Por que aparecem manchas nas pernas e como eliminá-las
As manchas de calor nas pernas, popularmente conhecidas como a condição "eritema ab igne", são manchas que surgem nas pernas, bem como na região abdominal, devido ao calor direto com a área afetada.
Esta alteração surgia frequentemente em mulheres de idade média e idosas pelo uso frequente tanto do fogão quanto da lareira para se manterem quentes. Igualmente, pessoas que trabalhavam em frente a fogões abertos também a sofriam. Nos homens era bem menos frequente e em crianças era muito rara de ocorrer.
Se você sofre desta lesão, o ideal é que consulte um médico, apenas ele será a pessoa indicada para fazer o diagnóstico. Continue lendo este artigo do ONsalus para conhecer mais sobre por que aparecem manchas de calor nas pernas e como eliminá-las.
Por que aparecem manchas nas pernas
Medicamente falando, as manchas de calor nas pernas recebem o nome de eritema ab igne ou dermatite por calor. A principal causa desta lesão é a exposição crônica ao calor moderado, o que danifica os vasos sanguíneos superficiais que levam ao depósito de hemossiderina. Isto explica o aparecimento do eritema assim como a hiperpigmentação da área exposta ao calor.
Atualmente, a manifestação destas lesões é atribuída à exposição ao calor pelo uso de novas tecnologias.
Tal condição tende a ser vista após fazer as seguintes atividades ou utilizar os seguintes métodos de forma frequente:
- Almofadas térmicas após a presença de dores fortes.
- Bolsas de água quente.
- Aquecedores eletrônicos de automóveis ou móveis com aquecedores embutidos.
- Apoiar computadores portáteis ou outros dispositivos eletrônicos que gerem calor sobre a pele desprotegida das coxas
- Pessoas que trabalham como padeiros, cozinheiros ou joalheiros.
- Banhos quentes.
- Radiadores de vapor.
- Tijolos quentes.
Conhecer as causas modernas desta alteração permite controlar o uso da tecnologia, evitando assim o aparecimento de machucados que podem se tornar irreversíveis, já que existe até mesmo o risco destas lesões se transformarem malignamente em um carcinoma epidermoide.
Sintomas das manchas nas pernas
A exposição crônica ao calor, seja durante o trabalho ou pela aplicação de terapias para a dor pode causar alguns sintomas, como:
- Erupção vermelha leve parecida com uma rede de pesca.
- Hiperpigmentação da pele.
- Dor.
- Afinamento da pele.
- Coceira leve.
- Sensação de ardência.
Fatores de risco das manchas de calor nas pernas
O eritema ab igne é considerado uma dermatose de trabalho. Existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de aparecerem as manchas de calor nas pernas, entre eles:
- Ausência de calefação central.
- Uso excessivo de dispositivos portáteis sobre as coxas e abdômen.
- Lombalgia crônica que é aliviada com calor.
- Anemia.
- Hipotireoidismo.
- Bulimia e anorexia nervosa: esta alteração provoca a diminuição da sensação térmica.
- Diabetes: também provoca a diminuição da sensibilidade térmica secundária para neuropatia diabética.
Como eliminar manchas de calor nas pernas
Para eliminar as manchas de calor nas pernas é importante saber que, até o momento, não existe um tratamento específico. O que está claro é que durante a fase inicial pode ser reversível se a fonte de calor causadora desta alteração for eliminada.
O médico será a pessoa responsável por indicar o tratamento a ser seguido de acordo com as lesões e os sintomas que você apresentar. A primeira coisa que deve fazer é seguir estas recomendações:
- Prestar a devida atenção ao estado da pele uma vez que apareçam as manchas.
- Evitar a exposição ao calor.
- Hidratar a pele.
- Aumentar as atividades físicas, evitando desta forma ficar longos períodos sem se mexer.
- Fazer um acompanhamento das lesões a fim de detectar a presença de lesões malignas a tempo.
Tratamentos médicos
Frequentemente, os especialistas indicam 5-fluorouracilo (5-FU) tópico para as condições crônicas, especialmente se são observadas lesões pré-cancerosas. Ele é utilizado pois elimina as atipias, além de prevenir o desenvolvimento de lesões malignas.
Em alguns casos, podem ser usados agentes despigmentantes como: tretinoína tópica, hidroquinona e outros agentes bloqueadores para as mudanças de pigmentação.
Além disso, procedimentos como o laser podem ser úteis para tratar as sequelas deixadas pelas manchas de calor nas pernas. Desta forma, a terapia fotodinâmica tem se mostrado útil quando são encontrados queratinócitos displásicos no exame das lesões.
É importante mencionar que existe o risco destas alterações se tornarem cancerígenas. Neste caso, é preciso realizar uma biópsia com o objetivo de descartar possíveis lesões malignas. As pessoas com este problema devem estar cientes do risco que correm, somente assim poderão estar atentas diante do aparecimento de condições suspeitas de malignidade.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que aparecem manchas nas pernas e como eliminá-las, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.
- López-Miralles, M., Sauto-Gutiérrez, A., del Amo-Cachán, S., de-Azaola-Arias, A., Llano-Pajares, S., & Polo-Periáñez, J. (2015). Eritema ab igne. Gaceta Médica de Bilbao, 112(3).
- Miralles, M. L., Gutiérrez, A. S., del Amo Cachán, S., de Azaola Arias, A., Pajares, S. L., & Periáñez, J. P. (2015). Eritema ab igne. Gaceta médica de Bilbao: revista oficial de la Academia de Ciencias Médicas de Bilbao, 112(3), 4.
- Ramírez R, M. C., Amaro B, P., Rojas, L., & Amaro S, P. (2014). Eritema Ab Igne como dermatosis laboral: revisión de la literatura a partir un caso clínico. Rev. chil. dermatol, 387-391.