Partilhar

Por que tenho diarreia pela manhã?

Por que tenho diarreia pela manhã?

A diarreia é uma alteração muito comum e pode ser devida a diversas causas, as quais, geralmente, não estão relacionadas a distúrbios graves de saúde. Contudo, é sempre indispensável fazer uma consulta médica para que o especialista possa encontrar a origem exata do problema e dar o tratamento adequado, caso seja necessário. É possível que certas pessoas sofram de diarreia todas as manhãs e as evacuações líquidas poderiam ser um indicador de certas alterações na saúde.

No entanto, ter vontade de defecar todas as manhãs e ter fezes aquosas ao se levantar nem sempre é um problema subjacente. Por este motivo, se você está se perguntando "por que tenho diarreia pela manhã?", recomendamos que leia o artigo a seguir do ONsalus, pois encontrará algumas possíveis respostas.

Alterações nos movimentos intestinais

É muito raro que uma pessoa acorde durante a noite com vontade de defecar. Isto se deve ao fato de que o organismo conta com uma espécie de relógio biológico que freia as evacuações durante a noite e evita esta vontade que acabaria interrompendo o sono.

Contudo, podem existir certos fatores que alteram os movimentos intestinais e, consequentemente, interrompem o ciclo natural, fazendo com que se sinta muita vontade de evacuar pela manhã. Devido a estes movimentos intestinais pouco naturais, pode ocorrer que as fezes pela manhã sejam líquidas.

Ingestão de suco de frutas ou leite

Existem diversas pessoas que sofrem de intolerância à lactose ou que têm uma má absorção da frutose e não sabem disso, motivo pelo qual se torna indispensável sempre estar atento a qualquer alteração no corpo e sempre ir consultar um médico caso tenha qualquer dúvida, uma vez que o mesmo pode realizar seu diagnóstico correto.

Pessoas que não conhecem sua intolerância ou sua má absorção de alguns nutrientes podem sofrer de diarreia todo dia de manhã. Isso ocorre, principalmente, se durante o dia são ingeridos sucos de frutas, leite ou caso comam uma fruta fresca no café da manhã, como geralmente é recomendável para manter um bom estado físico.

Por que tenho diarreia pela manhã? - Ingestão de suco de frutas ou leite

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino ou cólon irritável é uma doença que causa dores abdominais e mudanças no funcionamento do intestino. Da mesma forma, os pacientes deste transtorno podem sofrer de gases, distensão abdominal, sensação de estar cheios sem comer nada, constipação ou diarreia, a qual costuma se manifestar durante as manhãs.

Apesar do exposto, as fezes líquidas podem estar presentes durante todo o dia e, em alguns casos, piorar com o consumo de certos alimentos ou com pouca estabilidade estomacal. Estas pessoas também costumam acordar muito durante a noite com vontade de evacuar ou sofrer de diarreia de manhã.

Abuso de certas substâncias

Existem certas substâncias que provocam uma grande quantidade de mudanças no organismo, por exemplo, um mal funcionamento dos intestinos ou irritação nos mesmos, o que pode levar como consequência uma diarreia, principalmente, pelas manhãs se as substâncias forem consumidas durante a noite anterior, como costuma ocorrer na maioria dos casos.

Abusar do álcool, tabaco e drogas poderia ser uma das respostas se você estava se perguntando do porquê tem diarreia pelas manhãs. Estes produtos tóxicos muitas vezes são consumidos em reuniões noturnas, por isso que é possível que sinta vontade de evacuar pela manhã e tenha diarreia.

Por que tenho diarreia pela manhã? - Abuso de certas substâncias

Nervosismo e estresse

Sofrer de estresse é cada vez mais comum atualmente. Isto ocorre devido às grandes exigências com as quais vivemos diariamente e que podem causar diversos transtornos que alteram o funcionamento correto do organismo. Ter pouca estabilidade emocional pode afetar a pele, o cabelo, o coração, os intestinos e quase qualquer órgão vital.

Geralmente, as pessoas que sofrem com muito estresse precisam recorrer a diversos medicamentos para poder descansar corretamente durante a noite, por isso podem ter diarreia pelas manhãs. Contudo, se não consumirem nenhuma pílula na noite anterior, as pessoas com estresse podem ter diarreia em qualquer momento do dia, principalmente, depois de comer e ter uma má digestão.

Outras causas de diarreia pela manhã

É importante detectar o que é que está causando a alteração intestinal para combater ou evitar a presença destas fezes líquidas. Outras causas frequentes de sempre ter diarreia pela manhã são:

  • Ser fumante ou tomar muito café.
  • Ter reflexos de defecação ao terminar o café da manhã pela manhã.
  • Aumento das atividades bacterianas no intestino com baixa ou com ausência de circulação de enzimas.
  • Acúmulo de água e não eliminar as fezes corretamente durante o decorrer do dia.
  • Sofrer de doença inflamatória intestinal.
  • O consumo de certos medicamentos.
  • Estar grávida.
  • Ingestão de certos anticoncepcionais orais.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho diarreia pela manhã?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Por que tenho diarreia pela manhã?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edilene Maria
Olá, gostaria de saber por que tenho diarréia pela manhã, não é todo dia fica fazendo um barulho como se tivesse com fome e depois vem a diarréia e o pior que perdo peso ?

Por que tenho diarreia pela manhã?
1 de 3
Por que tenho diarreia pela manhã?

Voltar ao topo da página