Partilhar

Cólon irritável: sintomas, tratamento e causas

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. 31 outubro 2017
Cólon irritável: sintomas, tratamento e causas

O síndrome do intestino irritável, também conhecido como cólon irritável, é uma condição crônica caracterizada por mudanças no ritmo intestinal e dores abdominais que são exaltadas com a ingestão de determinados alimentos ou em períodos de grande tensão e nervosismo. É uma condição muito comum cujas causas não são inteiramente claras, mas está diretamente relacionada com o aspeto psicológico, como acontece com outras patologias gastrointestinais. Você gostaria de saber mais sobre esta condição? Continue lendo este artigo de ONsalus onde explicamos as causas, sintomas e tratamento do cólon irritável.

Também lhe pode interessar: Doença de Crohn: sintomas e tratamento

Cólon irritável - o que é?

O síndrome do intestino irritável é uma doença crônica que, geralmente, afeta os pacientes ao longo da sua vida. É caracterizado por sintomas como mudanças no ritmo intestinal, passando de diarreias a prisão de ventre, inflamação e dor abdominal e outras dores intestinais que ocorrem sem que seja possível associá-las a algum tipo de alteração ou problema com o funcionamento dos intestinos.

Após várias análises, e uma vez que se determina que não existe infeção ou problema físico evidente nos exames, o especialista suspeitará que a origem dos sintomas se pode dever a um quadro de cólon irritável. Não existe nenhum exame específico para diagnosticar esta condição, porém a presença de certos sintomas e um determinado estilo de vida pode ajudar o médico a realizar o diagnóstico.

Cólon irritável: sintomas, tratamento e causas - Cólon irritável - o que é?

Causas do síndrome do intestino irritável

Infelizmente, a causa do síndrome do intestino irritável ainda não foi descoberta. Porém, a teoria mais aceite é que esta doença tem uma grande relação com os níveis de tensão, estresse e nervosismo do paciente em que, como acontece em outras condições gastrointestinais, as emoções desempenham um papel fundamental no momento de desencadear os sintomas.

Isto ocorre porque o funcionamento dos intestinos está ligado ao nosso cérebro através do sistema nervoso autônomo. Em períodos de tensão, os nervos podem se tornar mais ativos, podendo fazer com que os intestinos de contraiam ou comprimam, produzindo os sintomas próprios de esta condição em pessoas com um cólon mais sensível. Em alguns casos, este síndrome pode ocorrer depois de uma infecção intestinal. Este quadro é conhecido como síndrome do intestino irritável pós-infeccioso.

Além destas teorias, se acredita que existem alguns factores de risco que aumentam as possibilidades de padecer desta patologia. Alguns de eles são:

  • Ser mulher, pois esta condição é mais comum neste grupo;
  • Ter padecido de gastroenterites;
  • Ter intolerâncias alimentares, como a doença celíaca, intolerância à lactose, à frutose, etc.;
  • Padecer de alterações hormonais.

Cólon irritável: sintomas

Os sintomas do cólon irritável são uma das principais causas que leva os pacientes ao gastroenterologista. As dores não são necessariamente constantes, no entanto, elas se tornam fortes em períodos de estresse ou tensão, assim como quando a alimentação é muito alta em gorduras, conservantes ou irritantes como o picante ou a cafeína.

Aqueles que sofrem com isso podem ter períodos de diarreia, prisão de ventre ou alternar ambos os quadros. Os sinais característicos desta condição são:

  • Inchaço abdominal;
  • Dor abdominal concentrada normalmente nos intestinos e de intensidade leve. Geralmente alivia depois de ir no banheiro;
  • Gases;
  • Fezes moles e necessidade urgente de ir ao banheiro nos casos em que ocorre diarreia;
  • Prisão de ventre e dificuldade em evacuar em alguns pacientes;
  • Além disso, é comum surgir uma sensação de evacuação incompleta, uma sensação de estômago cheio, náuseas e, em alguns casos, vômitos.
Cólon irritável: sintomas, tratamento e causas - Cólon irritável: sintomas

Tratamento do cólon irritável: dieta adequada e medicamentos

A mudança profunda na dieta e nos hábitos dos pacientes com síndrome do intestino irritável é a única forma de melhorar os sintomas desta condição e com isso, aliviar o paciente.

Algumas recomendações sobre a dieta que devem ser levadas em consideração são:

  • Evitar as gorduras, os fritos e o fast-food (comidas rápidas), que aumentam o mal-estar estomacal e dificultam a digestão. Você deve optar por carnes magras e peixe grelhado, no forno ou cozido;
  • Eliminar da dieta todos os alimentos que estimulam e irritam o intestino, como é o caso das bebidas com cafeína, comidas ricas em gordura, as especiarias e picantes, as comidas industriais e alimentos condimentados como as sopas;
  • O cigarro piora os sintomas desta condição. pelo que se recomenda deixar este hábito;
  • Evite também se exceder na ingestão de álcool, que irrita igualmente o intestino;
  • No caso de quadros de prisão de ventre, é conveniente aumentar a fibra na dieta, consumindo frutas e verduras frescas, legumes e cereais integrais. Os pacientes que tenham diarreia, pelo contrário, devem limitar a fibra para não piorar o quadro.

Dependendo da intensidade dos sintomas, o especialista pode recomendar a ingestão de certos medicamentos quando os mesmos ocorrem. Neste caso, é comum a ingestão de medicação para controlar os espasmos do estômago, para tratar a diarreia, aliviar a prisão de ventre, a dor estomacal e inclusive para reduzir a ansiedade.

Cólon irritável: sintomas, tratamento e causas - Tratamento do cólon irritável: dieta adequada e medicamentos

Tratamento para o cólon irritável: controlar o estresse

Reduzir a tensão, o estresse e o nervosismo é fundamental para o tratamento do cólon irritável, pelo que fazer um esforço para diminuir estes factores resultará em grandes benefícios. Por isso, no ONsalus recomendamos:

  • Realizar exercício físico de forma frequente, praticando qualquer atividade pelo menos 3 vezes por semana. Isto vai ajudar a regular o trânsito intestinal, a libertar tensões e a gerar substâncias que aumentam o bem-estar físico e emocional;
  • Optar por práticas específicas para o relaxamento como a meditação, o ioga ou pilates pode também trazer grandes benefícios;
  • Descansar corretamente é essencial. Procure dormir, pelo menos, 8 horas por dia, deitar sempre na mesma hora e tentar descansar bem para diminuir a tensão causada pela insônia ou repouso pobre.
Cólon irritável: sintomas, tratamento e causas - Tratamento para o cólon irritável: controlar o estresse

Os sintomas do intestino irritável podem ser prevenidos?

Embora o cólon irritável seja uma doença crônica que pode ser persistente ou ocorrer durante certos períodos, é certo que mudar alguns hábitos pode prevenir sintomas associados a esta condição.

Algumas alternativas para prevenir o síndrome do intestino irritável são:

  • Ter uma dieta rica em proteínas e fibra, evitando os alimentos ricos em gorduras ou que podem irritar o estômago;
  • Comer em um horário regular e num ambiente tranquilo e relaxado. Mastigar muito bem os alimentos e comer com tranquilidade é o básico para uma boa digestão;
  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia, o que vai favorecer notavelmente o trânsito intestinal;
  • Evitar consumir em excesso alimentos que aumentem as flatulências, como os legumes, pode ser útil para reduzir os gases;
  • O exercício frequente e o controlo do estresse também são essenciais para o tratamento desta condição.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cólon irritável: sintomas, tratamento e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Cólon irritável: sintomas, tratamento e causas

O que lhe pareceu o artigo?

Cólon irritável: sintomas, tratamento e causas
1 de 5
Cólon irritável: sintomas, tratamento e causas

Voltar ao topo da página