Partilhar

Pontadas no ouvido: causas e soluções

Pontadas no ouvido: causas e soluções

A dor de ouvido é uma das condições mais incômodas que podemos experimentar, especialmente quando desconhecemos sua origem ou quando o incômodo passa para outros lugares do rosto e é acompanhado de diversos sintomas. Em todo caso, as pontadas no ouvido devem ser atendidas por um otorrinolaringologista, que poderá determinar as causas mais frequentes que a produzem, como é o caso de uma infecção, um entupimento, um quadro de sinusite, entre outros. Neste artigo do ONsalus lhe explicamos as causas das pontadas no ouvido e os principais sintomas de cada condição.

Também lhe pode interessar: Ouvido pulsando, o que pode ser?

Dor de ouvido por infecção de ouvido

A otite é a inflamação no ouvido causada geralmente por uma infecção, costuma ser a causa mais comum das pontadas e dor na região. Esta doença é caracterizada por:

  • Pontadas no ouvido e dor na região.
  • Sensação de entupimento auditivo.
  • Inflamação no ouvido, vermelhidão na região.
  • Diminuição na audição.
  • Zumbidos no ouvido.
  • Em alguns casos, febre e tonturas.
  • Além disso, podem surgir outros sintomas como, escorrimento de líquido no ouvido que pode conter pus, sangramento da região e desequilíbrios.

A otite se divide em dos tipos dependendo da região do ouvido que afeta, estes são:

Otite externa

Se trata de uma infecção na parte mais externa do ouvido ocasionada geralmente por água contaminada que entrou na região, ou pelo uso de algodão (como de cotonetes) para eliminar a cera ou a inserção de objetos estranhos nos ouvidos. Se trata de uma inflamação comum em pessoas que fazem natação frequentemente.

Otite média

Esta condição ocorre quando a tuba auditiva, encarregada de drenar o líquido que é produzido no ouvido médio, fica bloqueada, o que causa o acúmulo de líquido e com isso a infecção. Esta condição, mais frequente em bebês e crianças pequenas, pode ocorrer devido à presença de resfriados, alergias, excesso de muco e saliva, aumento das adenoides ou reação ao fumo do tabaco.

A otite deve ser diagnosticada por um especialista, por isso que, perante o aparecimento dos primeiros sintomas, é conveniente visitar um otorrino a fim de realizar um exame adequado e aplicar o tratamento correto que acabe com as irritações.

Dor por ouvido entupido

A cera ou cerume é produzida pelas glândulas do conduto auditivo externo com a função de impedir que as bactérias e organismos estranhos penetrem no ouvido causando infecções. De forma geral, não é conveniente retirá-la com o uso de cotonetes, pois poderíamos fazer com que a mesma seja introduzida no ouvido médio gerando problemas. O que sim, podemos fazer, é lavar a parte externa de nossos ouvidos durante o banho para que a cera que fica nesta região seja eliminada.

Apesar disso, em alguns casos a cera fica acumulada no ouvido médio, produzindo um entupimento que pode gerar pontadas nos ouvidos, dor, sensação de entupimento e ruídos na região. Os entupimentos de cera podem, geralmente, ser tratados em casa, através do uso de gotas especiais à venda em farmácias, além de outros produtos que ajudam a diminuir a cera, como é o caso do óleo de bebê ou água morna.

Como desentupir o ouvido

  1. Escolher entre o óleo de bebê ou água morna e colocar o líquido em uma seringa sem agulha para aplicá-la na região.
  2. A pessoa deve manter a cabeça erguida enquanto quem aplica o líquido puxa levemente a orelha até acima para permitir a passagem do mesmo.
  3. Aplicar o líquido na região e inclinara cabeça até o ouvido afetado para permitir que a água e os restos de cera sejam drenados. Este processo deve ser repetido várias vezes para eliminar todo o entupimento.
  4. Depois, secar bem o ouvido.

Caso não seja possível eliminar o entupimento ou se apresentem outros sintomas, como febre ou dor intensa, é importante consultar um médico.

Pontadas no ouvido por sinusite

As inflamações das cavidades nasais, produto do acúmulo de muco, doença mais conhecida como sinusite, também podem ser uma das causas pelas quais sentimos pontadas no ouvido, pois os canais auditivos estão conectados a esta região e poderiam ser afetados por esta condição.

Como aliviar dor de ouvido por sinusite? Confira essas ideias de remédio caseiro para sinusite nesse outro artigo do ONsalus sobre a condição.

Pontadas no ouvido: causas e soluções - Pontadas no ouvido por sinusite

Pontadas no ouvido por lesões no tímpano

As lesões no ouvido ocasionadas pela introdução de um objeto na região, um ruído forte ou uma grande pancada, podem gerar a ruptura do tímpano causando, entre outros sintomas, pontadas no ouvido. A este sintoma podem se adicionar a perda de audição, presença de zumbidos ou sangramento na região. Caso apresentem-se estes sinais é importante ir ao médico.

Pontadas no ouvido: causas e soluções - Pontadas no ouvido por lesões no tímpano

Pontadas no ouvido: outras causas possíveis

Outras razões pelas quais você pode sentir pontadas no ouvido e incômodos na região são:

  • Problemas dentais, como as cáries que afetam o nervo ou o bruxismo, podem causar dor no ouvido e pontadas na região.
  • As infecções na garganta também podem fazer com que as doenças se estendam para esta área.
  • As mudanças de pressão ou de altitude podem causar dor incômodos em nossos ouvidos, que sentem esta mudança de ambiente. Isto ocorre especialmente ao se viajar de avião, escalar grandes altitudes ou mergulhar.

Lembre-se que, perante a presença de pontadas no ouvido e outros sintomas como febre, tonturas, presença de pus ou dor intensa, deve visitar um médico para ter um diagnóstico adequado.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontadas no ouvido: causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Pontadas no ouvido: causas e soluções

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Carla Freire
ótimo artigo!

Pontadas no ouvido: causas e soluções
1 de 3
Pontadas no ouvido: causas e soluções

Voltar ao topo da página