Partilhar

Quanto tempo dura sarna humana

 
Nídia do Carmo
Editora e redatora ONsalus
Quanto tempo dura sarna humana

A escabiose, mais conhecida como sarna é, geralmente, associada a diversos animais. Contudo, ela também pode acometer pessoas, sendo muito mais comum do que todo o mundo pensa. A ardência e prurido na derme é a característica principal dessa condição, devido aos ácaros que se infiltram debaixo do órgão cutâneo. Essa condição é bem fácil de se contagiar, uma vez que os agentes desencadeantes podem ser transmitidos através do contato físico, sendo essencial manter distância.

Um dos principais sintomas é o aparecimento de pequenas bolhas no corpo e manchas vermelhas que ardem. Considerando todo o desconforto que esta doença provoca, é essencial receber o tratamento correto e esperar que desapareça para poder realizar uma vida totalmente normal. Se você está perguntado quanto tempo dura a sarna humana e quer saber mais sobre a condição, continue lendo esse artigo do ONsalus e descubra!

Também lhe pode interessar: Dermatomicose: Infecções por fungos na pele

Sarna humana: como se pega

A escabiose ou sarna é uma das patologias mais contagiosas que existem e é provocada por uma reação de hipersensibilidade do sistema imunológico desencadeada pela presença do parasita conhecido como Sarcoptes scarbiei var. hominis.

O ácaro da sarna é considerado um parasita diferente do que provoca a sarna nos cachorros e outros animais. No entanto, pets como gatos e cachorros podem sofrer uma sarna semelhante à dos humanos e ser contagiados ou contagiar humanos.

Por outras palavras, uma pessoa pode pegar sarna se:

  • Entra em contato com animais infetados, quer seja por segurá-los ou por dar carinho.
  • Está próxima de indivíduos portadores do parasita no seu organismo.
  • Compartilha objetos pessoais.
  • Quando está em um local apertado com quem sofre de sarna.

Os centros de atenção médica ou social são locais onde os surtos de epidemia desse tipo entre as pessoas presentes são muito comuns, o que indica que não existe relação com a higiene pessoal. Embora essa patologia não seja considerada como uma doença sexualmente transmissível, o contato direito com uma pessoa infetada pode, sem dúvida, contagiar um indivíduo saudável.

Os ácaros podem ser encontrados em diversos sítios como móveis, roupa, cama ou até mesmo no pó existente em algum sítio. Nesses casos, os agentes infecciosos chegam a viver cerca de 10 dias, podendo também ser uma fonte de contágio.

Quanto tempo dura sarna humana - Sarna humana: como se pega

Sintomas de sarna humana

Como explicado anteriormente, o principal sintoma que carateriza a sarna é a ardência e coceira intensas que o paciente sente constantemente, embora possa ser mais forte durante a noite. No entanto, podem existir alguns casos em que o indivíduo é totalmente assintomático, o que é pouco frequente.

O transtorno vai se desenvolvendo pouco a pouco, sendo que no início apenas provoca coceira que muitos associam a picadas de insectos ou simplesmente à secura da pele ou irritação. Quando uma pessoa se coça, começa a destruir parte dos sulcos e sente um pequeno alívio momentâneo. Esse sintoma pode diminuir um pouco durante o dia, piorando bastante quando o paciente vau dormir.

Quando a doença já avançou por algumas semanas, a coceira piora consideravelmente, sendo quase intolerável e, nesses casos, a duração da sarna costuma ser mais longa. As lesões que surgem na pele, ou seja, as bolhas e manchas vermelhas, costumam afetar os espaços entres os dedos com mais frequência, assim como as axilas, pulsos e tornozelos. No entanto, também pode afetar a cintura, a prega debaixo do peito da mulher ou os mamilos e o pênis e escroto nos homens.

Quando uma pessoa pega sarna, pode demorar entre 3 e 6 semanas a apresentar sintomas, uma vez que tudo depende da reação individual do corpo ao parasita. Apesar disso, nos indivíduos que pegam sarna por segunda vez, os sintomas surgem passadas 24 horas apenas, uma vez que o organismo já desenvolveu defesas contra este agente infeccioso.

Quanto tempo dura sarna humana

Esta doença não desaparece sozinha e pode levar a complicações se não for rápida e adequadamente tratada, o que pode influenciar a resposta à questão "sarna humana, quanto tempo dura?". Embora se possa recorrer a remédios caseiros para aliviar os sintomas, o tratamento base deve ser indicado pelo médico ou, caso contrário, o agente infeccioso não será eliminado.

A sarna é curada quase de imediato com a primeira dose do medicamento, ou seja, a maioria dos ácaros morrem e a doença é detida. Logo, não devem surgir novas lesões na pele, embora em alguns casos possa ser necessária uma nova aplicação uma semana depois para garantir que todos os micro-organismos morreram, especialmente em pacientes com sarna avançada.

No entanto, determinados sintomas como a coceira podem continuar se apresentando por alguns dias ou semanas, o que não significa necessariamente que a doença ainda está presente. Na maioria dos casos, a sarna humana não dura mais de um mês a se curar completamente, incluindo a cicatrização das bolhas, que costumam demorar cerca de 4 semanas a desaparecer. Se, depois do tratamento, os sintomas permanecem por mais de 6 semanas ou se agravam. é essencial visitar o centro médico para descartar uma nova infecção.

Sarna humana: como tratar

Quando se detectam sintomas de escabiose ou existe contato com uma pessoa infectada, é essencial consultar um centro médico de imediato para fazer os exames de diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível para que a sarna não se prolongue mais do deve. Além dos sintomas incômodos que provoca no corpo, a escabiose é altamente contagiosa e pode aumentar o número de pessoas infetadas.

No geral, o tratamento para a sarna humana recomendado pelo especialista inclui a aplicação tópica do medicamento antiparasitário que atua matando os ácaros e os seus ovos como um inseticida, fazendo com que a infecção não reapareça. Mesmo assim, a administração do mesmo tratamento se recomenda a todas as pessoas que estiveram em contato com o paciente para prevenir contágios, além de lavar as toalhas, roupas de cama e objetos pessoais com água quente e esperar 3 dias antes de usar qualquer objeto que tenha sido usado pelo paciente antes do tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo dura sarna humana, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Quanto tempo dura sarna humana

O que lhe pareceu o artigo?

Quanto tempo dura sarna humana
1 de 2
Quanto tempo dura sarna humana

Voltar ao topo da página