Infecções dos ouvidos

Ouvido coçando e saindo água - Causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 2 agosto 2023
Ouvido coçando e saindo água - Causas e tratamento

Sentir coceira no ouvido ocasionalmente não é um grande problema, mas se for persistente e acompanhada de outros sintomas, como secreção líquida, é um sinal de alerta que deve ser observado, pois pode ser uma infecção, eczema, lesões no canal auditivo, otite, entre outros motivos.

O corrimento e a coceira no ouvido são sensações muito incômodas que muitas vezes afetam a rotina e a qualidade de vida da pessoa, pois o ouvido também fica inflamado e causa muita dor.

Se você sente o ouvido coçando e saindo água e não sabe a que isso pode se dever, continue lendo este artigo do ONsalus, no qual explicamos as causas mais relevantes que geram esses desconfortos e seus possíveis tratamentos.

Também lhe pode interessar: Como tirar secreção do ouvido

Índice

  1. Infecção de ouvido
  2. Otite externa ou ouvido de nadador
  3. Eczema ótico
  4. Lesão no canal auditivo
  5. Uso de aparelhos auditivos

Infecção de ouvido

Uma infecção no ouvido pode se desenvolver no canal auditivo ou no ouvido médio e levar a um fluido purulento, coceira em toda a área e, às vezes, ruptura até o tímpano.

Essas infecções podem ser virais ou bacterianas, geralmente causadas por resfriado, gripe, excesso de muco ou infecções sinusais, justamente quando os germes e as secreções do nariz e da garganta ficam presos na área atrás do tímpano devido à inflamação das trompas de Eustáquio. Elas são muito comuns em bebês e crianças, embora os adultos também possam sofrer com elas.

Outros sintomas incluem dor em toda a área do ouvido, dificuldade de audição, febre e desequilíbrio.

Tratamento

O tratamento dependerá do tipo de infecção, da frequência e da idade do paciente. Geralmente, essas infecções são tratadas com analgésicos de venda livre ou gotas para o ouvido para aliviar a dor e a febre. Compressas quentes no ouvido e muito descanso também são recomendados.

Geralmente, o especialista pode prescrever antibióticos orais se a infecção for bacteriana e o ouvido apresentar secreção significativa.

Você também tem a sensação de ter algo no ouvido? Confira as soluções para este problema.

Otite externa ou ouvido de nadador

A otite externa, também conhecida como ouvido de nadador, conforme referido em um estudo científico[1], é uma inflamação do canal auditivo externo devido a uma infecção, quase sempre bacteriana, que se manifesta como uma celulite na pele.

É uma patologia muito comum em nadadores e crianças entre 5 e 12 anos, que normalmente ocorre em condições de alta umidade e temperatura devido a banhos de chuveiro ou piscina.

Outros motivos também podem desencadear esse tipo de otite, como a limpeza excessiva do ouvido com itens inadequados ou alterações no pH da pele devido a lavagens com sabão, ou uso de gotas alcalinas.

Durante essa inflamação, aparecem sintomas típicos como o ouvido conçando e saindo água, vermelhidão, dor, inchaço sendo que a secreção ou fluido pode ser esbranquiçado ou amarelado significativo.

Tratamento

O tratamento da otite externa se concentra principalmente em medicamentos anti-inflamatórios e calor local para aliviar a dor. O especialista também pode prescrever medicação tópica para limpar o ouvido adequadamente e antibióticos orais ou gotas auriculares, dependendo do caso específico.

Em casos mais graves, o otorrinolaringologista pode acelerar a cura da infecção limpando o canal auditivo com microscopia.

Ouvido coçando e saindo água - Causas e tratamento - Otite externa ou ouvido de nadador

Eczema ótico

O eczema ótico é uma doença dermatológica que causa uma descamação da pele no canal auditivo externo e afeta até mesmo o pavilhão auricular. As principais causas dessa condição são alergias, poluentes ambientais, hábitos higiênicos e a predisposição da pessoa a sofrer de qualquer tipo de dermatite.

Esse distúrbio cutâneo tende a ser crônico e recorrente, muito comum entre a população urbana e as classes sociais mais altas, o que parece estar relacionado a uma preocupação excessiva com a limpeza do canal auditivo.

Nessa situação, a pele fica muito seca e começa a descamar, causando muita coceira. Isso leva a uma coceira constante e, às vezes, a secreções que saem do ouvido.

Tratamento

O tratamento do eczema ótico deve ser feito em etapas, começando com a limpeza adequada e cuidadosa do canal auditivo, com o uso de tópicos hidratantes, como gotas de óleo lubrificante para os ouvidos, previamente indicados pelo especialista.

Da mesma forma, dependendo da particularidade do caso, o médico assistente também pode prescrever, gradualmente e em pequenas quantidades, medicamentos anti-inflamatórios com corticoides tópicos e bactericidas ou fungicidas para tratar infecções secundárias, caso existam.

Lesão no canal auditivo

As lesões no canal auditivo podem, às vezes, ser causadas pelo uso de objetos no canal auditivo, como cotonetes, unhas ou lápis, fazendo com que uma pequena quantidade de sangue vaze para fora do ouvido. Lesões mais sérias também podem resultar da ruptura do tímpano, causando vazamento de sangue, pus ou líquido turvo do ouvido.

Essas lesões, por menores que sejam, geralmente causam dor intermitente na área do ouvido, zumbido e coceira devido à inflamação e à secreção gerada.

Tratamento

Normalmente, o médico otorrinolaringologista pode prescrever analgésicos de venda livre, como o ibuprofeno, para aliviar a dor e a inflamação.

Ele também pode recomendar cuidados adequados com o ouvido para evitar que a água caia e permaneça no canal auditivo.

No caso de um tímpano rompido, o médico assistente pode sugerir apenas manter o tímpano seco e protegido de ruídos altos para permitir que ele se cure sozinho por cerca de um mês. Se não houver melhora, pode ser necessária uma cirurgia para solucionar o problema.

Como alternativa, podem ser prescritos antibióticos orais para tratar o fluido que vaza do ouvido.

Veja como tirar secreção do ouvido neste outro artigo.

Uso de aparelhos auditivos

Às vezes, as pessoas que usam aparelhos auditivos continuamente tendem a ter uma reação alérgica leve ao material de que são feitos.

O uso frequente de aparelhos auditivos também pode levar ao acúmulo de água que fica retida no ouvido, aumentando o risco de desenvolver infecções nessa área, e também pode ferir a pele do canal auditivo devido à pressão constante para colocá-los e ajustá-los.

Nessa situação, as pessoas costumam sentir coceira e vermelhidão em toda a área e, em ocasiões mais delicadas, a saída de fluido do ouvido.

Tratamento

É essencial usar aparelhos auditivos previamente avaliados e supervisionados pelo especialista, pois ele escolherá os mais adequados considerando, materiais hipoalergênicos e ventilados para evitar infecções.

Também é importante levar em conta a limpeza regular desses aparelhos e retirá-los no momento da atividade física, do banho ou da ducha.

Agora que você já conhece as principais causas e tratamentos para um ouvido coçando e saindo água, não perca este artigo sobre as causas e soluções para as pontadas no ouvido.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ouvido coçando e saindo água - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Referências
  1. Larach, F. y Astorquiza, C. (2016). Otitis externa: Diagnóstico y manejo práctico. [Documento en Línea]. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-revista-medica-clinica-las-condes-202-articulo-otitis-externa-diagnostico-y-manejo-S0716864016301250#:~:text=La%20otitis%20externa%20es%20una%20inflamaci%C3%B3n%20que%20compromete%20la%20piel,difusa%20u%20o%C3%ADdo%20del%20nadador.
Bibliografia
  • Asenio, C. (2015). Eccema ótico. Repercusión en la calidad de vida del paciente y en los costes de atención sociosanitaria. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-atencion-primaria-27-articulo-eccema-otico-repercusion-calidad-vida-S0212656714001565
  • Giménez, S. (2005). Afecciones comunes del oído. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-afecciones-comunes-del-oido-13077359
  • Manual MSD. (2020). Infección del conducto auditivo. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/es-ve/hogar/trastornos-otorrinolaringol%C3%B3gicos/trastornos-del-o%C3%ADdo-externo/infecci%C3%B3n-del-conducto-auditivo-o%C3%ADdo-de-nadad
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Ouvido coçando e saindo água - Causas e tratamento