menu
Partilhar

Coceira nas costas: o que pode ser?

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 25 agosto 2021
Coceira nas costas: o que pode ser?

A intensidade da coceira nas costas pode variar consideravelmente de uma pessoa para outra, já que às vezes pode surgir de forma leve, enquanto que em outros momentos é insuportável, ao ponto de chegar a perturbar a concentração, assim como o desempenho em qualquer atividade que seja feita durante o dia.

Em geral, a coceira nas costas costuma ser passageira e, na maioria dos casos, não provoca grandes repercussões, embora seja verdade que isto pode variar de acordo com a causa que a esteja originando.

Neste artigo do ONsalus, te explicamos quais são as causas da coceira nas costas, seu tratamento e os remédios caseiros que podem te ajudar a aliviá-la.

Coceira nas costas: o que pode ser?

O aparecimento da coceira nas costas pode ser devido a diferentes causas, entre as quais estão:

  • Problemas de pele: a pele é suscetível à mudanças de temperatura. Nos climas frios é possível sentir mais coceira na pele, especialmente nas costas.
  • Reações alérgicas e irritação da pele: a pele está em contato direto com diferentes elementos e substâncias que podem desencadear uma irritação alérgica. Um exemplo claro é o contato frequente com colchões que podem estar com ácaros e poeira, provocando o aparecimento da coceira. O contato com cremes, loções ou perfumes depois do banho pode causar irritação e, inclusive, reações alérgicas, se você for sensível a algum de seus componentes.
  • Excesso de suor: a sudorese excessiva da pele, especialmente nas costas, pode causar coceira com certa frequência.
  • Picada de um inseto: a picada de alguns animais, como mosquitos e formigas, nas costas pode gerar uma reação alérgica que se torna aparente pelas lesões na pele, como eritemas ou urticárias.
  • Condição no sistema nervoso: esta condição pode originar o aparecimento de uma dermatite nervosa, a qual surge como resposta ao sistema imunológico e que pode desencadear transtornos respiratórios ou cutâneos em diferentes partes do corpo.
  • Alterações psicológicas: ser submetido constantemente a situações de estresse, ansiedade, depressão ou transtorno obsessivo compulsivo provocará o aparecimento de coceira nas costas.
  • Ingestão de alguns medicamentos: o consumo de alguns medicamentos pode gerar uma reação adversa no organismo. A penicilina e os medicamentos utilizados no tratamento das alterações psicológicas, como os antidepressivos ou ansiolíticos, podem provocar coceira na pele, especialmente nas costas.
  • Algumas doenças: como a anemia, doenças do fígado, rins ou algum transtorno da glândula tireoide podem originar o aparecimento de coceira nas costas. Nestes casos, você precisará de atendimento médico para controlar estes sintomas.

Tratamento para a coceira nas costas

Você já viu o que pode ser quanto tem coceira nas costas. O tratamento para esta condição pode incluir:

Cuidado da pele

Recomenda-se a aplicação de banhos com água fria ou morna e utilizar sabão, além de cremes hidratantes e umectantes para acalmar a pele. É importante usar uma vestimenta adequada, que não deve ficar justa no corpo nem ser feita com lã.

Tratamento farmacológico

Os remédios para coceira nas costas serão aplicados diretamente sobre a pele na forma de loções ou cremes que aliviem o comichão. Estes devem ser produzidos a base mentol, cânfora, capsaicina e corticosteroides. Tenha em conta que o tratamento será aplicado durante 2 semanas aproximadamente ou até que a coceira melhore.

Em alguns casos, podem ser necessários medicamentos anti-histamínicos por via oral.

Remédios caseiros para a coceira nas costas

Se você está buscando um bom remédio para a dor na costas, mas prefere coisas mais naturais, aqui listamos as melhores opções de remédios caseiros para a dor nas costas que certamente vão ajudar a aliviar o comichão:

1. Aveia coloidal

Esta é uma aveia em pó, não é a mesma que você consome diariamente. É própria para fazer sabonetes, cremes e remédios naturais. Também é utilizada nos casos de pele seca ou coceira.

Você pode utilizar esta aveia no banho e, se tiver uma banheira em casa, coloque-a na água e entre nela por cerca de 20 minutos. Dependendo da intensidade da coceira, faça esse banho 2 vezes ao dia.

2. Aloe vera ou babosa

É um dos remédios caseiros mais utilizados no alívio das lesões da pele devido às suas excelentes propriedades calmantes. É capaz de hidratar a pele profundamente, assim como controlar outros sintomas como a vermelhidão, coceira ou ardência.

Você deve utilizar o gel que é extraído diretamente da folha da planta. Em seguida, pode batê-lo no liquidificador e colocá-lo na área afetada duas vezes ao dia. Em pouco tempo, sentirá uma melhora nos sintomas.

3. Calêndula

Outro bom remédio caseiro para a coceira nas costas é a calêndula, uma planta com propriedades anti-inflamatórias. Sua flor é rica em carotenos e flavonoides, possui ação calmante, assim como protetora da pele, por isso, é uma das mais utilizadas nas lesões próprias deste órgão. Os flavonoides contidos nesta planta protegem a derme das agressões externas, além de estimularem a produção de colágeno.

Esta flor pode ser encontrada nas seguintes apresentações:

  • Cremes.
  • Óleos.
  • Loções corporais.

Qualquer uma delas pode ser aplicada de 2 a 3 vezes ao dia até que a coceira nas costas desapareça.

4. Arnica

A arnica é uma planta medicinal e sua flor fornece excelentes benefícios para a pele: promove a hidratação da pele e sua regeneração celular. Também possui propriedades antissépticas, por isso elimina bactérias e fortalece o sistema imunológico.

A arnica é de uso tópico, estando disponível em cremes ou pomadas. Assim como a calêndula, você pode aplicá-la nas costas 2 ou 3 vezes ao dia em qualquer uma de suas apresentações até que a coceira nas costas desapareça.

5. Agrimônia

Esta planta se caracteriza por ter flores amarelas, contando com uma grande quantidade de princípios ativos, como o ácido salicílico, as cumarinas e os flavonoides.

É um excelente anti-inflamatório natural, motivo pelo qual é usada com frequência em lesões de pele como eczemas, alergias ou algum processo inflamatório da pele acompanhado de coceira. Por isso, é um bom remédio caseiro indicado nos casos de coceira nas costas. Em geral, a agrimônia é utilizada como infusão, flores de Bach ou remédios homeopáticos.

Para preparar uma infusão, basta ferver 1 xícara de água e 1 colher pequena de folhas secas da planta por 1 ou 2 minutos. Retirá-la do fogo e deixar descansar por 5 minutos, depois, coe-a e beba. Você pode consumi-la 2 ou 3 vezes ao dia.

6. Primavera

Esta planta é utilizada como depurativa devido as suas propriedades diuréticas, além disso, fluidifica o sangue. É bastante usada nas diferentes doenças da pele, especialmente, em transtornos eruptivos ou que produzam coceira, como o eczema e urticária.

Você pode utilizá-la na forma de chá, o qual pode ser tomado ou aplicado diretamente no local da condição. Adicione 60 g de flores de trinitária em 1 litro de água fervente, depois, deixe em repouso por aproximadamente 10 minutos e então coe-a.

Se desejar, pode tomar 1 copo 3 vezes ao dia entre as refeições e, ao mesmo tempo, pode passá-la nas áreas onde sentir a coceira.

Agora que você sabe o que pode ser em caso de coceira nas costas e também conheceu diferentes remédios caseiros para aliviar o comichão, não perca este outro artigo sobre coceira nos pés antes de dormir.

Coceira nas costas: o que pode ser? - Remédios caseiros para a coceira nas costas

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira nas costas: o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • García, M. J. L., Mañero, M. G., & Jaime, N. S. (2012). El prurito y sus efectos sobre la piel. Enfermería Dermatológica, 6(16), 8-14.
  • Misery, L. (2018). Prurito. EMC-Dermatología, 52(4), 1-10.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Coceira nas costas: o que pode ser?
1 de 2
Coceira nas costas: o que pode ser?

Voltar ao topo da página