lombrigas”, embora haja muitos tipos diferentes que podemos encontrar. Existe um pequeno grupo que tem predisposição em afetar a região anal, por isso os sintomas serão sentidos principalmente nessa região.

Neste artigo do ONsalus, te falamos sobre as causas e sintomas das lombrigas intestinais, seu tratamento médico e quais são as melhores opções de remédio caseiro para vermes no ânus.

Também lhe pode interessar: Coceira no ânus: remédios caseiros

Vermes no ânus ou lombrigas: causas e sintomas

Para começar, explicamos as principais causas e sintomas dos vermes no ânus, para então continuar especificando o melhor tratamento e remédios que você pode usar em casa.

Vermes no ânus mais comuns

Como mencionamos no início, são muitos os parasitas que podem estar envolvidos na infestação intestinal. Para fins práticos, podemos dividi-los em dois grandes grupos:

  • Parasitas planos: grupo no qual encontramos fundamentalmente as tênias.
  • Lombrigas ou parasitas redondos: que são parasitas alongados e cilíndricos de diversos comprimentos, que infestam vários segmentos do trato gastrointestinal. Entre estes encontramos a Ascaris lumbricoides (o mais comum), Ancylostomas e oxiúrus (Enterobius vermicularis). Estes últimos são os mais comuns na região anal.

Causas dos vermes no ânus

O aparecimento de qualquer um dos diferentes tipos de parasitas anais e intestinais acontece pelas mesmas causas:

  • Tomar líquidos contaminados.
  • Comer alimentos contaminados.
  • Falta de higiene pessoal.
  • Quando um animal contagiado lambe nossa boca, olhos ou nariz, ou também quando lambe nossas mãos e as passamos nas áreas com mucosas sem tê-las lavado.
  • Também é muito frequente em crianças que brincam com terra em parques ou jardins, pois esta pode estar contaminada com ovos destes parasitas. O processo de contágio é simples, uma vez que as crianças colocam as mãos na boca ou nos olhos com muita frequência e nem sempre lavam bem as mãos antes disso.

Sintomas de infestação por lombrigas intestinais ou oxiúrus

São muitos os sintomas que podem se apresentar devido a infestação por lombrigas, sendo não específicos da mesma.

  • Dor abdominal de apresentação variável e irregular.
  • Distensão (inchaço) do abdômen.
  • Perda de peso sem causa precisa.
  • Diarreia ocasional.
  • Náuseas e/ou vômitos.
  • Coceira no ânus.
  • Expulsão de parasitas vivos ou mortos pela boca ou ânus.
Remédio caseiro para vermes no ânus - Vermes no ânus ou lombrigas: causas e sintomas

Como acabar com vermes no ânus rapidamente: tratamento médico

O tratamento médico para os vermes no ânus e intestinos dependerá do parasita envolvido, o qual o médico detectará através do exame de fezes e avaliação física.

  • Tênias: são tratadas com Praziquantel, um antiparasitário que provoca paralisia dos músculos delas, permitindo que sejam eliminadas com as fezes. Além disso, é eficaz contra o Schistosoma, que causa a bilharzíase.
  • Lombrigas: a maioria delas podem ser tratadas com diferentes graus de eficácia com Mebendazol, Albendazol ou Pamoato de Pirantel. Um medicamento que tem demonstrado alta eficácia é a Nitazoxanida, a qual tem um espectro de ação bastante amplo sendo eficaz, inclusive, contra alguns protozoários.

De qualquer forma, será o médico quem estabelecerá a dose correspondente, sempre calculada de acordo com o peso do paciente. De modo geral, recomenda-se tratar toda a família de forma preventiva a cada 6 meses utilizando, de preferência, a Nitazoxanida devido ao seu amplo espectro de ação.

Remédios caseiros para vermes no ânus - os mais recomendados

Como indicamos anteriormente, dentre os parasitas que infestam o intestino, os que habitam a região do ânus são os oxiúros. Em seu ciclo de vida, a fêmea deve sair durante a noite para colocar seus ovos na parte externa do ânus, na área perianal, e isso o que causa a coceira ou comichão noturna nessa região. Para tratá-los especificamente na região anal, podem ser usados os mesmos remédios caseiros para as lombrigas intestinais. Por isso, entre os remédios caseiros para eliminar vermes no ânus, destacamos:

Vinagre de maçã para as lombrigas

Misture duas colheradas de vinagre de sidra de maçã em um copo com água e adicione estévia ou outro adoçante, ao seu gosto, se deseja melhorar o sabor, embora seja melhor tomá-lo sem adoçar. Ingerir esta receita duas vezes ao dia durante três dias seguidos.

Óleo de coco

Consumir 1 ou 2 colheradas pequenas de óleo de coco pela manhã, em jejum, durante três dias. Existem vários benefícios do óleo de coco para a saúde, os quais seu corpo poderá aproveitar enquanto você o toma como antiparasitário natural.

Óleo de rícino

Ingerir uma colherada pequena, no caso das crianças, ou uma colherada para os adultos, a qual deve ser ingerida em jejum pela manhã durante 2 ou 3 dias seguidos. Este remédio te permitirá eliminar as lombrigas do intestino e da região anal, embora tenha uma desvantagem: seu desagradável sabor. Por isso, há quem prefira tomar a dose espalhada em um pedaço de pão ou misturada com água ou suco de laranja e, se necessário, com um pouco de adoçante.

Alho cru para eliminar os parasitas

Comer um ou dois dentes de alho crus pela manhã em jejum durante 3 dias é muito eficaz para acabar com a parasitose intestinal, assim como com diferentes tipos de infecções, sejam virais, bacterianas ou fúngicas. Conheça mais benefícios do alho para a saúde com este outro artigo do ONsalus.

Cenouras cruas

As cenouras estão cheias de fibras como os prebióticos, que ajudam a combater estes parasitas. Então, comer uma xícara de cenoura crua em cubinhos, ralada ou como aperitivo pela manhã e em jejum durante 3 ou 4 dias é outro dos melhores remédios naturais para eliminar as lombrigas intestinais, que causam grande incômodo na região anal. Além disso, para potencializar seu efeito, durante os dias de tratamento, coma maiores quantidades de cenoura além das que comer em jejum, embora serão estas as que terão um efeito maior.

Extrato de sementes de pomelo

Este é um remédio caseiro para vermes no ânus muito conhecido em todo o mundo. Para fazê-lo corretamente, você deve consumir 200 mg de extrato de sementes de pomelo em jejum pela manhã e durante uma semana.

Suco de abacaxi para as lombrigas intestinais

Prepare o suco com um pedaço de 1/4 de abacaxi e beba-o logo pela manhã durante, pelo menos, 3 ou 4 dias. A partir do primeiro ou segundo copo, notará que ele tem um efeito purgante.

Sementes de abóbora

Prepare uma pasta com uma xícara de sementes de abóbora trituradas com meia xícara de água e coma ela pela manhã, em jejum, por 3 ou 4 dias para eliminar os parasitas.

Remédio caseiro para vermes no ânus - Remédios caseiros para vermes no ânus - os mais recomendados

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para vermes no ânus, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Childrens MD. (2015, abril 21). That anal itch: how to diagnose and permanently get rid of pinworms. Acessado em 14 de abril de 2019. Disponível em Crildrens MD: https://childrensmd.org/uncategorized/anal-itch-diagnose-permanently-get-rid-pinworms/
  • Gillespie, C., & Sampson, S. (2017, novembro 01). What are intestinal worms? Acessado em 14 de abril de 2019. Disponível em Health Line: https://www.healthline.com/health/intestinal-worms
  • Naser, S. (2018, julio 11). 17 home remedies to get rid of pinworms. Acessado em 14 de abril de 2019. Disponível em Style Craze: https://www.stylecraze.com/articles/home-remedies-for-pinworms/
  • Parker Gordon, J., & Wilson, D. R. (2017, julho 03). Can home remedies treat pinworms? Acessado em 14 de abril de 2019. Disponível em Health Line: https://www.healthline.com/health/home-remedies-for-pinworms

 

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para vermes no ânus

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lurdes
Qual é o melhor remédio caseiro para vermes no anos?

Remédio caseiro para vermes no ânus
1 de 3
Remédio caseiro para vermes no ânus

Voltar ao topo da página