Prurido

Coceira por Estresse nas Mãos e nos PÉS - Causas e Tratamento

Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 13 fevereiro 2023
Coceira por Estresse nas Mãos e nos PÉS - Causas e Tratamento

A maioria das pessoas sofre de algum grau de estresse em sua vida cotidiana. Fatores como tensão e ansiedade relacionados ao estresse podem afetar a pele, causando diferentes patologias e problemas de coceira, especialmente nas mãos e nos pés, locais onde a coceira é cada vez mais frequente.

Embora o estresse seja considerado uma condição psicológica, frequentemente se manifesta por sintomas físicos, como coceira no corpo ou em partes específicas, como mãos ou pés.

Continue lendo este artigo do ONsalus para saber mais sobre coceira por estresse nas mãos e nos pés: causas e tratamento.

Índice

  1. Como é a coceira por estresse
  2. Alergia nervosa
  3. Urticária
  4. Pele seca (xerose)
  5. Ansiedade e depressão
  6. Líquen plano
  7. Psoríase

Como é a coceira por estresse

O cérebro se comunica com as terminações nervosas da pele e, em situações de estresse, o corpo responde afetando o sistema nervoso, causando, por sua vez, sintomas sensoriais, como coceira, na qual podem ou não aparecer sinais visíveis.

Essa coceira pode ser sentida em qualquer parte do corpo, como braços, pernas, rosto, couro cabeludo e até mesmo mãos e pés. Pode ser sentida de forma intermitente ou persistente. A coceira pode ocorrer enquanto se dão os sintomas de ansiedade e estresse, mas também pode aparecer separadamente.

Se a coceira for muito forte, surgem lesões como irritação, pele rachada e sangrando, o que pode provocar o surgimento de uma infecção.

São muitas as causas que dão origem à coceira por estresse nas mãos e pés, e você irá conhecer cada uma delas a seguir.

Alergia nervosa

A alergia nervosa é uma doença resultante do estresse. A coceira se faz presente em qualquer parte do corpo, incluindo mãos e pés.

Esta alteração na pele causa perda da barreira cutânea, o que gera ressecamento, irritação e inflamação nas áreas afetadas. Por sua exposição frequente, mãos e pés são muito suscetíveis a esta doença, por isso, além da coceira, podem sofrer com inchaço e descamação da pele.

Tratamento

Neste caso, o médico dermatologista será o responsável por fazer o diagnóstico e indicará o tratamento a ser seguido, baseado em cremes de uso tópico que pertencem ao grupo dos corticoides, assim como anti-histamínicos.

Coceira por Estresse nas Mãos e nos PÉS - Causas e Tratamento - Alergia nervosa

Urticária

As urticárias são manchas vermelhas elevadas que podem surgir por estresse, variando em forma e tamanho, podendo aparecer em qualquer parte do corpo, incluindo mãos e pés. O que a caracteriza é a coceira e, às vezes, há sensação de formigamento, além de ardência quando as lesões são tocadas.

Existem diferentes causas que podem desencadear a aparição dessas lesões na pele, incluindo a coceira por estresse. Esse é um fator que pode propiciar uma surto de urticária por meio de mudanças hormonais ou químicas, que podem ocorrer como uma resposta ao próprio estresse.

Tratamento

O tratamento deve ser indicado pelo médico após estabelecer o diagnóstico. Ele indicará o uso de anti-histamínicos para aliviar a coceira, além de umedecer as mãos e pés com compressas de água fria. Em casos mais graves, o médico pode indicar o uso de corticosteroides.

Pele seca (xerose)

A desidratação da pele é uma alteração que ocorre por diversas causas, como idade avançada, ingestão insuficiente de líquidos ou estresse com coceira como consequência. Esta situação pode evidenciar-se em qualquer parte do corpo, incluindo mãos e pés.

Tratamento

Após o diagnóstico, o tratamento será baseado na aplicação de cremes hidratantes com alto teor de ceramidas, vitamina "E" e ácido glicólico. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos anti-alérgicos.

Ansiedade e depressão

Ansiedade e depressão são doenças que podem causar coceira em diferentes partes do corpo, incluindo mãos e pés, devido a uma resposta do cérebro ao estímulo desencadeante de nervosismo ou estresse. A coceira em questão aumenta em situações desesperadoras como consequência do estresse.

Tratamento

Diante de um quadro de ansiedade e depressão, requer-se ajuda psiquiátrica para a indicação de psicoterapia ou, por sua vez, tratar as doenças com ansiolíticos ou antidepressivos.

Líquen plano

O líquen plano é uma doença que pode causar coceira, inchaço e irritação na área afetada, frequentemente, aparece no couro cabeludo, unhas das mãos, pés e em algumas mucosas, como a boca. Essas lesões podem se exacerbar devido ao estresse, o que acaba aumentando a coceira e a irritação da pele.

Tratamento

O médico irá indicar o tratamento a ser seguido para aliviar a coceira nas mãos, pés e outras partes do corpo. Para isso, poderá recomendar corticoides de uso tópico para melhorar a irritação cutânea, além de medicamentos anti-infeciosos orais, anti-histamínicos ou até mesmo outros medicamentos para fortalecer o sistema imunológico.

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica da pele que causa inflamação e hiperproliferação das células da camada mais externa da pele, resultando em lesões descamativas em diferentes partes do corpo, coceira e inflamação.

A origem dessa doença ainda não está clara; todavia, o estresse é um gatilho para essa doença.

Tratamento

Neste caso, o tratamento será indicado pelo dermatologista após avaliação médica e diagnóstico da patologia. Dependendo das características das lesões, o médico poderá indicar o uso de cremes hidratantes, corticoides, anti-alérgicos, bem como mudanças na alimentação. Também há tratamento caseiro para psoríase.

Agora que você já sabe as causas e o que pode significar a coceira por estresse nas mãos e nos pés, não perca este outro artigo no qual falamos sobre o que o nervosismo pode causar na pessoa.

Coceira por Estresse nas Mãos e nos PÉS - Causas e Tratamento - Psoríase

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira por Estresse nas Mãos e nos PÉS - Causas e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Bedin, C., del Carmen Gimenez, P. R., & Bedin, G. (2007). Urticaria. Causas y Tratamiento. Revista de Posgrado de la VIa Cátedra de Medicina, 172, 8-11.
  • Lechuga-Domínguez, M. J., Monteagudo-Sánchez, B., & Mosquera-Fernández, A. (2017). Psoriasis pustulosa palmoplantar. A propósito de un caso. Revista Española de Podología, 28(1), 53-57.
  • Querol Nasarre, I. (2009). Dermatitis atópica. Pediatría Atención Primaria, 11, 317-329.
  • Taberner, J. E., Rodríguez, R. S., & Tapia, A. G. (2011). La piel sensible. Más dermatología, (13), 4-13.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Juliana
O meu corpo fica primicando muito e muito coseira sai umas marchas no corpo depois some
1 de 3
Coceira por Estresse nas Mãos e nos PÉS - Causas e Tratamento