Partilhar

Nódulos na tireoide: sintomas, causas e tratamento

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 10 outubro 2017
Nódulos na tireoide: sintomas, causas e tratamento

Qualquer crescimento anormal das células da tireoide que forme uma saliência ou tumor é chamado de nódulo da tireoide. No entanto, a presença de um nódulo na glândula da tireoide nem sempre significa câncer pois, na maioria dos casos, este tipo de tumor é benigno.

Um nódulo na tireoide pode ser facilmente identificado pela pessoa que o tem, pois a saliência pode ser notada com palpação, o que facilita o diagnóstico do médico e permite que esta patologia seja tratada a tempo. É necessário fazer uma análise mais profunda através de uma tomografia para identificar que tipo de tumor se trata e descartar a presença de outras massas. Neste artigo do ONsalus, você pode descobrir mais informação sobre os nódulos na tireoide: sintomas, causas e tratamento.

Nódulo na tireoide - diagnóstico

Para detectar e confirmar a presença de um nódulo na tireoide, é necessário fazer uma ecografia ao pescoço para determinar se o nódulo é sólido, cístico ou misto, se existem outros nódulos e se a situação se alastrou a outras zonas.

Existe um exame chamado de cintilografia da tireoide que busca conhecer a composição do nódulo para determinar se ele é frio, quente ou temperado. Outro dos exames disponíveis é conhecido como aspiração por punção, sendo oé o método mais eficaz para conhecer a fundo as características do tumor.

Nódulos na tireoide: sintomas, causas e tratamento - Nódulo na tireoide - diagnóstico

O que causa nódulo na tireoide?

Os nódulos na tireoide são uma condição que afeta mais as mulheres que os homens. Algumas das causas que provocam o problema são:

  • Ter níveis altos de TSH torna as pessoas mais propensas a desenvolver câncer que surgem através de massas.
  • O fator hereditário representa um papel muito importante no aparecimento de nódulos na tireoide, pois 20% dos casos de câncer medular afetam pessoas com antecedentes de câncer na tireoide.
  • Exposição à radiação.
  • Tireoidite de Hashimoto.
  • As causas dos nódulos na tireoide não cancerosos são desconhecidas.

No entanto, 9 em cada 10 nódulos são benignos. Estes podem produzir mais hormona tireoidiana do que o corpo necessita, o qual se conhece como nódulo autônomo. Em muitos casos, este fenômeno chega a provocar hipertireoidismo. Quando, pelo contrário, o nódulo segrega sangue ou está cheio de líquido, é considerado um quisto na tireoide.

Nódulos na tireoide: sintomas, causas e tratamento - O que causa nódulo na tireoide?

Sintomas de nódulos na tireoide

Habitualmente, a maioria dos nódulos na tireoide são assintomáticos. No entanto,existem algumas manifestações que podem estar relacionadas com a presença de saliências na glândula tireoidiana. Os sintomas de ter nódulos na tireoide são:

  • Aumento da glândula da tireoide;
  • Mudança no tom de voz ou rouquidão;
  • Dificuldade em respirar, principalmente deitado;
  • Dificuldade em engolir.

Os nódulos autônomos podem produzir sintomas similares ao hipertireoidismo, como:

  • Taquicardia;
  • Aumento de apetite;
  • Nervosismo;
  • Inquietude;
  • Perda de peso;
  • Sufoco.

Nódulo na tireoide: tratamento

O mais importante quando são detectados nódulos na tireoide é entender que tipo de massa é e, com base nessa informação, fazer o tratamento ideal para avaliar a possibilidade de extração. Normalmente, quando o nódulo produz demasiada hormona tireoidiana (autônomo) é tratado com iodo radioativo para reduzir o seu tamanho e a sua atividade.

A cirurgia de extração também pode implicar remover parte ou a totalidade da glândula tireoidiana. Esta opção de tratamento é mais eficaz quando se trata de câncer da tiroide, quando o nódulo está causando problemas sérios em respirar e engolir e não se pode diagnosticar a presença de câncer ou saber se o nódulo produz demasiada quantidade de hormonas.

Quando o nódulo é benigno, na maioria dos casos, a pessoa é mantida em observação a cada seis meses para vigiar a evolução da massa e o seu tamanho. Em alguns casos, o médico pode tentar reduzir a massa com uma injeção de etanol.

Nódulos na tireoide: sintomas, causas e tratamento - Nódulo na tireoide: tratamento

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nódulos na tireoide: sintomas, causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema endocrino.

Escrever comentário sobre Nódulos na tireoide: sintomas, causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Luana Lima de Siqueira
As vezes sinto como se estivesse uma espinha na minha garganta e ao engolir saliva sinto que fisga minha garganta doe muito e estou muito preocupada.

Nódulos na tireoide: sintomas, causas e tratamento
1 de 4
Nódulos na tireoide: sintomas, causas e tratamento

Voltar ao topo da página