Diarreia

Como tomar limão para a diarreia

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 19 junho 2022
Como tomar limão para a diarreia

A diarreia é o transtorno digestivo mais comum e surge com diversas evacuações de fezes moles ou líquidas. Se não for tratada a tempo, pode causar um quadro de desidratação.

Quando ao longo do dia você vai mais de 3 vezes ao banheiro e as evacuações são aquosas ou líquidas, está diante da presença de um quadro de diarreia, o qual pode ser solucionado com a ingestão de remédios caseiros como o limão. Mas será que limão é bom para diarreia? Muita gente se pergunta, por exemplo, se água com limão e maizena corta a diarreia.

É por isso que neste artigo do ONsalus te explicamos em detalhes como tomar limão para a diarreia.

Índice

  1. Remédios caseiros com limão para a diarreia
  2. Como tomar limão para a diarreia
  3. Comer limão para combater a diarreia
  4. Tomar água com limão
  5. Chá de limão para a diarreia
  6. Outros benefícios do limão para a saúde

Remédios caseiros com limão para a diarreia

Limão é bom para diarreia? A verdade é que sim, pois além de atuar como um regulador do trânsito intestinal, a fruta cítrica ajuda na limpeza das impurezas do intestino, afastando os micro-organismos que causam diferentes tipos de infecção.

O suco de limão pode ser tomado sozinho ou acompanhado, mas você deve consumi-lo logo após espremê-lo para que não perca suas propriedades. A seguir, te mostramos as diferentes formas que pode tomar o suco de limão para parar a diarreia.

Como tomar limão para a diarreia - Remédios caseiros com limão para a diarreia

Como tomar limão para a diarreia

Água de limão e coentro

O limão possui propriedades anti-inflamatórias e é um excelente remédio caseiro para parar a diarreia. As folhas do coentro são utilizadas para curar doenças relacionadas com a digestão, contendo linalool e borneol, dois óleos essenciais que atuam acalmando o estômago e ajudam no correto funcionamento do fígado.

Para realizar este preparo, você vai precisar de:

  • 4 ou 5 folhas de coentro trituradas.
  • 1 copo de água.
  • 1 ou 2 colheres de chá de suco de limão.

Como prepará-lo: adicione a pasta das folhas de coentro trituradas no copo de água e as colheres de chá do suco de limão. Misture tudo e beba 2 ou 3 vezes ao dia.

Água de menta e limão

Tanto a menta quanto o limão têm a particularidade de acalmar o estômago. A menta possui propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas, além disso, melhora o fluxo dos sucos digestivos e acalma o revestimento estomacal.

Para seu preparo você vai precisar de:

  • 20 folhas de menta.
  • 1 copo de água.
  • 1 colher de chá de suco de menta.
  • 1 colher de chá de suco de limão.

Como prepará-lo: triture as folhas de menta para extrair seu suco, no copo de água adicione o suco da menta e uma colher de chá de suco de limão, em seguida misture tudo. Você pode consumir este preparo 3 ou 4 vezes durante o dia.

Com esta bebida você conseguirá aliviar a dor, as cãibras e os incômodos estomacais.

Limão e sal

O limão é um antiviral e antibacteriano, e possui a propriedade de aliviar o estômago.

Para tomar este remédio você vai precisar de:

  • 1 copo de água.
  • Suco de 1 limão.
  • Uma pitada de sal.

Como prepará-lo: pegue um copo com água, adicione o suco de um limão e uma pitada de sal. Misture e tome 2 ou 3 vezes até que a diarreia desapareça.

Bicarbonato com limão

O bicarbonato é excelente para melhorar a digestão, por isso que sua combinação com o limão contribuirá de forma rápida para restabelecer o bom funcionamento intestinal. Para obter esta mistura você vai precisar de:

  • 1 copo de água.
  • Suco de 1 limão.
  • ½ colher de chá de bicarbonato.

Como prepará-lo: no copo de água adicione o suco de um limão e a ½ colher de chá de bicarbonato. Misture bem e beba várias vezes durante o dia até que a diarreia passe.

Conheça neste outro artigo os benefícios de beber água morna com limão à noite.

Comer limão para combater a diarreia

Não apenas o suco do limão é eficaz em caso de diarreia, como também comê-lo em pedaços pode te ajudar bastante. Você apenas precisa comer alguns gomos do limão para notar seus efeitos contra a diarreia. Além disso, saiba que antes de consumi-lo pode sentir a língua, inclusive os lábios, um pouco irritados devido à forte acidez desta fruta.

Tomar água com limão

Esta é a forma mais fácil de tomar o limão para a diarreia. Basta misturar 1 copo de água com o suco de 1 limão e tomá-lo quando for necessário durante o dia. Desta forma, aproveitará imediatamente suas propriedades, melhorando rapidamente a diarreia.

Chá de limão para a diarreia

Tomar o limão na forma de chá é outra forma de consumi-lo para parar a diarreia. Basta aquecer 1 xícara de água e adicionar o suco ou alguns pedacinhos de limão. Você verá que será como tomar um chá que já está acostumado. Se tomar com frequência, a diarreia melhorará consideravelmente.

Outros benefícios do limão para a saúde

Além do limão ser bom para a diarreia, ele também pode nos ajudar em diferentes situações. Isso porque essa poderosa fruta cítrica é capaz de fortalecer o sistema imunológico, limpar o intestino, eliminar toxinas, também é capaz de atuar cuidando do sistema cardiovascular, é antioxidante e também funciona como um antiviral contra catarro e inflamações na garganta.

E agora que você já sabe como preparar limão para a diarreia, se você quiser conhecer melhor as propriedades do limão e seus benefícios para a saúde, não perca este outro artigo aqui do ONsalus.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar limão para a diarreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Bäckhed, F., Fraser, C. M., & Ringel, Y. ¿ Cómo hay que cuidar nuestra microbiota?.
  • InformedHealth.org [Internet]. Can probiotics help against diarrhea? Cologne Germany: Institute for Quality and Efficiency in Healthcare. 2006.
  • Vargas, Á. (2021). Refuerza tus defensas: consigue un sistema inmunitario fuerte de forma natural. Grijalbo.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como tomar limão para a diarreia