Prurido

Por que tenho coceira nos braços? - Como aliviá-la

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 15 julho 2022
Por que tenho coceira nos braços? - Como aliviá-la

A coceira constante pode ser algo realmente angustiante. A maioria das pessoas, em algum momento, já sentiu isso de forma mais, ou menos, incômoda, contudo, esta costuma ser um sintoma autolimitado e que frequentemente podemos relacionar com algo pontual.

Mas o que acontece quando a coceira não passa? Quando você já fez diversas tentativas para melhorá-la, mas ainda assim os sintomas continuam? Você pode pensar em diferentes motivos para isto estar acontecendo, tais como infecções, uma doença crônica ou talvez tenha levado uma picada de algum inseto?

Neste artigo do ONsalus, você encontrará tudo sobre a coceira nos braços, as causas que a geram e os possíveis tratamentos, inclusive te mostramos alguns remédios naturais muito úteis para este tipo de problema.

Também lhe pode interessar: Coceira nas costas: o que pode ser?

Índice

  1. Coceira nos braços por infecções
  2. Dermatite nos braços
  3. Coceira nos braços por psoríase
  4. Coceira nos braços por ressecamento na pele
  5. Picadas nos braços
  6. Coceira por doenças em órgãos internos
  7. Remédios caseiros para a coceira nos braços

Coceira nos braços por infecções

A coceira pode ser algo realmente insuportável e o pior de tudo é que quanto mais você se arranha, mais costuma coçar. Dentro das possíveis causas da coceira nos braços, estão as doenças infecciosas, tais como a escabiose, as micoses e, inclusive, as celulites bacterianas.

Infecções virais

Certas viroses podem causar erupções e coceira no corpo. Os braços costumam ser afetados, por exemplo, na varicela. Neste caso, você notará pequenas bolhas que ao se romperem geram crostas que coçam muito.

Outras infecções virais como o sarampo também podem causar coceira.

O que fazer?

Este tipos de erupções muitas vezes são autolimitadas, ou seja, duram certo tempo e logo melhoram sozinhas. Para lidar com elas da melhor forma possível, podem ser indicados analgésicos e talcos mentolados.

Evitar se coçar é muito importante para que não fiquem cicatrizes residuais.

Escabiose

Trata-se de uma infecção na pele causada por um tipo de ácaro. É mais comumente conhecida como sarna, mas não se assuste, é mais comum do que se pensa e menos complicada de tratar. Não é preciso necessariamente ter más condições de higiene ou condições socioeconômicas ruins para contraí-la.

A coceira costuma ser especialmente incômoda após banhos quentes ou ao dormir.

O que fazer?

É preciso lavar toda a roupa de cama e roupas de vestir com água quente para eliminar os ácaros por completo. O tratamento costuma ser feito com loções ou xampu com o medicamento permetrina.

Micoses

Algumas doenças micóticas, ou seja, causadas por fungos, costumam se assentar sobre as áreas úmidas da pele. É comum isso acontecer nas axilas e dobras dos braços. Além da coceira, também pode haver irritação, vermelhidão e manchas na pele.

O que fazer?

É importante receber o diagnóstico adequado para poder ter o tratamento apropriado. Normalmente, quando se diminui a umidade da área e as defesas estão em bom estado, a infecção cede mais rápido e sem muita complicação, mas podem vir a ser necessários cremes antifúngicos com miconazol para aliviar ou acabar com a coceira no braço causada por elas.

Celulite infecciosa

Trata-se da infecção dos tecidos moles que estão abaixo da pele. Frequentemente, ocorre em pessoas que têm sua imunidade baixa e que sofrem uma pequena lesão na pele, sendo esta a porta de entrada dos germes.

A princípio, pode haver inflamação e dor. Quando a infecção vai melhorando, a pele pode ficar mais seca e coçar.

Pode ocorrer em diferentes partes do corpo, inclusive nos braços.

Tratamento

Se há apenas coceira no braço, significa que a doença está sendo resolvida, então basta manter a pele limpa e fresca.

De qualquer modo, é necessário consultar um médico para confirmar o diagnóstico, já que normalmente são necessários antibióticos quando a infecção está ativa.

Dermatite nos braços

A inflamação da pele ou dermatite é um processo comum com diferentes causas, entre elas:

Alergia

Se sua pele é sensível e esteve em contato com algum alérgeno, é possível que ela fique avermelhada e apareça uma erupção cutânea com coceira. Frequentemente, quem sofre este tipo de reação já teve episódios parecidos anteriormente ou também possui histórico de alergias respiratórias.

O que fazer?

  • Evite o contato com qualquer tipo de substância irritante: loções, cremes, sabão.
  • Usa peças de roupas soltas que deixem a pele respirar.
  • Consuma alimentos leves, fáceis de digerir. Desta forma, você permite que seu corpo lide com a inflamação e reduz a possibilidade de incorporar substâncias que favoreçam este tipo de reação.
  • Uma ou um profissional médico te indicará anti-histamínicos e, se a reação for muito séria, corticoides, mas não consuma por conta própria estas substâncias, já que se não precisar delas pode piorar a situação.

Dermatite de contato

Normalmente, ocorre em pessoas que colocaram sua pele em contato direto com alguma substância muito irritante. Você pode, ou não, ter a pele sensível anteriormente. Pode ser o componente de algum produto cosmético, água oxigenada, parabenos, álcool, etc.

O que fazer?

Neste caso, que também causa a coceira nos braços, é importante não voltar a colocar esta substância próxima da sua pele. Também evite deixar a região com muita umidade, procurando manter as áreas afetadas aeradas.

Um médico ou uma médica pode te indicar cremes ou comprimidos com anti-histamínicos e até corticoides, mas evite se automedicar.

Dermatite numular

Trata-se do aparecimento de manchas em forma de moeda na pele, daí seu nome. Costuma aparecer nos braços e pernas.

Após uma primeira fase na qual aparecem pequenas bolhas, estas estouram levando ao aparecimento de crostas que causam bastante coceira. Não é conhecido o motivo pelo qual aparece este tipo de lesão.

O que fazer?

  • Evite substâncias irritantes.
  • Após chegar ao diagnóstico correto, é possível que te indiquem cremes ou loções.

Ao desconhecer a causa, a principal ferramenta que você possui é melhorar seu estado de saúde para que seu corpo possa se desfazer destas lesões. Para isso, é importante ter uma boa digestão melhorando seus hábitos alimentares, de descanso e praticando atividades físicas.

Coceira nos braços por psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória que pode surgir de diversas formas e em diferentes partes do corpo. Trata-se de uma doença com origem inflamatória da qual sua causa primária é desconhecida.

Costuma aparecer como áreas irregulares avermelhadas que descamam e coçam muito. Surgem em diferentes partes da pele. Estas lesões costumam ser bastante comuns nos braços, às vezes nas áreas com dobras, ou ainda nos cotovelos.

Tratamento

A psoríase costuma aparecer em surtos. Quando estiver com um, tente não se coçar, já que isto piora ainda mais o estado da sua pele.

Por outro lado, neste momento podem ser passados cremes e loções para melhorar a coceira.

É fundamental que tanto em crises quanto fora delas, verifique o que pode estar desencadeando este problema na sua pele. Ela costuma estar associada com:

  • Má digestão.
  • Estresse.
  • Hábitos pouco saudáveis, como consumo de álcool e tabaco, excesso de alimentos ou consumo de produtos pouco saudáveis como: processados, refinados (açúcar, farinhas brancas) ou inclusive a má combinação de produtos mais saudáveis.
Por que tenho coceira nos braços? - Como aliviá-la - Coceira nos braços por psoríase

Coceira nos braços por ressecamento na pele

A pele é uma das áreas onde os desequilíbrios podem ser mais facilmente vistos: manchas, ressecamento e a irritante coceira. O ressecamento na pele pode fazer com que esta coce, vá descamando, fique sem brilho e sem flexibilidade.

O estado da pele não é melhorado apenas externamente através da aplicação de cremes hidratantes. Também é fundamental dar oleosidade à alimentação a partir de fontes saudáveis de gordura como: o ghee ou manteiga clarificada, o abacate ou o consumo de sementes de como a linhaça e o gergelim.

As frutas secas, justamente por serem secas, desidratam se não as hidratá-las previamente.

O álcool e o tabaco causam ressecamento interno e, por fim, externo também.

Mas não são só os alimentos que ressecam o corpo, a ansiedade e ficar tendo pensamentos que te deixem inquieto constantemente, o uso diário de telas, dormir muito tarde e até mesmo não manter certa ordem em sua rotina, podem te afetar neste sentido.

O que fazer?

  • Hidrate sua pele por fora. Preferivelmente, escolha substâncias naturais como o óleo de gergelim, o de coco ou o de amêndoas.
  • Reveja seus hábitos para encontrar o que está ressecando sua pele.
  • Tenha hábitos alimentares saudáveis.

Picadas nos braços

Às vezes, algo simples como as picadas de insetos podem ser a terrível causa da coceira nos braços que você está sentindo. Talvez alguém próximo a você tenha lesões ou coceiras parecidas com as suas. Vários pequenos insetos podem causar urticárias e vermelhidão: mosquitos, pulgas, aranhas, etc.

O que fazer?

  • Evite se coçar, já que isto pode causar uma infecção se você machucar a pele.
  • Passe talcos mentolados.
  • Você pode encontrar produtos em farmácias para diminuir a coceira na pele, embora não seja recomendado usá-los em grande quantidade ou por vários dias.
  • Procure na região onde você vive a possível causa das picadas.
Por que tenho coceira nos braços? - Como aliviá-la - Picadas nos braços

Coceira por doenças em órgãos internos

Quando certas doenças que afetam os órgãos internos, como o fígado e os rins, surgem, todo o organismo fica bastante desequilibrado.

Em certos casos, aparece coceira em todo o corpo ou em apenas algumas partes do mesmo, podendo vir acompanhada de outros incômodos, como má digestão, distensão no ventre, incômodos para urinar, cor amarelada na pele, etc.

O que fazer?

Você pode optar por fazer um tratamento para melhorar o problema hepático renal, usar algum medicamento para diminuir a coceira ou buscar algum diagnóstico para doença crônica.

Também pode rever seus hábitos e chegar à raiz do seu problema. O mais provável é que se melhorar sua digestão a partir da adição de hábitos saudáveis, todo seu organismo vá retornando lentamente ao equilíbrio.

Remédios caseiros para a coceira nos braços

Além das pautas especiais para cada problema, você pode usar alguma das seguintes plantas medicinais para aliviar a coceira nos braços. Escolha uma e aplique-a duas ou três vezes ao dia. Se uma não funcionar, deixe a pele descansar e após alguns dias tente com outra.

Calêndula

É uma planta muito utilizada para tratar diferentes lesões da pele. É cicatrizante e anti-inflamatória. Você pode preparar uma infusão com as flores e aplicá-la diretamente sobre a área afetada.

Camomila

A camomila também tem sido bastante estudada para o tratamento de diversos transtornos cutâneos, sendo bastante útil contra a coceira. Você pode aplicar uma infusão duas ou três vezes ao dia.

Menta

É refrescante e alivia bastante a coceira da pele. Você pode usar talcos mentolados, mas a opção natural sempre será a melhor, pois evita outros possíveis agentes irritantes.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho coceira nos braços? - Como aliviá-la, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Parnell LKS. Itching for Knowledge About Wound and Scar Pruritus. Wounds. 2018 Jan;30(1):17-36. PMID: 29406293.
  • Song J, Xian D, Yang L, Xiong X, Lai R, Zhong J. Pruritus: Progress toward Pathogenesis and Treatment. Biomed Res Int. 2018 Apr 11;2018:9625936. doi: 10.1155/2018/9625936. PMID: 29850592; PMCID: PMC5925168.
  • Cevikbas F, Lerner EA. Physiology and Pathophysiology of Itch. Physiol Rev. 2020 Jul 1;100(3):945-982. doi: 10.1152/physrev.00017.2019. Epub 2019 Dec 23. PMID: 31869278; PMCID: PMC7474262.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que tenho coceira nos braços? - Como aliviá-la