Partilhar

Mãos e pés quentes, o que pode ser?

Mãos e pés quentes, o que pode ser?

Sentir as mãos e os pés muito quentes pode causar grande preocupação, no entanto, para determinar se existe algum problema de saúde devemos tentar definir se, para além do calor, existem outros sintomas como dor ou vermelhidão. Tendo em conta todas as características desta condição é possível determinar as possíveis causas mas, se o calor nas mãos e nos pés for muito persistente, é necessário consultar um médico para fazer uma revisão geral que permita diagnosticar a causa e, caso seja necessário, encaminhar você para um especialista apropriado.

Entretanto, neste artigo do ONsalus, explicamos com detalhe as causas mais comuns pelas quais você pode sentir mãos e pés quentes.

Mudanças hormonais femininas

Determinar as causas das mãos e dos pés quentes requer uma avaliação completa por parte de um especialista, no entanto, em muitos casos, estas mudanças de temperatura são provocadas por alterações hormonais relacionados com o ciclo menstrual. É possível que o calor nas mãos e nos pés coincida com os dias que antecedem o ciclo menstrual ou inclusive com os dias em que você tem o período. Além disso, podem surgir outros sintomas como dor e inflamação dos seios, inflamação abdominal, retenção de líquidos, aumento de apetite, dores pélvicas, dores de cabeça, etc. Descubra mais detalhes no artigo Síndrome de tensão pré-menstrual: tratamento, causas e duração.

Também é possível que esse calor nas mãos e nos pés se manifeste antes de grandes mudanças hormonais tais como a gravidez ou o início da menopausa.

Ter um calendário onde se apontam os dias do mês em que o calor nas mãos e nos pés se manifesta pode ajudar a determinar se existe alguma relação com as mudanças hormonais do ciclo menstrual.

Eritromelalgia primária ou secundária

A eritromelalgia é uma condição que, embora seja pouco frequente, produz calor nas mãos e nos pés com uma intensidade tal que os pacientes afirmam sentir que estão ardendo. Em percentagem, as mulheres são mais afetadas por esta condição vascular periférica que pode causar muitas dores.

Além de ardência nas mãos e nos pés, os pacientes com esta condição manifestam sintomas como coceira, vermelhidão e dor na zona. Existem dois tipos de eritromelalgia:

  • Primária: surge durante a infância e sempre antes dos 30 anos. É provocada por uma mutação genética, pelo que pode se apresentar de forma esporádica como uma condição hereditária. Trata-se de uma doença muito pouco frequente cujo tratamento consiste em evitar os fatores que podem desencadear a condição;
  • Secundária: esta condição aparece, geralmente, entre os 50 e 60 anos e está associada ao padecimento de doenças vasculares, inflamatórias ou degenerativas como tromboses, diabetes, hipertensão, artrite reumatoide, doenças cardíacas, gota, lúpus, hipertireoidismo, esclerose múltipla ou presença de varizes.

Nos casos de eritromelalgia primária, o tratamento médico consiste, na maioria dos casos, na ingestão de ácido acetilsalicílico que ajuda a prevenir os ataques e os sintomas. Já os pacientes que padecem de eritromelalgia secundária devem receber tratamento para a condição desencadeadora para obter alívio.

Eritromelalgia primária ou secundária

Neuropatia periférica

Se você sente as mãos e os pés muito quentes mas, ao tocar na zon,a esta se encontra à mesma temperatura do resto do corpo, é possível que o problema seja de natureza nervosa. A neuropatia periférica é uma condição em que os nervos não enviam os sinais ao cérebro e à medula espinhal corretamente, o que pode originar a produção de sinais falsos que geram a sensação de maior calor corporal do que aquele que realmente existe.

A causa mais comum de este problema é a diabetes, embora em certas ocasiões possa ocorrer sem causa aparente ou devido a outras condições tais como:

  • Baixos níveis de vitamina B12
  • Pressão sobre um nervo
  • Artrite
  • Lúpus
  • Tireoide hipoativa
  • Infecções hepáticas
  • Consumo frequente e excessivo de álcool

Complicações derivadas de obesidade, diabetes ou resistência à insulina

Quando o calor surge maioritariamente nos pés e sem causa aparente, é importante analisar os hábitos alimentares e a presença de doenças crônicas. Pessoas com obesidade ouque sofrem de resistência à insulina ou diabetes são propícias a manifestar complicações que podem provocar danos vasculares graves ou problemas com os nervos, sendo o calor nos pés um dos sintomas.

Nestes caso,s é importante consultar um especialista o quanto antes para descartar qualquer tipo de complicação.

Estresse

Se você sente que o calor das mãos e dos pés aumenta durante períodos de forte tensão, situações angustiantes ou momentos em que você se sente especialmente nervoso, é muito possível que seja uma reação do seu corpo ao estresse.

Controlar a tensão e gerir o estresse diariamente de maneira inteligente é essencial para diminuir a presença desta condição incomoda.

Quando ir ao médico?

Se você sente as mãos e os pés quentes e, além disso, você sofre de doenças autoimunes como artrite, lúpus ou Aids, se está recebendo tratamento para o câncer ou se tem patologias como a diabetes, hipertensão, problemas hepáticos, problemas de tireoide, gota, tromboses, hipertireoidismo ou qualquer outra condição crônica ou degenerativa, é importante consultar um especialista para uma revisão extensiva que permita oferecer um diagnóstico mais acertado.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mãos e pés quentes, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Mãos e pés quentes, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
jaqueline
Estou sentindo o pé ( somente o direito ) quente, tem alguma coisa haver com coluna?
Marinalva
As palmas das minhas estão quentes demais.Fui ao médico e ele falou q não tenho nada. Estou preocupada pq já tem quase 15 dias assim.obgda!
A sua avaliação:
Velodivio Santos
No meu caso é estresse!
Izabel
Tenho maose pés muito mas muito quentes diariamente o que devo fazer? O que posso fazer para amenizar o calor excessivo nas mãos e nos pés?
Nicolas Garin (Editor/a de ONsalus.com.br)
Olá Izabel! No artigo está toda a informação que você necessita. Se ainda assim você tiver dúvidas, aconselhamos que consulte o seu médico para um diagnóstico mais acertado. Rápidas melhoras!

Mãos e pés quentes, o que pode ser?
1 de 2
Mãos e pés quentes, o que pode ser?
Voltar ao topo da página