Partilhar

Bilirrubina alta: sintomas, causas e tratamento

 
Por Ana Ferraz. 30 abril 2019
Bilirrubina alta: sintomas, causas e tratamento

A bilirrubina é um pigmento amarelado que se produz da degeneração da hemoglobina dos glóbulos vermelhos que se encontram em mau-estado. Esse processo acontece no baço, órgão que tem como função principal destruir as células sanguíneas velhas. Além disso, a bilirrubina também faz parte do sistema imunológico e, quando armazenada no fígado, também estará presente na bile excretada do corpo.

Como outras substâncias produzidas pelo nosso organismo, a bilirrubina conta com níveis considerados normais e, por isso, se eles estiverem altos ou baixos demais pode ser um sinal de algum problema que afetará a saúde da pessoa. Uma bilirrubina alta, por exemplo, pode indicar problemas no fígado, na vesícula biliar ou no pâncreas. Assim, nesse artigo do ONsalus, te explicaremos tudo sobre Bilirrubina alta: sintomas, causas e tratamento.

O que é bilirrubina

Como já dissemos anteriormente, a bilirrubina é uma substância amarelada que se origina da degradação da hemoglobina nos glóbulos vermelhos em mau-estado e que é gerada no baço, mas que pode ser encontrada principalmente na bile.

Ela é a responsável por dar a coloração amarela à urina, assim, quanto maior a quantidade de bilirrubina na bile, mais amarelada será a urina. A cor mais amarela ou até meio alaranjada na pele quando se sofre de icterícia, assim como nos olhos e nas mucosas, também é causada pelo acumulo dessa substância, ou seja, por uma bilirrubina alta.

No entanto, antes de falar mais aprofundadamente sobre bilirrubina alta, também conhecida como hiperbilirrubinemia, é necessário explicar rapidamente as formas nas quais o pigmento circula pela corrente sanguínea:

  • Bilirrubina indireta: é a bilirrubina que é formada após a destruição dos glóbulos vermelhos no sangue e que circula até o fígado. Sua concentração é maior no sangue e seus níveis podem ser afetados por condições que envolvem as hemácias.
  • Bilirrubina direta: é fabricada no fígado a partir da bilirrubina indireta, ou melhor dizendo, é a bilirrubina que surge a partir da bilirrubina indireta e do açúcar ácido glicurônico no fígado. A bilirrubina direta é solúvel em água.
  • Bilirrubina total: é a soma da bilirrubina direta e indireta.

Bilirrubina alta: causas

As causas da bilirrubina alta se diferem se ela for direta ou indireta. Então uma bilirrubina direta alta, o que pode causar? A bilirrubina direta alta está relacionada com algumas doenças hepáticas, como:

  • Hepatite aguda: quando o fígado fica inflamado devido a uma deficiência na eliminação das toxinas no órgão.
  • Obstrução das vias biliares: quando se nota a presença de cálculos biliares, as famosas pedras na vesícula, ou tumores no pâncreas.
  • Cirrose: mesmo que a bilirrubina alta costume ser um sintoma mais tardio nesses casos, a cirrose é uma das causas da bilirrubina direta alta.
  • Síndrome de Dubin-Johnson: é um transtorno hereditário que é diagnosticado ainda na infância e no qual o fígado muda de cor devido à deposição de pigmentos de cores mais escuras nos hepatócitos. Uma bilirrubina direta alta também é uma das consequências da síndrome.

Já as principais causas de uma bilirrubina indireta alta geralmente estão relacionadas com condições que envolvem as hemácias, como:

  • Anemia hemolítica: se produz quando os glóbulos vermelhos se destroem antes do tempo e, por isso, não podem cumprir mais sua função.
  • Síndrome de Gilbert: é um transtorno hereditário no qual existe uma deficiência de enzimas o que impede com que o fígado processe a bilirrubina.
Bilirrubina alta: sintomas, causas e tratamento - Bilirrubina alta: causas

Bilirrubina alta: sintomas

O principal sintoma da bilirrubina alta é a icterícia, uma coloração amarelada da pele, mucosas e olhos que indica geralmente um problema com o fígado, pâncreas ou vesícula biliar. Para determinar se existe uma bilirrubina alta no organismo é necessário realizar um exame de sangue e observar se os níveis da substância estão mais elevados do que o normal ou não.

Outra coisa que merece atenção, é que bilirrubina alta em recém-nascido, ou icterícia neonatal, pode acontecer e é algo normal, principalmente se a criança nascer prematura. Mesmo assim, se os médicos considerarem necessário, a forma de baixar a bilirrubina alta em bebês é mediante fototerapia.

Além disso, outros sintomas de níveis altos da substância no organismo podem ser:

  • Urina escura.
  • Fezes pálidas.
  • Outros sintomas também podem aparecer de acordo com a condição que tiver causado o aumento dos níveis de bilirrubina.
Bilirrubina alta: sintomas, causas e tratamento - Bilirrubina alta: sintomas

Valores de referência de bilirrubina

Contar com bilirrubina no sangue é normal, no entanto, para evitar problemas, é importante levar em consideração que os níveis dessa substância no organismo devem ser adequados. Mas como saber se a bilirrubina está normal? Confira a seguir quais são os níveis normais de bilirrubina:

  • Bilirrubina direta: de 0 a 0.3 mg/dL.
  • Bilirrubina indireta: de 0.2 a 1.2 mg/dL.
  • Bilirrubina total: de 0.3 a 1.9 mg/dL.

Consequências da bilirrubina alta

Como já explicamos, a bilirrubina alta no organismo não é uma doença em si mesma, mas sim um resultado de outras patologias. Ela pode ser um dos sintomas de hepatite, B, C ou A; de cirrose, de insuficiências hepáticas, de obstruções biliares ou também de sintomas de problemas no figado ou de dor no fígado. Por isso, na realidade, a bilirrubina alta é mais um sintoma de que algo não está como deveria no nosso corpo.

Assim, o mais importante não é perguntar como a bilirrubina alta afeta nosso organismo, quando é preocupante ter uma bilirrubina alta ou até mesmo quais são as consequências da bilirrubina alta, já que um nível mais alto do pigmento no sangue apenas será preocupante se uma doença mais séria ou grave o tiver causado.

Por isso, apresentar uma bilirrubina alta ou icterícia devem servir como um alerta para que tratemos a patologia que acompanha a hiperbilirrubinemia. Com isso, os níveis da substância voltaram ao normal e ficaremos mais saudáveis.

Bilirrubina alta: tratamento

O tratamento para bilirrubina alta deve focar em fortalecer o fígado, no entanto, tudo vai depender do que está causando essa anormalidade. Se você tiver sofrido de icterícia, será necessário que procure um médico para que ele possa te dar o diagnóstico mais correto e, assim, o tratamento mais acertado.

Porém há algumas medidas que você pode tomar e alguns hábitos que você pode mudar para limpar seu fígado e fazer com que ele volte a funcionar de maneira correta. Em seguida, te daremos alguns conselhos que podem ser realizados em casa para baixar a bilirrubina em adultos:

  • Mantenha-se sempre hidratado; essa é a chave para eliminar as toxinas no fígado.
  • Além de se hidratar bem, prepare infusões de ervas de propriedades depurativas para favorecer mais o órgão. Assim, não esqueça de plantas como verbena, dente de leão, alcachofra e cardo-mariano.
  • Aumente o consumo de vegetais, como cenoura, beterraba, alcachofra, brócolis e espinafre, e frutas, como limão, maçã e toranja.
  • Elimine o álcool do seu cotidiano; o consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode piorar o estado do seu fígado e favorecer o desenvolvimento de condições sérias, como o fígado gorduroso, também chamado de esteatose hepática.
  • Evite os alimentos com altos índices de gorduras saturadas, açúcares e farinhas processadas.
  • Consuma sucos para limpar seu fígado e garantir seu bom funcionamento.
  • Pratique ao menos 20 minutos de exercício por dia.

Bilirrubina alta: como prevenir

É como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Por isso, mesmo que você não tenha níveis mais elevados de bilirrubina no seu organismo, você pode seguir algumas dicas para prevenir a bilirrubina alta, que são bem parecidas com as que te oferecemos anteriormente para tratar a condição. Nossas principais dicas são:

  • Manter a uma dieta equilibrada.
  • Beber ao menos 8 copos de água por dia.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Nunca se automedicar.

Ao realizar essas ações, você estará aliviando a carga de trabalho que o seu fígado deve aguentar. Quanto menos contato você tiver com substâncias e alimentos mais tóxicos, com mais facilidade o órgão prevenirá o desenvolvimento de doenças.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bilirrubina alta: sintomas, causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Bilirrubina alta: sintomas, causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Bilirrubina alta: sintomas, causas e tratamento
1 de 3
Bilirrubina alta: sintomas, causas e tratamento

Voltar ao topo da página