Partilhar

Coceira nos pés antes de dormir: causas

 
Por Leonardo Simon. 25 setembro 2019
Coceira nos pés antes de dormir: causas

A sensação de coceira nos pés durante a noite é um incômodo conhecido por muitas pessoas, sendo que grande parte delas sofrem dessa condição diariamente ou de forma frequente. Esta percepção de coceira pode impedir o descanso completo e satisfatório e, caso se repita todas as noites ou frequentemente, pode levar a problemas de sono mais graves, como sensação de fadiga ou cansaço, dores de cabeça ou enxaquecas, depressão e irritabilidade.

Antes que tal doença nos cause estes problemas de saúde, convém conhecer quais podem ser suas principais causas para poder localizá-las, tratá-las e encontrar uma solução adequada para elas. Então, neste artigo do ONsalus, você encontrará todas as possíveis causas da coceira nos pés antes de dormir. Os motivos pelos quais uma pessoa pode sofrer dessa coceira, inchaço e dor são variados e as causas podem ter origens muito distintas, por isso é importante analisar de onde vem sua doença e, assim, encontrar a solução mais correta para o seu caso. Continue lendo e descubra as causas mais comuns.

Também lhe pode interessar: Mãos e pés quentes, o que pode ser?

Coceira nos pés antes de dormir: pé de atleta

Muitas pessoas que se perguntam "por que meus pés coçam à noite?" sofrem de pé de atleta. Os fungos no pé, conhecidos como pé de atleta, são um dos motivos mais comuns da coceira nos pés pela noite. Consiste em uma infecção micótica, isto é, causada por fungos, nas diferentes camadas da pele. Costuma surgir inicialmente na região cutânea localizada entre os dedos do pé e pode se espalhar por toda a sola destes, criando uma inflamação e inchaço da pele junto com um avermelhamento. A área que mais apresenta coceira costuma ser a região inicial, provocando assim muita coceira nos dedos dos pés antes de dormir.

Os motivos pelos quais gera-se o pé de atleta costumam ser:

  • Uma sudoração excessiva da área.
  • O uso de calçados fechados por muito tempo.
  • A pouca ventilação dos pés.

Recomenda-se trocar de calçado e de meias frequentemente, ter uma boa higiene corporal e secar com atenção e cuidado toda a área afetada.

Coceira nos pés antes de dormir: causas - Coceira nos pés antes de dormir: pé de atleta

Coceira nos pés antes de dormir: dermatite

A dermatite é uma doença comum na pele e consiste na inflamação, erupção e vermelhidão da mesma, causada por diferentes motivos que, geralmente, são de natureza externa. As mais conhecidas são:

  • A dermatite atópica, consiste na inflamação da pele de forma prolongada e é uma doença crônica que em algumas estações surge causando a doença e em outras épocas não.
  • A dermatite alérgica ou de contato, causada pelo atrito de algum agente externo que provoca uma reação cutânea.
  • A dermatite por estase, causada por problemas de circulação nas pernas que levam ao inchaço dos pés e a sensação de ardência.

Cada tipo de dermatite deverá ser tratada de acordo com sua causa, a atópica com cremes hidratantes ou óleos, a alérgica com anti-histamínicos naturais ou na forma de medicamentos, e a dermatite por estase através do cuidado na alimentação, exercícios ou massagens nas pernas.

Coceira nos pés antes de dormir: eczema disidrótico

É a inflamação da epiderme, a camada mais externa da pele, e é identificada com o aparecimento de ressecamento na pele, rachaduras e bolhas nas solas dos pés. Costuma surgir na forma de pequenas bolhas agrupadas e cheias de líquido que podem se tornar em uma grande. Considera-se que sua causa se deve a um excesso de suor e uma falta de higiene da área.

Se você sente queimação nos pés durante a noite, deve prestar atenção a todos os sintomas associados que possam aparecer, deste modo, será mais fácil identificar qual é a condição que está por trás dessa coceira noturna nos pés.

Coceira nos pés antes de dormir: causas - Coceira nos pés antes de dormir: eczema disidrótico

Coceira nos pés antes de dormir: outras causas

Além das que já explicamos, existem outras causas que podem causar coceira nos pés à noite que, embora sejam menos comuns, não podemos deixar de mencionar:

Problemas de tiroide

O hipertireoidismo e o hipotireoidismo são duas doenças relacionadas com a glândula tireoide, a primeira delas se deve a uma falta de trabalho e a segunda por um excesso deste. Nos dois casos podem afetar severamente o sistema circulatório, diminuindo o metabolismo basal e podendo apresentar como sintoma, dor e coceira nos pés. Por ser uma doença metabólica, você deve ir ao médico para que ele possa fazer os exames necessários. No seguinte artigo te explicamos outros sintomas de problemas nas tiroides que você precisa conhecer.

Doenças hepáticas ou renais

Nos dois casos, são órgãos encarregados pela depuração de toxinas, no primeiro caso através do fígado e no segundo com os rins. Um mau funcionamento destes pode causar uma circulação sanguínea incorreta que pode levar a problemas de inchaço e dor na região citada, assim como retenção de líquidos.

Diabetes

Por fim, devemos saber que as pessoas que sofrem desta doença são mais propensas a sofrer outras dores relacionadas com esta. A má circulação basal que esta doença pode causar pode gerar a coceira e dor noturna nas solas nos pés.

Em todos os casos indicados, você deve saber que existem aspectos de nosso dia a dia que podem ajudar a melhorar esta situação. Um calçado confortável e ventilado, o uso de meias que transpirem, a higiene corporal e das roupas, uma dieta saudável e equilibrada, fazer exercícios físicos, tomar água, secar bem a área irritada, a aplicação de óleos ou cremes, etc., são hábitos que podem nos ajudar a nos sentirmos melhores com nosso corpo e a diminuir a dor e o inchaço, assim como a coceira nos pés antes de dormir.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira nos pés antes de dormir: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Coceira nos pés antes de dormir: causas

O que lhe pareceu o artigo?

Coceira nos pés antes de dormir: causas
1 de 3
Coceira nos pés antes de dormir: causas

Voltar ao topo da página