Partilhar

Mãos ressecadas: o que pode ser

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. Atualizado: 26 agosto 2019
Mãos ressecadas: o que pode ser

A aparência das mãos fala muito sobre nós mesmos, nossos cuidados pessoais e nossa saúde. Infelizmente, não é fácil mantê-las bem cuidadas, sobretudo quando a idade e o trabalho repercutem fortemente na sua aparência.

As mãos têm diferentes tipos de pele, tanto na sua palma quanto em sua superfície, e podem ser afetadas por diferentes fatores que causam ressecamento nas mesmas. Este também pode vir acompanhado de outros sintomas, como coceira e rachaduras.

O ressecamento nas mãos faz com que a pele fique exposta e desprotegida contra os fatores externos agressivos. Contudo, existem diversos tratamentos médicos e caseiros que permitem melhorar esta condição. Se você quer saber mais sobre este tema, continue lendo este artigo do ONsalus sobre o ressecamento nas mãos: o que pode ser, tratamentos e remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Mãos e pés quentes, o que pode ser?

Mãos ressecadas: o que pode ser

As mãos são as encarregadas por realizar todo o trabalho do ser humano em qualquer hora do dia. Por isso são constantemente submetidas a diferentes fatores que podem afetá-las como, por exemplo:

  1. A contaminação.
  2. As mudanças climáticas.
  3. Substâncias químicas irritantes.
  4. Uma má alimentação.
  5. Consumo de tabaco.
  6. Consumo de alguns alimentos.
  7. Atividade laboral.

Todos eles são agressivos para os tipos de pele das mãos. Tanto a palma quanto o dorso são formados por diferentes tipos de células, que possuem características particulares em relação ao resto da pele do corpo.

Neste sentido, é importante saber que as causas mais comuns das mãos ressecadas são:

  • Genética: há pessoas que têm predisposição a ter pele seca devido ao fato de que existe algum antecedente genético ou hereditário dela.
  • Idade: quanto mais velho, menor a hidratação da pele. Esta é uma situação normal e poucas pessoas estão isentas de sofrê-la. Medicamente é conhecida como desidratação induzida pela idade.
  • Atividade laboral: sobretudo, as profissões de contato com agentes agressores como substâncias químicas, produtos de limpeza, produtos para o cabelo e inclusive profissionais da saúde. Todos eles são mais suscetíveis a ter mãos ressecadas e rachadas.
  • Clima: da mesma forma, o ressecamento nas mãos pode surgir devido a exposição a temperaturas baixas, já que isto diminui a atividade normal das glândulas sebáceas e sudoríparas, que são encarregadas de secretar lipídios ou gorduras e suor, respectivamente.
  • Alergias: algum agente, substância ou produto pode ser determinante para a saúde das nossas mãos. Normalmente, ocorre ante o contato com pólen, pó ou até o contato com animais.
  • Desidratação: não tomar água suficiente é um motivo para que nossas mãos fiquem secas, escamosas e rachadas. A água é vital para o funcionamento celular.
  • Sistema imunológico fraco: um sistema imunológico debilitado faz com que todo nosso corpo seja suscetível a sofrer qualquer alteração tornando possível que, por exemplo, bactérias afetem a pele, rasgando-a e tornando as extremidades ressecadas e ásperas.
  • Psoríase: doença inflamatória da pele que pode causar descamação e vermelhidão. Embora normalmente esteja localizada nos cotovelos, joelhos, costas e nádegas, as mãos não são isentas de serem afetadas.
  • Xerose: esta é uma doença da pele que caracteriza-se por apresentar um ressecamento anormal da pele. Está diretamente relacionada com a falta de hidratação da pele e pode afetar as palmas ou os dorsos das mãos.
  • Dermatite nas mãos: a pele das mãos está constantemente seca. Também é conhecida medicamente como eczema e, embora não haja uma causa específica descrita, acredita-se que está relacionada com falta de hidratação e com a alteração na função da barreira que a pele possui.
Mãos ressecadas: o que pode ser - Mãos ressecadas: o que pode ser

Outras causas de mãos ressecadas

  • Nervosismo: um fator comum em muitas condições do ser humano é a ansiedade e o estresse. Isto causa a sudoração excessiva na pele das mãos, manifestando-se eventualmente com ressecamento.
  • Efeitos adversos de medicamentos: evidentemente, o ressecamento da pele também pode ser uma manifestação de reações adversas ao consumo de algum medicamento, sobretudo os encarregados de estimular a função urinária ou diuréticos, causando perda de líquido e manifestando-se, por sua vez, com desidratação.
  • Falta de umidade: provocada por ares condicionados, calefação ou climas secos que conseguem evaporar a água que encontra-se na superfície das mãos, causando desta forma o ressecamento.
  • Contaminação: todo agente externo que afeta o manto hidrolipídico repercutirá consideravelmente na aparência da pele e das mãos. A fumaça é um destes fatores que pode levar ao surgimento do ressecamento nas mãos.
  • Mudanças hormonais: o corpo das mulheres está em constante transformação, mês a mês as mudanças hormonais surgem e estas podem ser as responsáveis pelo aumento da sudoração e, por sua vez, pela desidratação e ressecamento nas mãos.
  • Tabagismo: o consumo de cigarro favorece e acelera o envelhecimento da pele.
  • Alimentação inadequada: a falta de nutrientes na dieta diária é uma causadora de muitas condições, entre elas, o ressecamento na extremidades, especialmente no caso da carência de nutrientes que são encarregados pela regeneração celular.

Mãos ressecadas: o que fazer

A melhor forma para tratar alguma condição é consultar seu médico de confiança, no caso do ressecamento nas mãos, deverá ser um dermatologista quem indicará a causa e o tratamento eficaz para ela. O tratamento das mãos ressecadas pode incluir:

Cremes para mãos ressecadas

A aplicação diária de creme hidratante permite melhorar consideravelmente o ressecamento nas mãos. Recomenda-se aplicá-lo, especialmente, após o banho ou após o contato com substâncias irritantes. Os melhores cremes hidratantes são os ricos em lipídeos, capazes de oferecer uma camada protetora nas mãos. Recomenda-se que os creme hidratantes tenham:

  1. Lanolina.
  2. Vaselina.
  3. Ureia.
  4. Ácido láctico.
  5. Ácido hialurônico.
  6. Glicerina.
  7. Óleo de coco, argão ou jojoba.

Vitamina E

Outro tratamento eficaz para as mãos ressecadas e rachadas é a vitamina E. Esta é encarregada por proteger a pele e evitar o envelhecimento. Pode ser encontrada em farmácias e deve ser aplicada diretamente sobre as mãos para curar as mesmas.

Parafina

Outros tratamentos recomendados são os feitos com parafina, que estimula a circulação sanguínea, recobre a pele das mãos, evitando a perda de calor e umidade, e as deixa muito suaves ao tato.

Para tratar o ressecamento nas mãos, o médico também pode recomendar:

  • Aumentar a ingestão diária de líquidos.
  • Melhorar a alimentação diária, incluindo mais frutas e verduras.
  • Usar sabonete neutro para higienizar e cuidar da pele das mãos.
  • Não esfregar a pele ao secá-la, apenas tocá-la suavemente.
  • Utilizar protetor solar.
  • Diminuir o consumo de tabaco.
  • Realizar terapia de relaxamento para canalizar o nervosismo.
  • Utilizar luvas de proteção dependendo do nosso trabalho ou do clima em que estivermos.
Mãos ressecadas: o que pode ser - Mãos ressecadas: o que fazer

Remédios caseiros para mãos ressecadas

Finalmente, existem diversos remédios caseiros para mãos ressecadas que você pode fazer confortavelmente em casa se acredita que a causa deste não representa nenhum risco para sua saúde:

  1. Aveia: além de inclui-la satisfatoriamente na dieta diária, a aveia permite que a pele mantenha sua umidade, evitando assim a desidratação. Você pode aplicá-la diretamente sobre as mãos misturada com mel e deixá-la agir durante 10 minutos aproximadamente. Fazer este tratamento caseiro diariamente melhora consideravelmente o ressecamento das mãos.
  2. Óleos naturais: muitos óleos naturais agem como bons antioxidantes, evitando o envelhecimento da pele e hidratando-a ao mesmo tempo. Recomenda-se massagear a pele com azeite de olive durante 10 minutos 2 vezes ao dia, no caso do óleo de coco, recomenda-se aplicá-lo de noite e deixá-lo agir até a manhã seguinte.
  3. Água morna: os banhos com água morna e em um curto período de tempo melhoram consideravelmente a saúde da pele seca das mãos.
  4. Aloé vera: o gel da babosa ou aloé vera esfregado diretamente sobre as mãos permite restaurar a pele, hidratando-a e deixando-a com uma aparência mais saudável.

Em muito casos, ficamos preocupados diante de qualquer manifestação do nosso corpo. Se o ressecamento nas mãos se estender por mais de 2 semanas e piorar com o passar do tempo, não hesite em consultar seu médico de confiança.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mãos ressecadas: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Mãos ressecadas: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?

Mãos ressecadas: o que pode ser
1 de 3
Mãos ressecadas: o que pode ser

Voltar ao topo da página