Partilhar

Sola do pé amarela: o que pode ser

Por Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. Atualizado: 6 maio 2019
Sola do pé amarela: o que pode ser

Você notou que os seus pés estão estranhos? A sola dos pés tem uma cor diferente e parece amarela? É normal que surjam muitas dúvidas e você deve saber que os pés refletem o que acontece internamente em nosso corpo com frequência, daí a importância de determinar qualquer alteração na estrutura ou cor dos mesmos.

A mudança de cor nas solas dos pés pode ser observada a olho nu. O tom amarelado pode permanecer por alguns dias e pode estar relacionado ao excesso de betacaroteno na dieta, assim como a algumas substâncias químicas que tocaram a pele dessa zona diretamente ou até mesmo refletir alguma patologia interna do organismo. Para conhecer realmente a causa é necessário consultar a avaliação de um especialista mas, enquanto você espera pela consulta, neste artigo do ONsalus respondemos à pergunta: Sola do pé amarela, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Como tratar bicho de pé

Sola do pé amarela: causas comuns

As principais causas que explicam porque você tem a sola do pé amarela podem ser as seguintes, no entanto, isso não significa que seja necessariamente uma dessa lista:

  • Hipercarotinemia : Geralmente, esta é a primeira causa que o médico descarta após consultar uma pessoa que notou a presença de tom amarelado nas solas dos pés. Esta é uma causa inofensiva produto de um pigmento encontrado em frutas e vegetais como laranja, cenoura e abóbora. Embora não reflita uma doença, a hipercarotinemia tende a ser antiestética e desconfortável para a pessoa por causa da mudança na coloração causada pelo pigmento que se acumula nos tecidos conjuntivos.
  • Icterícia: por outro lado, outra causa relacionada com a sola do pé amarelada é conhecida como icterícia, isto ocorre quando existe um alto nível de bilirrubina na corrente sanguínea. Esta é uma substância encontrada na bile e é o líquido responsável por ajudar a digerir gorduras. O mau funcionamento do fígado traz consigo amarelecimento da pele, olhos, palmas das mãos e solas dos pés.
  • Anemia: Finalmente, outra causa comum para os especialistas observarem o tom amarelo nas solas dos pés é a anemia, uma condição que geralmente também acompanha a fadiga. O que acontece neste caso é uma falta de glóbulos vermelhos, sendo comumente conhecida como falta de ferro no sangue.

Sola do pé amarela: o que pode ser

Além das causas mais comuns que acabamos de explicar, existem outras causas possíveis para a sola do pé amarela:

  • Envenenamento: o manuseio de um composto químico conhecido como trinitrotolueno (TNT) pode estar relacionado a mudanças na coloração das solas dos pés devido a uma reação entre a melanina (pigmento natural da pele) e a composição química do trinitrotolueno. Este composto químico foi criado para uso militar e industrial, o que torna esta causa menos provável de ser observada.
  • Diabetes mellitus : doença endócrino-metabólica que causa um descontrole nos níveis de glicose ou açúcar no sangue. No seguinte artigo do ONsalus, oferecemos toda a informação sobre diabetes tipo 2.
  • Hiperlipoproteinemia: esta condição define a incapacidade do nosso corpo de quebrar gorduras e colesterol, o que provoca um acúmulo destes nos tecidos e na corrente sanguínea, causando entre outros sintomas uma alteração na cor da pele.

Sola do pé amarela: o que fazer?

Inquestionavelmente, a primeira coisa a fazer é ir ao médico, já que wlw tem a capacidade de determinar por que essa mudança de cor está ocorrendo e recomendar um tratamento de acordo com a causa a ser tratada:

  • Icterícia: Dependendo da causa relacionada com a icterícia, o especialista indicará um tratamento que diminui os valores de bilirrubina no sangue, tratando também qualquer doença hepato-biliar subjacente com uma dieta apropriada que inclua beber muitos líquidos e evitar o consumo de álcool.
  • Hipercarotinemia: exigirá, sem dúvida, uma dieta equilibrada, especialmente de frutas e vegetais que contenham este pigmento.
  • Anemia: para melhorar os níveis de glóbulos vermelhos, o médico indicará complexos vitamínicos B12 em conjunto com ferro e ácido fólico.

Se as solas dos pés amarelas forem apresentadas por outros motivos, será necessária uma atenção especial:

  • Se for envenenamento por TNT ou trinitrotolueno, será necessário o uso de medicamentos exclusivamente hospitalares, no entanto, é favorável remover toda a roupa, lavar bem com água e sabão e procurar imediatamente atendimento médico.
  • Se a coloração amarelada estiver relacionada com alguma causa subjacente, será necessário cumprir o tratamento para melhorar a causa e, portanto, melhorar a cor da pele.

Outros remédios para a sola do pé amarela

Além do tratamento indicado pelo médico, você pode usar alguns remédios caseiros para eliminar o tom amarelado da sola do pé:

  • Batata: uma pasta ou purê feito co batatas para aplicar topicamente pode melhorar a cor dos pés. Para isso, ferva as batatas, amasse-as e esfregue nos pés até que a massa tenha esfriado.
  • Frutas: o consumo de frutas melhora consideravelmente a saúde do fígado, recomenda-se usar suco de cranberry para isso.
  • Fibra: o consumo de alimentos ricos em fibras irá melhorar e regular a digestão e o metabolismo.
  • Descanso : é importante descansar horas suficientes todos os dias, pelo menos 8 horas de sono.

Independentemente da causa, não hesite em consultar o médico na presença de uma cor diferente nas solas dos pés, pois isso reduzirá o risco de apresentar grandes problemas no caso de haver outra doença relacionada.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sola do pé amarela: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Sola do pé amarela: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Miguel Antunes
sola do pé grossa e amarelada, me ajudem

Sola do pé amarela: o que pode ser
Sola do pé amarela: o que pode ser

Voltar ao topo da página