Prurido

Coceira no peito do pé - Causas e tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 9 junho 2023
Coceira no peito do pé - Causas e tratamento

É comum observar que certas doenças podem provocar coceira nos pés. Dermatite de contato, infecções fúngicas, picadas de certos insetos, como mosquitos ou percevejos, ou a presença de sarna, diabete, doenças renais e hepáticas, etc., podem causar inchaço e coceira nos pés, entre outros sintomas.

Se você quiser saber mais sobre a coceira no peito do pé, as causas que a geram e como tratá-la, convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, no qual você terá todas as informações sobre esse assunto.

Índice

  1. Pele seca
  2. Pé de atleta
  3. Dermatite de contato
  4. Eczema
  5. Psoríase
  6. Urticária
  7. Sarna
  8. Doença hepática
  9. Doença renal
  10. Neuropatia
  11. Bicho geográfico
Ver mais >>

Pele seca

Iniciamos nossa lista de causas de coceira no peito do pé falando da pele seca. A pele dos pés tende a ressecar devido à ausência de glândulas sebáceas nessa área e à falta de boa hidratação. Isso pode levar ao ressecamento, à coceira e ao aparecimento de certas lesões nos pés.

Tratamento

Para tratar a pele seca na área dos pés, é necessário aplicar cremes hidratantes após o banho. O ideal é aplicar cremes nutritivos que contenham ingredientes hidratantes e emolientes. No artigo a seguir, explicamos como eliminar o ressecamento dos pés.

Pé de atleta

O pé de atleta, como também é conhecida a tínea pedis, é uma infecção fúngica que afeta os pés e, é claro, os dedos. Ela pode ser contraída ao andar descalço em locais públicos, como superfícies ao redor de piscinas ou no piso de um vestiário.

Caracteriza-se por uma vermelhidão no peito do pé ou em qualquer outra parte dos pés, acompanhada de coceira no peito do pé ou em outras áreas do pé.

Tratamento

O pé de atleta é tratado por um dermatologista, que prescreverá cremes antifúngicos. Ele também recomendará a lavagem frequente de meias e calçados com água quente, bem como o uso de calçados de banho em locais públicos ou piscinas para evitar o pé de atleta.

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma reação da pele a um alérgeno ou irritante, que pode ser causada pelo material de um calçado, como borracha ou couro, ou pela aplicação de determinados produtos cosméticos na área. Consequentemente, ela causa coceira no peito do pé, vermelhidão e bolhas.

Tratamento

Nesse caso, o tratamento baseia-se em evitar o alérgeno que causa a coceira ou a reação. O médico prescreverá a aplicação de cremes como hidrocortisona ou um anti-histamínico para aliviar a coceira se houver uma erupção cutânea. Esteroides tópicos também podem ser prescritos para aliviar a erupção cutânea.

Coceira no peito do pé - Causas e tratamento - Dermatite de contato

Eczema

O eczema é conhecido como dermatite atópica e é uma doença de pele muito comum na infância, embora também possa ocorrer na idade adulta. Na idade adulta, as lesões aparecem nas mãos e nos pés, tanto nas solas quanto no peito do pé.

É causada pela falta de umidade e ressecamento da pele, a água que sai da pele causa coceira, tornando-a mais suscetível a agentes irritantes e alérgenos.

Tratamento

A primeira coisa que o médico fará para tratar essa condição que também causa coceira no peito dos pés é hidratar os pés diariamente com um hidratante à base de óleo. Ele também recomendará esteroides tópicos para reduzir a inflamação e a coceira.

Os anti-histamínicos também podem ajudar a reduzir a coceira. Se o eczema for grave, será necessária terapia com luz ultravioleta, medicamentos orais ou injetáveis imunossupressores.

Psoríase

A psoríase é uma doença autoimune que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive nos pés. Ela ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente a pele, fazendo com que as células da pele se regenerem mais rapidamente do que o normal. Embora a causa da doença não seja clara, é possível que fatores genéticos e ambientais sejam os desencadeadores dessa condição.

Quando a psoríase afeta os pés, ela também pode se desenvolver nas palmas das mãos, o que é conhecido como psoríase palmo-plantar.

Tratamento

Atualmente, não há tratamento para curar a psoríase, mas há várias opções de tratamento que ajudam a aliviar os sintomas da psoríase. Os medicamentos incluem esteroides tópicos, terapia com luz ultravioleta ou imunossupressores orais e injetáveis.

Coceira no peito do pé - Causas e tratamento - Psoríase

Urticária

A urticária é uma inflamação da pele que causa coceira e pode ser causada pela ingestão de um medicamento ou alimento, por uma infecção viral ou por uma doença autoimune.

Essa reação pode ocorrer em qualquer parte da pele, inclusive nos pés. Os sintomas, como a coceira no peito do pé, podem durar cerca de 24 horas e depois aparecer em uma área diferente do corpo.

Tratamento

O tratamento da urticária dependerá da gravidade da reação. Quando ela for leve, o médico prescreverá anti-histamínicos. Se a reação não melhorar e você apresentar inchaço nos lábios ou na língua, bem como dificuldade para respirar, deverá ir rapidamente a um centro de saúde para receber tratamento de emergência.

Sarna

A sarna é causada pela infestação de pequenos ácaros chamados Sarcopte scabie. Quando os ácaros se alojam na pele, os sintomas aparecem. É uma doença altamente contagiosa e é transmitida rapidamente pelo contato direto de pessoa a pessoa, pelo uso de roupas ou objetos contaminados.

As lesões aparecem nas dobras da pele, inclusive causando coceira no peito dos pés.

Tratamento

Uma vez feito o diagnóstico, o médico prescreverá medicamentos antiparasitários, como a ivermectina, ou esteroides tópicos para aliviar a coceira.

As pessoas em contato com a pessoa infectada devem ser tratadas, pois podem ser portadoras sem apresentar sintomas.

Doença hepática

A doença hepática ocorre quando o fígado não funciona adequadamente, causando o acúmulo de uma substância amarela conhecida como bilirrubina no sangue. Essa substância é formada quando as células vermelhas do sangue se decompõem.

O fígado é responsável por remover essa substância do corpo e, quando não o faz, ela se acumula no corpo, aumentando seus níveis e causando coceira na pele, tornando-a amarela e afetando qualquer parte do corpo, inclusive os pés.

Tratamento

Antes de iniciar o tratamento, o médico confirmará o diagnóstico medindo os níveis de bilirrubina por meio de um exame de sangue, ultrassom ou tomografia computadorizada do abdome.

Doença renal

Outra das causas da coceira no pé é a doença renal. Ocorre quando os rins não funcionam adequadamente e pode levar ao acúmulo de determinadas substâncias tóxicas no corpo, como a ureia. Essas substâncias podem causar coceira intensa, principalmente nas mãos e nos pés. Além da coceira, a pele seca e o inchaço dos pés ou tornozelos podem ser evidentes.

Tratamento

Se aparecerem sintomas de doença renal e lesões na pele, o médico solicitará exames de sangue ou de urina para verificar a função renal. Ao mesmo tempo, podem ser prescritos anti-histamínicos orais para aliviar os sintomas.

Neuropatia

A neuropatia é um distúrbio dos nervos que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas geralmente ocorre nos pés. Quando isso ocorre, o sistema imunológico libera substâncias citoquímicas que podem irritar os nervos e causar coceira em qualquer parte do corpo, inclusive nos pés.

Tratamento

Seu médico prescreverá analgésicos tópicos, como creme de lidocaína ou capsaicina, que entorpecem os nervos e reduzem a coceira, a dor e a queimação nos pés.

Bicho geográfico

O bicho geográfico, nome popular da Larva migrans cutânea, pode ser encontrado no solo contaminado por fezes de cães e gatos. Ao entrar em contato, eles podem penetrar na pele lesionada, causando coceira e até mesmo lesões no local onde entraram. Esse tipo de condição é frequentemente observado nos pés, mais na sola do pé, mas também pode causar coceira no peito do pé.

Tratamento

O tratamento de escolha são os vermífugos orais, como o Albendazol ou o Mebendazol. Quando as lesões são pequenas, o creme de tiabendazol pode ser aplicado.

Agora que você já sabe as principais causas de coceira no peito do pé e os possíveis tratamentos, não perca este outro artigo sobre como tratar bicho-de-pé.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira no peito do pé - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Benítez, J. T., & de Lezcano, L. B. Evaluación dermatológica del trastorno de excoriación.
  • Hernández, J., Pintor, E., & Herreras, B. (2008). Prurito en planta y el dorso de los pies en una viajera procedente de Centroamérica. Enferm infecc microbial clín, 26(8), 527-28.
  • Puig, L., & Rull, E. V. (2009). Tiña interdigital de los pies (pie de atleta): su diagnóstico y últimos avances en su tratamiento. Sanidad y Ediciones.
  • i Sidera, M. À. L., & i Dagà, I. C. LARVA MIGRANS CUTÁNEA. RECUERDO DE UNAS VACACIONES.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Coceira no peito do pé - Causas e tratamento