Partilhar

Dor de barriga e diarreia após refeições: causas

Por Leonardo Simon. Atualizado: 6 novembro 2018
Dor de barriga e diarreia após refeições: causas

Sofrer dores estomacais, cãibras ou até mesmo diarreia depois de comer costuma significar que há algum problema no seu sistema digestivo que faz com que ele seja incapaz de digerir corretamente os alimentos que ingere.

Estes problemas podem ser internos ou externos, ou seja, podem ser devidos a alguma condição orgânica ou à forma, quantidade ou velocidade que você come. As condições que podem causar diarreia repentina depois de comer são muitas e muito diferentes.

Se depois de comer você sempre tem diarreia, é provável que esteja sofrendo de algum problema intestinal, sendo que alguns requerem tratamento médico. É por isso que, no seguinte artigo do ONsalus, te falaremos sobre o "Dor de barriga e diarreia após refeições: causas" para que você possa saber o que está acontecendo e como solucionar o problema.

Também lhe pode interessar: Barriga borbulhando: o que pode ser

Diarreia após comer: síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável, também chamada de cólon irritável, é provavelmente a doença ou desordem física que está por trás da maioria dos casos de dor de barriga e diarreia após refeições. Esta condição, que é crônica, costuma aparecer como consequência do estresse e ansiedade. Ou seja, não há uma causa física que provoca o problema, mas sim uma manifestação de um problema psicológico. A questão é que a ansiedade e o nervosismo causam tensão e contrações musculares que, no intestino, podem causar cãibras e a necessidade de ir ao banheiro logo depois de ter comido.

Alguns dos sintomas da síndrome do intestino irritável, além da diarreia depois de comer, são:

  • Constipação.
  • Cãibras.
  • Dor abdominal.
  • Abdômen inchado.
Dor de barriga e diarreia após refeições: causas - Diarreia após comer: síndrome do intestino irritável

Diarreia sempre após as refeições: doença celíaca

O glúten é uma proteína que é encontrada em diferentes cereais, como a cevada, o trigo, o centeio e a aveia. Existem pessoas, como no caso dos celíacos, cujo organismo não tem a capacidade de digerir esta proteína. Isto provoca danos no intestino delgado que impedem a absorção dos componentes alimentares e que podem provocar sintomas como diarreia, constipação e cãibras musculares.

Além da doença celíaca, outras pessoas também podem sofrer de alergia ou sensibilidade ao glúten. Em qualquer um dos casos, o tratamento para evitar estes sintomas tem que ser voltado a eliminar esta proteína da dieta e, assim, eliminar a diarreia após refeições.

Diarreia constante: intolerância à lactose

A intolerância à lactose é um problema físico que surge de uma deficiência de lactose no intestino. Dado que a lactase é a enzima encarregada pela digestão da lactose, sua ausência faz com que a lactose não possa ser digerida corretamente causando muitos sintomas intestinais.

Embora muitas pessoas as confundam, deve-se explicar que a intolerância à lactose não é a mesma coisa que a alergia à lactose, esta intolerância não produz reações alérgicas, mas sim problemas e sintomas relacionados com a incapacidade de digerir o leite.

Além da dor de barriga e diarreia após refeições, entre os sintomas da intolerância à lactose, destaca-se especialmente o inchaço abdominal, sintomas que aparecem logo depois de ingerir produtos lácteos. É por isso que se você acha que pode sofrer de intolerância à lactose deverá consultar um médico para que ele faça o exame de tolerância oral à lactose. Caso os resultados sejam positivos, é possível que você deva iniciar um tratamento com base em comprimidos de lactose, com enzimas ou gotas.

Dor de barriga e diarreia após refeições: causas - Diarreia constante: intolerância à lactose

Acabo de comer e tenho diarreia: intoxicação alimentar

Obviamente, a intoxicação alimentar é outra das possíveis causas da diarreia após comer, especialmente se nunca tem. Estas contaminações costumam ser causadas devido a produtos infectados com vírus, bactérias ou toxinas que, uma vez em nosso organismo, nos causam diarreias e outros incômodos sintomas intestinais.

Além da dor de barriga e diarreia após refeições, outros dos sintomas que podem surgir depois de uma intoxicação alimentar são:

  • Náuseas.
  • Cansaço.
  • Cãibras estomacais.
  • Falta de apetite.
  • Febre.
  • Vômitos.

Os mariscos, peixes, molhos estragados ou os ovos são alguns dos produtos que podem provocar intoxicação alimentar com mais facilidade.

Tudo o que como dá diarreia: possível gastroenterite

A diarreia é um dos principais sintomas de uma gastroenterite, a doença também conhecida popularmente como gripe intestinal. Embora esta seja uma infecção viral e não costume estar associada com o que se come, sabe-se que depois de comer, a diarreia pode aparecer pela primeira vez e começar a produzir seus sintomas, entre os quais também estão presentes:

  • Náuseas.
  • Vômitos.
  • Dor estomacal.
  • Cãibras.

Se você sofre de gastroenterite, é normal ter episódios de dor de barriga e diarreia após refeições, assim como vômitos. De forma geral, esta infecção dura por volta de 3 dias, sendo altamente contagiosa. Se você a possui, deverá iniciar uma dieta leve durante o tempo que ela durar para evitar piorar os sintomas.

Diarreia depois de comer: ansiedade

Se você está passando por um período de ansiedade e nervosismo, é normal que esses problemas se desloquem para seu estômago e provoquem dificuldades para fazer a digestão corretamente. Os sintomas da ansiedade podem ser muito diferentes e mudar de pessoa para pessoa, desde as pequenas irritações estomacais, às náuseas ou a diarreia após comer.

A razão disso é que a ansiedade nos leva a ter maus hábitos alimentares. Se estamos ansiosos, comemos mais e mais rápido, sem mastigar, em mais quantidade, e temos tendência a comer produtos mais gordurosos.

Confira nosso vídeo abaixo para descobrir algumas dicas para controlar o estresse:

Diarreia logo após comer: tratamento

Antes de mais nada, é imprescindível que você saiba o que é que está te causando a diarreia depois de comer. Dependendo da causa, o tratamento será diferente, razão pela qual deveria visitar um médico que faça os exames pertinentes.

Depois de um episódio de diarreia você deverá dar um descanso ao seu estômago para que ele volte ao normal. Uma boa forma pode ser não comer nada sólido por 24 horas, simplesmente água e alimentos líquidos para reidratar o corpo. Pouco a pouco, você pode começar com porções de arroz, frutas ou verduras e ir voltando à dieta habitual conforme vai melhorando.

Além disso, o tratamento para dor de barriga e diarreia após refeições pode incluir os seguintes aspectos:

  • Tomar antiácidos: podem neutralizar temporariamente os efeitos dos ácidos estomacais. Você deve saber que isto não é uma solução permanente, simplesmente te ajudará a aliviar os sintomas.
  • Aplicar compressas quentes: uma bolsa quente ou um manta eléctrica sobre o estômago podem diminuir os sintomas da diarreia depois de comer.
  • Massageie seu estômago: deitado de costas, mova seus dedos sobre o abdômen até notar uma melhora nos sintomas e dores. Caso comece a piorar, você deve parar imediatamente a massagem.
  • Comer iogurte: este é um alimento que contém probióticos, bactérias que melhoram a digestão e que podem diminuir a dor e os sintomas. Caso você tenha intolerância à lactose, não deve comer nenhum produto lácteo, nem sequer o iogurte.
  • Dieta rica em fibras: te ajudará a aliviar os sintomas e prevenir a diarreia, além de que, dependendo do caso, deve evitar produtos que contenham glúten.
  • Deve evitar: comer muito, comer muito rápido, comer comidas picantes, produtos processados e gordurosos, bebidas alcoólicas, cafeína e tabaco.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor de barriga e diarreia após refeições: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • "Diarreia em adultos" por Norton J. Greenberger, MD, Clinical Professor of Medicine, Harvard Medical School; Senior Physician, Brigham and Women's Hospital. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/sintomas-de-dist%C3%BArbios-digestivos/diarreia-em-adultos#v1533452_pt

Escrever comentário sobre Dor de barriga e diarreia após refeições: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Matheus Vieira
Estou com dor no pé da barriga e nas costas, é normal?

Dor de barriga e diarreia após refeições: causas
1 de 3
Dor de barriga e diarreia após refeições: causas

Voltar ao topo da página