menu
Partilhar

Água de arroz para a diarreia: benefícios e como fazê-la

 
Por Redação ONSalus. 31 março 2021
Água de arroz para a diarreia: benefícios e como fazê-la

A água de arroz é um dos remédios naturais para o tratamento caseiro de diferentes transtornos, tais como a diarreia. Um dos aspectos mais positivos deste produto é que ele pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade, inclusive por bebês, devido ao fato de que suas propriedades regulam o funcionamento intestinal e evitam a desidratação. No entanto, sempre é importante consultar um/a especialista antes de consumi-lo ou dar para bebês e crianças pequenas.

Além disso, este remédio conta com grandes quantidade de vitaminas do complexo B, vitamina E, antioxidantes e minerais, o que também é ideal para cuidar do cabelo, da pele e tratar condições do sistema digestivo. Se você está com diarreia, neste artigo do ONsalus te detalhamos tudo sobre a água de arroz para a diarreia: benefícios e como fazê-la.

Causas da diarreia

A diarreia é um transtorno intestinal muito comum no mundo todo e está associada a diversas causas, sendo que, muitas vezes, ela desaparece sozinha em até 4 dias, antes mesmo do médico poder detectar sua causa. Uma pessoa pode desenvolver esta alteração por causa dos seguintes motivos:

  • Infecções, especialmente por vírus, embora também possa ser bacteriana ou parasitária. Ocorre ao ingerir alimentos ou água contaminadas com estes micro-organismos;
  • Diarreia do viajante, um problema comum em pessoas que viajam para países cujos hábitos alimentares são diferentes;
  • Efeito colateral de certos medicamentos, como alguns antibióticos, antiácidos com magnésio e medicamentos para o câncer;
  • Alergia ou intolerância alimentar;
  • Doenças do sistema digestivo, entre elas, a doença celíaca, doença de Crohn, colite ulcerosa e a síndrome do intestino irritável.

Água de arroz para a diarreia e seus benefícios

Alguns dos benefícios mais conhecidos da água de arroz para diarreia são:

Hidratação

Uma das maiores complicações quando se sofre de diarreia, principalmente em crianças, é a desidratação. Quando se está com esta condição, é indispensável tomar bastante líquido constantemente, a fim de não gerar esta complicação do paciente ficar desidratado.

Um dos maiores benefícios da água de arroz para quem tem diarreia é que ajuda a hidratar o organismo de forma rápida. Graças a todos seus nutrientes e vitaminas que oferece, consumir água de arroz não só ajudará a acalmar a diarreia, como também hidratará o corpo.

Evita grandes perdas de líquidos

Com as fezes em estado muito líquido, se perde uma grande quantidade de líquidos indispensáveis para o correto funcionamento do organismo. Por este motivo, o paciente também pode perder importantes quantidades de nutrientes, por isso é possível que a pessoa comece a se sentir cada vez pior.

A água de arroz possui amido, o qual é fundamental para ajudar o corpo para que não perca muito líquido, já que este nutriente é capaz de absorver parte dos líquidos, fazendo com que haja uma menor perda dos mesmos e que as fezes tomem forma, ficando mais compactas. Graças ao amido, consumir água de arroz é totalmente benéfico para combater a diarreia.

Repara a flora intestinal

Quando uma pessoa está com diarreia, significa que sua flora intestinal está afetada, por isso que é preciso tratá-la para que as fezes não fiquem tão líquidas. A água de arroz, graças as suas propriedades, conta com o grande benefício de reparar a flora intestinal e, em pouco tempo, começar a solidificar as fezes.

Da mesma forma, a água de arroz é totalmente benéfica para aquelas pessoas que sofrem de diarreia, pois acelera um pouco o processo de cura, uma vez que possui um efeito demulcente, ou seja, protege as mucosas internas do sistema digestivo e acalma o mal-estar e a irritação que pode haver no estômago ou no intestino. Devido as propriedades mencionadas anteriormente, a diarreia pode desaparecer em pouco tempo se a água de arroz for consumida de forma correta.

Outros benefícios da água de arroz

Os principais benefícios da água de arroz para saúde do organismo estão relacionados às propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e demulcentes. Estes benefícios são:

  • Ajuda a regular o trânsito intestinal, já que facilita e melhora consideravelmente a digestão.
  • Previne o envelhecimento graças ao seu conteúdo de inositol, o qual ajuda a formar células saudáveis.
  • Cuida da pele, já que melhora a textura da mesma e diminui a presença de rugas. Neste artigo explicamos como usar água de arroz no rosto.
  • Acelera a recuperação de queimaduras solares leves ou de irritação na pele pelo sol.
  • Melhora as manifestações da acne: reduz as espinhas, cravos e vermelhidão.
  • Protege o cabelo graças ao inositol, por isso ajuda a reparar e cuidá-lo, inclusive nos casos de caspa e seborreia.

Como fazer água de arroz para combater a diarreia

Esta receita de água de arroz é muito fácil e bastante benéfica para diversos aspectos, principalmente para acabar com a diarreia e proteger o paciente de diversas complicações. Para realizá-la, é necessário apenas:

  • 4 xícaras de agua;
  • 1 xícara de arroz, que não seja integral;
  • 2 dentes de alho;
  • Azeite de oliva;
  • Sal a gosto.

Preparo

  1. Coloque a água com os 2 dentes de alho, sal e um pouco de azeite em fogo baixo ou médio.
  2. Antes da água começar a ferver, acrescente a xícara de arroz sem lavá-lo e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo, mexendo-o algumas vezes para que solte o amido mais facilmente.
  3. Por último, retire a panela do fogo e deixe descansar por alguns minutos. Em seguida, tire o conteúdo da panela e guardar a água.
  4. Opcionalmente, ao colocar a água para ferver, também é possível adicionar uma rodela de limão, uma folha de louro ou um pedaço de canela para dar sabor e aumentar seu efeito adstringente e anti-inflamatório.
  5. Tomar 2 ou 3 copos desta água de arroz por dia ajuda a tratar a diarreia e outros doenças intestinais.
Água de arroz para a diarreia: benefícios e como fazê-la - Como fazer água de arroz para combater a diarreia

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Água de arroz para a diarreia: benefícios e como fazê-la, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Água de arroz para a diarreia: benefícios e como fazê-la
1 de 2
Água de arroz para a diarreia: benefícios e como fazê-la

Voltar ao topo da página