Dor de garganta

Incômodo na garganta como se tivesse algo: causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 17 julho 2023
Incômodo na garganta como se tivesse algo: causas e tratamento

Sabe aquela sensação de algo na garganta que não desce? Você engole a saliva, mas parece que há algo entalado? Se você já teve desconforto ao engolir ou uma sensação de caroço bastante desagradável, em princípio, esse desconforto não costuma ser grave, pois geralmente está relacionado a situações de estresse e ansiedade, que afetam o corpo física e psicologicamente, comprimindo os músculos da faringe. No entanto, quando acompanhado de outros sintomas, como febre, nódulos, náuseas, azia ou dor, é uma questão de cautela que não pode ser negligenciada, pois existe a possibilidade de problemas de refluxo, tireoide ou infecção que podem atrapalhar significativamente o processo regular de deglutição e causar mais danos, como perda de peso, desidratação, vômitos e dificuldade para respirar.

Se você teve recentemente um incômodo na garganta como se tivesse algo, neste artigo do ONsalus, explicamos as causas mais relevantes que geralmente geram esse mal e seus possíveis tratamentos.

Índice

  1. Estresse e ansiedade
  2. Refluxo gastroesofágico
  3. Problemas na tireoide
  4. Infecção na garganta
  5. Epiglote
  6. Globus faríngeo

Estresse e ansiedade

Dois fatores que podem provocar o incômodo na garganta como se tivesse algo são o estresse e a ansiedade recorrentes, que afetam negativamente a saúde física e mental do ser humano. Momentos contínuos de preocupação, angústia e pressão, a ponto de limitar o tempo de descanso, desencadeiam um desequilíbrio emocional que, muitas vezes, pode contrair e constranger os músculos e os nervos da faringe, dando a sensação de um nó na garganta, o que impede a passagem adequada dos alimentos.

Em vista disso, as experiências estressantes tendem a enfraquecer o sistema imunológico da pessoa, tornando-a mais vulnerável a qualquer sintomatologia ou condição.

Tratamento

É essencial consultar um psicólogo ou psiquiatra para lidar adequadamente com episódios de estresse e ansiedade; eles são os especialistas mais adequados nesses casos. Em geral, esse acompanhamento deve necessariamente ser complementado com uma dieta balanceada rica em alimentos antioxidantes, ingestão de bastante líquido, caminhadas ao ar livre, técnicas de respiração e melhoria da qualidade do descanso noturno. Esses são recursos inestimáveis para lidar com essas situações.

Refluxo gastroesofágico

Às vezes, quando o músculo inferior do esôfago não se fecha adequadamente, os ácidos gástricos sobem pelo esôfago, causando refluxo que leva a queimação, azia, náusea, pigarro e o tal do incômodo na garganta como se tivesse algo.

O acúmulo de ácido estomacal no esôfago pode causar espasmo e cicatrizes, fazendo com que o esôfago se estreite e impeça que alimentos sólidos sejam engolidos adequadamente.

Nesse sentido, sofrer continuamente de refluxo gastroesofágico pode danificar o esôfago e levar a outras condições, como a síndrome de Barrett, tornando mais comum o desconforto ao engolir com a sensação de algo na garganta que não desce.

Tratamento

Em geral, o médico responsável pelo tratamento recomenda uma dieta saudável que não inclua alimentos apimentados, gordurosos e condimentados, evitar o consumo de álcool e comer pequenas porções.

Medicamentos de venda livre, incluindo antiácidos, como hidróxido de alumínio, protetores gástricos, como omeprazol, e bloqueadores de histamina (H2) para reduzir a produção de ácido estomacal são frequentemente prescritos.

Problemas na tireoide

Em algumas circunstâncias, as células das glândulas tireoides podem crescer de forma anormal e formar um nódulo ou tumor. Esse nódulo pode, às vezes, ser sentido e tocado no pescoço, de modo que a pessoa com essa condição geralmente sente desconforto ao engolir, ou seja, um incômodo na garganta como se tivesse algo bloqueando a passagem do alimento. Normalmente, esses nódulos são benignos; entretanto, deve-se fazer um acompanhamento clínico para descartar qualquer possibilidade de malignidade.

As pessoas com essa doença também costumam apresentar rouquidão, tosse constante e falta de ar ao se deitar.

Tratamento

Na presença de um nódulo na garganta, é necessário consultar um endocrinologista para uma avaliação detalhada da tireoide, incluindo exames laboratoriais, biópsia e ultrassom. Após esse protocolo clínico, o médico responsável determinará o tratamento.

Dependendo disso, pode ser indicada terapia da tireoide, medicação antitireoidiana, iodo radioativo ou cirurgia.

Infecção na garganta

As infecções de garganta, sejam virais ou bacterianas, geralmente inflamam e irritam as amígdalas, causando desconforto e dificuldade para engolir, febre, tosse e mal-estar geral.

As pessoas com essa condição sentem dor intensa ao engolir, pois as glândulas na área do pescoço ou da mandíbula ficam geralmente inflamadas.

Nesses casos, é importante consultar um médico logo para evitar que a infecção se espalhe para outras partes do corpo, como o ouvido, e cause mais danos.

Tratamento

Dependendo da infecção, o especialista geralmente prescreve antibióticos se houver bactérias na garganta e analgésicos de venda livre para aliviar a dor e a febre.

Nas infecções virais, o desconforto geralmente dura cinco dias. Nesses casos, é importante beber bastante líquido e descansar.

Incômodo na garganta como se tivesse algo: causas e tratamento - Infecção na garganta

Epiglote

A epiglote é um revestimento cartilaginoso na entrada da laringe que pode se inflamar e obstruir o fluxo de ar para os pulmões. Esse inchaço geralmente ocorre devido a uma infecção bacteriana, lesão na garganta ou queimaduras causadas pela ingestão de líquidos muito quentes.

A maioria das pessoas com essa condição tem dificuldade para engolir, o que elas descrevem como algo incômodo na garganta como se tivesse algo, além de febre, dor, rouquidão e falta de ar.

Trata-se, de fato, de uma patologia grave, pois os sintomas aparecem rapidamente, podem durar dias e piorar, colocando até mesmo a vida da pessoa em risco. Portanto, é importante ir ao pronto-socorro se algum desses sintomas ocorrer.

Tratamento

O tratamento se concentra principalmente em melhorar a respiração do paciente, usando uma máscara de oxigênio ou um tubo endotraqueal. Posteriormente, a causa da inflamação é avaliada e medicamentos específicos são prescritos.

Em caso de infecção, o especialista geralmente prescreve antibióticos de amplo espectro por via intravenosa que o paciente seja mantido em um ambiente úmido.

Globus faríngeo

O globus faríngeo ocorre devido a um pequeno inchaço na garganta ou na parte posterior da boca, fazendo com que a garganta pareça parcialmente bloqueada por músculos tensos nessa área.

Em particular, isso tende a ocorrer quando a garganta está muito seca ou devido a um acúmulo de catarro. Essa condição causa a sensação de ter algo preso na garganta que não permite a deglutição, o que é bastante incômodo a ponto de a pessoa, em meio ao desespero para engolir bem, sentir que está engasgando e não consegue respirar. Entretanto, essa condição não interfere na deglutição ou na respiração, pois não há obstrução real na garganta.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para essa patologia, que dependerá da particularidade do caso. Entretanto, é aconselhável beber bastante líquido, manter uma dieta saudável, comer devagar e tomar antiácidos para evitar a azia.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Incômodo na garganta como se tivesse algo: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Bibliografia
  • Manual MSD. (2022). Nudo en la Garganta. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/es-ve/hogar/trastornos-gastrointestinales/s%C3%ADntomas-de-los-trastornos-digestivos/nudo-en-la-garganta
  • Quesada, J. y col. (2003). Globo faríngeo y reflujo faringo-laríngeo. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-acta-otorrinolaringologica-espanola-102-articulo-globo-faringeo-reflujo-faringo-laringeo-S0001651903784404
  • Velasco, M. y García-Peris, P. (2009). Causas y diagnóstico de la disfagia. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3092/309226754006.pdf
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Incômodo na garganta como se tivesse algo: causas e tratamento