Prurido

Coceira nas pernas e nos braços: causas e tratamento

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 19 fevereiro 2024
Coceira nas pernas e nos braços: causas e tratamento

A coceira nas pernas e nos braços pode ter várias causas, como diabetes, eczema, problemas circulatórios, doença renal, dermatite de contato, entre outras. É mais comum em pessoas idosas, pois a pele tende a perder umidade com o envelhecimento. É sempre necessário saber a causa da coceira nas pernas e nos braços, pois o tratamento depende disso. Além disso, em alguns casos, a pele pode ficar inflamada, esburacada ou áspera. Quando a pessoa se coça com frequência, a pele também pode ficar espessa, infeccionar e sangrar.

Embora algumas pessoas encontrem alívio com o uso de sabonetes suaves e hipoalergênicos, cremes hidratantes e banhos mornos, nem sempre é esse o caso. A coceira nas pernas e nos braços pode ser decorrente de causas subjacentes que exigem tratamento específico, como certos medicamentos, o uso de cremes medicamentosos e outros métodos considerados necessários pelo médico.

Aqui, no ONsalus, apresentamos algumas das causas da coceira nas pernas e nos braços, bem como seus possíveis tratamentos.

Índice

  1. Má circulação
  2. Dermatite de contato
  3. Psoríase
  4. Diabetes
  5. Ferimentos causados por insetos
  6. Eczema
  7. Doenças hepáticas ou renais

Má circulação

Geralmente, a má circulação causa pele seca e sensação de coceira nas pernas. Isso ocorre porque, com o envelhecimento, as válvulas nas veias das pernas, responsáveis por facilitar o retorno do sangue ao coração, enfraquecem e não conseguem bombear o sangue com eficiência. Essa condição é comum em pessoas que ficam em pé por longos períodos ou que têm insuficiência cardíaca ou pressão alta.

Tratamento

Em termos de tratamento, além de massagear as pernas e evitar ficar em pé por muito tempo, recomenda-se descansar com as pernas elevadas e evitar cruzá-las. Além disso, há outras medidas que podem ser prescritas pelo médico, como medicamentos.

Coceira nas pernas e nos braços: causas e tratamento - Má circulação

Dermatite de contato

Esse é um tipo de alergia cutânea desencadeada pelo contato com um objeto ou substância irritante. Pode ocorrer quando uma pessoa usa roupas de lycra ou poliéster por um período prolongado, pois elas impedem que a pele respire normalmente. Nesses casos, a pele pode ficar vermelha, descamar e desenvolver feridas.

Tratamento

Se a pessoa parar de usar essas roupas por um período, a pele poderá melhorar, permitindo uma melhor respiração. Entretanto, se a condição persistir, mesmo após o banho, é melhor consultar um dermatologista, que pode recomendar o uso de pomadas corticoide.

Psoríase

Uma pessoa com psoríase geralmente tem manchas de pele escamosa, seca, vermelha, ardente, dolorida ou com coceira. Elas podem aparecer em áreas como joelhos, cotovelos, pernas, braços, couro cabeludo, mãos e outras partes do corpo. Embora a causa exata dessa condição não seja conhecida, sabe-se que ela está relacionada a um distúrbio no sistema imunológico.

Tratamento

Um dermatologista pode ajudar a aliviar esses sintomas por meio de tratamento adequado, que pode incluir a prescrição de pomadas, cremes, fototerapia, mudanças na dieta ou medicamentos.

Coceira nas pernas e nos braços: causas e tratamento - Psoríase

Diabetes

Pessoas com diabete que não recebem o tratamento mais adequado podem desenvolver neuropatia, o que significa que as terminações nervosas são afetadas. Isso pode causar coceira nas pernas e nos braços, bem como uma sensação de formigamento.

Tratamento

Se o paciente suspeitar que possa estar sofrendo dessa condição, é essencial que ele consulte um médico para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento mais adequado.

Ferimentos causados por insetos

A coceira nas pernas e nos braços também pode ser causada por ferimentos causados por picadas de insetos, especialmente durante o verão. Além da coceira, a pessoa pode notar manchas vermelhas, inchaço e outros sinais que podem sugerir alergias.

Tratamento

A maioria desses casos pode ser resolvida com a aplicação de cremes ou pomadas específicas para tratar diretamente a alergia. Além disso, o uso de compressas frias também pode proporcionar alívio.

Eczema

O eczema também é conhecido como dermatite e é caracterizado pela inflamação crônica da pele, causando bolhas, inchaço, ressecamento, coceira e outros sintomas. Pode aparecer nos braços e nas pernas, especialmente atrás dos joelhos. Essa condição pode ser causada por alergias a determinadas substâncias ou medicamentos, bem como por estresse ou má circulação.

Tratamento

Um dermatologista deve ser consultado para avaliar o eczema, examinar os sintomas e prescrever o tratamento mais adequado. Isso pode incluir o uso de cremes hidratantes, anti-histamínicos, corticosteroides, imunossupressores, fototerapia, entre outros.

Doenças hepáticas ou renais

Essa não é uma causa comum, mas ainda assim deve ser descartada. Alguns pacientes apresentam coceira nas pernas ou nos braços devido a problemas no fígado, ou nos rins, que são órgãos responsáveis por filtrar o sangue e mantê-lo limpo. Quando esse processo não é realizado adequadamente, os tecidos do corpo podem acumular toxinas, e a coceira se torna um dos sinais apresentados.

Tratamento

Em um primeiro momento, um dermatologista pode ser consultado para determinar a causa por meio de determinados exames. Se a situação estiver além de seu escopo de conhecimento, ele deve encaminhar o paciente ao médico mais adequado, que indicará o tratamento apropriado.

Além das causas mencionadas acima, a coceira nas pernas e nos braços também pode estar relacionada a outras condições, como anemia, problemas de tireoide, distúrbios do sistema nervoso, herpes, irritações devido a reações alérgicas e até mesmo doenças psiquiátricas, como transtorno obsessivo-compulsivo, depressão e ansiedade.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira nas pernas e nos braços: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Alejandre Lázaro, G., Gerencia de Atención Primaria de Toledo SESCAM, and F. Moreno García. "Corticosteroides tópicos." Inf Ter Sist Nac Salud 34 (2010).
  • Berke, Rebecca, Arshdeep Singh, and Mark Guralnick. "Atopic dermatitis: an overview." American family physician 86.1 (2012): 35-42.
  • Espinosa-Cuevas, M. L. "Enfermedad renal." Gaceta médica de México 152.Suppl 1 (2016): 90-96.
  • Forouhi, Nita Gandhi, and Nicholas J. Wareham. "Epidemiology of diabetes." Medicine 38.11 (2010): 602-606.
  • García, María José Ledo, Mónica García Mañero, and Nuria Serrano Jaime. "El prurito y sus efectos sobre la piel." Enfermería Dermatológica 6.16 (2012): 8-14.
  • Kimber, Ian, et al. "Allergic contact dermatitis." International immunopharmacology 2.2-3 (2002): 201-211.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Coceira nas pernas e nos braços: causas e tratamento