Diarreia

Cólicas estomacais e diarreia pela noite - causas e tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 29 maio 2024
Cólicas estomacais e diarreia pela noite - causas e tratamento

Sofrer de cólicas e diarreia à noite interrompe o sono e afeta a qualidade do sono. Isso pode ser devido a várias causas, desde sensibilidade a determinados alimentos, estresse, infecções virais ou bacterianas, presença de parasitas no corpo, uso de medicamentos e outras doenças intestinais.

Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, onde encontrará mais informações sobre as causas e os tratamentos para cólicas e diarreia noturna.

Também lhe pode interessar: Por que tenho diarreia pela manhã?
Índice
  1. Gastroenterite
  2. Toxinas alimentares
  3. Intolerâncias ou alergias alimentares
  4. Medicamentos
  5. Estresse e ansiedade
  6. Diarreia secretora
  7. Doença inflamatória intestinal
  8. Síndrome do intestino irritável
  9. Colite microscópica
  10. Diabete mellitus
Ver mais >>

Gastroenterite

Vírus, bactérias e parasitas que invadem o corpo podem causar gastroenterite. É possível contrair uma infecção bacteriana ao consumir alimentos ou bebidas contaminados e, em poucas horas, você pode começar a sentir desconforto, como cólicas e diarreia, entre outros sintomas.

Tratamento

O tratamento de uma infecção gastrointestinal dependerá do agente causador. No caso de infecções virais, os sintomas geralmente desaparecem em poucos dias sem a necessidade de tratamento específico. Se a infecção for causada por bactérias, o médico poderá prescrever antibióticos, além de recomendar hidratação adequada e uma dieta que alivie os sintomas.

No caso de infecções causadas por parasitas, os sintomas podem desaparecer em algumas semanas. Entretanto, em situações de surtos persistentes, é necessário tratamento médico com antiparasitários.

Cólicas estomacais e diarreia pela noite - causas e tratamento - Gastroenterite

Toxinas alimentares

O consumo de determinados alimentos ou bebidas pode causar cólicas noturnas e diarreia. Produtos como adoçantes artificiais podem aumentar a frequência de idas ao banheiro. Além disso, a contaminação dos alimentos pode causar diarreia e cólicas e, em alguns casos, intoxicação alimentar.

Tratamento

O tratamento consiste em interromper o consumo do alimento que causa a dor de estômago e a diarreia. O médico recomendará mudanças na dieta e maior hidratação para evitar complicações e controlar os sintomas.

Intolerâncias ou alergias alimentares

Intolerâncias ou alergias, seja a um determinado alimento ou substância, podem causar diarreia e cólicas abdominais.

Isso geralmente ocorre em pessoas que não possuem uma enzima no sistema digestivo chamada lactase. Pessoas com intolerância à lactose podem ter problemas estomacais após consumir produtos lácteos.

Tratamento

O tratamento começa com a identificação do gatilho da alergia. Dependendo dos sintomas que acompanham a reação alérgica, podem ser prescritos anti-histamínicos orais ou intravenosos para reverter a reação. Além disso, podem ser recomendadas mudanças na dieta, como a eliminação de produtos lácteos que contenham lactose.

Cólicas estomacais e diarreia pela noite - causas e tratamento - Intolerâncias ou alergias alimentares

Medicamentos

O uso de determinados medicamentos, inclusive antibióticos, pode causar diarreia mesmo durante a noite. Os antibióticos matam tanto as bactérias boas quanto as ruins, o que pode perturbar o equilíbrio intestinal e causar diarreia acompanhada de cólicas abdominais.

Tratamento

Para tratar as cólicas noturnas e a diarreia causadas pelo uso de um medicamento, o médico ajustará a dose ou suspenderá o medicamento.

Estresse e ansiedade

A presença de um evento traumático ou a exposição a situações estressantes pode desencadear diarreia noturna acompanhada de cólicas. Isso se deve à conexão entre os sistemas nervoso e gastrointestinal, bem como à liberação de substâncias químicas cerebrais durante o estresse, como o fator liberador de corticotropina (CRF). Essa substância pode se ligar a receptores que afetam os intestinos, causando cólicas e diarreia.

Tratamento

O tratamento de cãibras e diarreia noturna causadas por estresse deve começar com o controle das preocupações por meio de atividade física ou meditação, ambos úteis para o controle do estresse.

Em casos graves, um especialista em saúde mental pode recomendar medicação e terapia para controlar o estresse.

Diarreia secretora

A diarreia secretora é um tipo de diarreia que ocorre quando o intestino não absorve adequadamente os fluidos e eletrólitos, que passam rapidamente pelo trato digestivo, causando fezes aquosas e soltas. Essa diarreia pode ser causada por bactérias, doenças, laxantes, alguns medicamentos ou problemas médicos.

Tratamento

O médico determinará o tratamento adequado, que geralmente começa com hidratação oral e uma dieta antidiarréica. Inicialmente, a dieta será branda, incorporando gradualmente alimentos como frango, peixe, torradas e cenouras, o que ajudará a reduzir a frequência das evacuações e a melhorar a consistência das fezes. Se necessário, o médico também poderá prescrever medicamentos para aliviar os sintomas e diminuir a duração do episódio diarreico.

Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal é uma inflamação crônica em parte ou em todo o trato digestivo, causada por diferentes condições, como a colite ulcerativa e a doença de Crohn. Essas condições podem causar cólicas, diarreia diurna e noturna, além de sangue com muco nas fezes e até mesmo perda de peso não intencional.

Tratamento

Dependendo dos sintomas, o médico sugerirá medicamentos antiespasmódicos, bem como mudanças na dieta e, se necessário, cirurgia.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal no qual os músculos do cólon são particularmente sensíveis a determinados estímulos. Alguns pacientes podem apresentar cólicas e diarreia à noite.

Os estímulos podem incluir estresse, ansiedade ou depressão, infecções bacterianas gastrointestinais, intolerâncias ou sensibilidades alimentares.

Tratamento

Até o momento, a síndrome do intestino irritável não tem cura; no entanto, o médico controlará os sintomas que ocorrem por meio de

  • Fazer mudanças na dieta.
  • Redução do estresse.
  • Fazer exercícios físicos.
  • Dormir o suficiente.
  • Beber bastante líquido.
Cólicas estomacais e diarreia pela noite - causas e tratamento - Síndrome do intestino irritável

Colite microscópica

A colite microscópica é uma condição que pode causar diarreia noturna. Como o nome sugere, a inflamação do cólon é de natureza microscópica, e a probabilidade de desenvolver colite microscópica aumenta com a idade ou com o uso prolongado de determinados medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides.

Essa condição inclui a colite colagenosa e a colite linfocítica, ambas caracterizadas pela inflamação do intestino grosso que só é visível ao microscópio. Os sintomas podem ocorrer tanto de dia quanto de noite e incluem dor abdominal, perda de peso não intencional e fadiga.

Tratamento

O tratamento da colite microscópica consiste em mudanças na dieta e no uso de medicamentos antidiarreicos e esteroides ou anti-inflamatórios. Se esse tratamento não for eficaz, o médico poderá considerar uma cirurgia para remover todo ou parte do cólon, dependendo da gravidade da situação.

Diabete mellitus

O diabete mellitus é uma doença crônica caracterizada pela incapacidade do organismo de regular adequadamente os níveis de glicose no sangue. Uma das complicações que podem surgir é a diarreia noturna acompanhada de cólicas, um sintoma comum em pessoas com diabete há muito tempo. Isso ocorre devido a danos nos nervos do trato gastrointestinal, conhecidos como neuropatia diabética.

Tratamento

O controle dos níveis de glicose no sangue é a primeira medida terapêutica, dependendo do tipo de diabete. No caso do diabete tipo 1, o médico prescreverá injeções de insulina. Para o diabete tipo 2, serão prescritos agentes hipoglicemiantes orais.

Além disso, recomenda-se uma dieta com baixo teor de carboidratos, verificações frequentes da glicemia e atividade física regular.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cólicas estomacais e diarreia pela noite - causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Arguello, M., Archila, P. E., Sierra, F., & Otero, W. (1991). Enfermedad inflamatoria intestinal. Rev. colomb. gastroenterol, 237-72.
  • Bauta Desdín, J. L., & Pupo Zúñigas, A. (2017). Colitis microscópica. Correo Científico Médico, 21(2), 526-539.
  • Cruchet, M. (2018). Alergia alimentaria. Rev. chil. nutr, 45(2).
  • Vázquez, H. (2012). Diarrea crónica: Evaluación y manejo. Acta Gastroenterológica Latinoamericana, 42(1), s21-s23.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cólicas estomacais e diarreia pela noite - causas e tratamento