Por que meu corpo coça quando vou dormir?
Talvez já tenha acontecido com você de enquanto está deitado na cama tentando relaxar para ter uma boa noite de sono, todo o seu corpo começar a coçar repentinamente, impedindo-o de dormir. Essa condição, conhecida pelos médicos como coceira noturna, é bastante comum e pode ser causada por pele seca, rachada ou irritada. Em alguns casos, pode ser um sintoma de um problema de saúde mais sério. A coceira no corpo durante o sono pode durar semanas, dependendo da causa, afetando significativamente a qualidade de vida e podendo até levar à ansiedade ou depressão.
Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, onde você saberá mais sobre por que meu corpo coça quando vou dormir e quais medidas você pode tomar para resolver essa situação.
Por que o corpo pode coçar a noite?
A pele pode coçar mais a noite devido aos ritmos circadianos do corpo, que são ciclos de aproximadamente 24 horas controlados por um relógio mestre no cérebro. Esses ritmos regulam várias funções corporais, como o sono, a vigília, a atividade hormonal, o apetite, a digestão e a temperatura corporal.
Durante a noite, o corpo libera mais calor e aumenta o fluxo sanguíneo para a pele. Isso, juntamente com a perda de água transdérmica, pode levar ao ressecamento da pele, o que, por sua vez, causa coceira.
Além disso, a inflamação pode contribuir para a coceira noturna. Durante a noite, o corpo libera mais citocinas, proteínas do sistema imunológico que podem desencadear ou agravar a inflamação e, portanto, a coceira. Ao mesmo tempo, a produção de corticoides, que são anti-inflamatórios naturais, diminui.
Por fim, é importante observar que, quando você está relaxado na cama, é provável perceber a coceira, pois não está distraído com outras atividades, o que pode intensificar a sensação desconfortável ao tentar dormir.
Causas de coceira no corpo ao se deitar
São várias as causas que podem causar coceira no corpo quando você se deita à noite. Entre elas estão:
- Idade: o envelhecimento contribui para a coceira na pele durante a noite, especialmente em pessoas com mais de 65 anos. Existem fatores relacionados à idade que podem causar essa condição, como pele seca, diminuição da função imunológica e degeneração neuronal.
- Estilo de vida: o local onde você vive ou seus hábitos de higiene podem influenciar no desenvolvimento desse problema. O calor elevado, banhos frequentes e o consumo de algumas substâncias também podem desencadear coceira ao se deitar.
- Temperatura corporal: o aumento da temperatura corporal durante a noite pode causar coceira na pele.
- Pele seca: o corpo perde umidade durante a noite, o que pode fazer com que você sinta essa condição.
- Alterações hormonais: à noite, o corpo produz menos hormônios do que durante o dia, e algumas dessas hormonas ajudam a reduzir a inflamação. Com menos hormônios disponíveis à noite, existe a possibilidade de sentir coceira no corpo.
- Resposta autoimune: as células imunológicas do corpo podem atacar células saudáveis, confundindo-as com invasores estranhos, o que causa inflamação e coceira.
- Temperaturas mais altas com baixa umidade: como ocorre no inverno, com o uso de aquecedores, também pode provocar esse desconforto.
Algumas condições médicas também podem causar coceira ao se deitar, como:
- Estresse: o estresse pode gerar coceira. À noite, com menos distrações, a coceira se torna mais perceptível.
- Alergias: alergias a certos medicamentos são uma causa comum de coceira noturna, especialmente se forem tomados antes de dormir.
- Dermatite atópica: essa condição, também conhecida como eczema, pode dificultar o sono, gerando uma noite inquieta. A coceira provoca fadiga, sonolência e insônia.
- Doenças: condições como diabete, doenças hepáticas, doença renal crônica, distúrbios sanguíneos, hipertireoidismo e até o HIV podem causar coceira na pele ao deitar-se.
Tratamento médico para coceira no corpo à noite
O tratamento da coceira na hora de dormir dependerá da causa da coceira. Como as causas são variadas, alguns medicamentos funcionarão para aliviar a condição. Os medicamentos que podem ser prescritos incluem:
- Anti-histamínicos: como a difenidramina, são indicados para reduzir a coceira ao bloquear uma substância no corpo que a causa e ajudam a adormecer.
- Antidepressivos: os antidepressivos, como a mirtazapina e a doxepina, têm efeito sedativo e antipruriginoso. Esses medicamentos são usados como primeira opção para a coceira noturna porque abrangem várias causas em doses baixas.
- Esteroides: os esteroides tópicos, como a hidrocortisona, são eficazes na redução da coceira na hora de dormir.
Remédios caseiros para aliviar a coceira no corpo
Existem remédios e tratamentos caseiros que podem ajudar a aliviar a coceira no corpo quando você se deita, permitindo um sono reparador. Entre esses remédios estão:
- Hidrate a pele usando cremes hidratantes que não contenham fragrância ou álcool, para manter a pele hidratada.
- Antes de se deitar, tome um banho ou ducha com água morna, ou aplique compressas frias na pele.
- Coloque um ventilador no quarto para mantê-lo fresco.
- Use pijamas soltos e frescos de algodão ou seda.
- Pratique meditação, ioga, alongamentos, respiração profunda ou relaxamento muscular progressivo antes de dormir. Isso pode ajudar caso a coceira seja causada por estresse.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu corpo coça quando vou dormir?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.
- Barrio, J. A., García, M. R., Ruiz, I., & Arce, A. (2006). El estrés como respuesta. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 37-48.
- García, M. J. L., Mañero, M. G., & Jaime, N. S. (2012). El prurito y sus efectos sobre la piel. Enfermería Dermatológica, 6(16), 8-14.
- Pagès, M. L. (2006). Cuidados de la piel. Aten Primaria, 38(Supl 2), 65-71.
- Querol Nasarre, I. (2009). Dermatitis atópica. Pediatría Atención Primaria, 11, 317-329.