Feridas e lesões

Como curar uma ferida de prego no pé

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 7 maio 2022
Como curar uma ferida de prego no pé

O que fazer quando fura o pé com prego? Uma ferida em qualquer parte do corpo é dolorosa, ainda mais quando são causadas por um prego na região do pé. Estas lesões, em sua maioria, são agudas e necessitam de cuidados específicos para que possam curar da melhor forma possível.

Machucar o pé com um prego de forma superficial ou profunda é algo sério, posto que, além da dor gerada, o dano pode ser significativo, já que a natureza deste objeto é perfurante e de um material metálico, por isso que pode alcançar e cortar facilmente alguma parte importante do pé.

Se você quer saber como curar uma ferida de prego no pé, preste atenção a este artigo do ONsalus, no qual damos as respostas do que fazer neste tipo de situação.

Índice

  1. O que fazer quando fura o pé com prego?
  2. Conselhos básicos para curar uma ferida de prego no pé
  3. Uma ferida no pé por um prego enferrujado é mais perigosa?
  4. Feridas com objetos perfurantes em pessoas diabéticas

O que fazer quando fura o pé com prego?

Se você pisou em um prego e ele perfurou seu pé, apesar disso ser estressante no momento, tente manter a calma para avaliar a situação e começar a agir. Em alguns casos, a ferida pode ser minúscula e, em outros, mais profunda; em qualquer um deles, é preciso prestar atenção para aplicar os primeiros procedimentos, posto que é uma situação de cuidado que se você não tomar as medidas adequadas pode apresentar certos inconvenientes.

Nestes casos, é fundamental consultar um médico imediatamente para que ele avalie com precisão a lesão. Existe a possibilidade de que tenha entrado algum microrganismo no seu corpo e seja perigoso para sua saúde, provocando alguma infecção.

Se você não conseguir consultar um médico de forma imediata, deve começar a iniciar os primeiros socorros sozinho, a fim de evitar complicações até que consiga ir a um especialista e certificar-se de que não hajam infecções nos tecidos ou ossos.

Neste outro artigo falamos sobre o que fazer em caso de fungos nas unhas.

Conselhos básicos para curar uma ferida de prego no pé

Curar uma ferida de prego em alguma parte do pé pode parecer complicado, contudo, seguindo certos passos chaves para aliviar a situação, não é muito sério. Neste sentido, baseando-se em um estudo científico[1], é fundamental executar os seguintes orientações de limpeza e desinfecção:

  • A área afetada deve ser limpa obrigatoriamente com água fresca e sabonete neutro, em seguida, com água morna, fazendo isso várias vezes.
  • É importante retirar o sangue acumulado sem fazer muita pressão na ferida, já que isto pode maltratar o tecido de granulação que começa a se formar. Da mesma forma, é necessário observar se o objeto perfurante, neste caso o prego, está dentro do pé ou saiu imediatamente.
  • Depois de verificar que o pé não está sangrando, é importante aplicar uma solução antisséptica 2 ou 3 vezes ao dia. O correto é utilizar o mesmo antisséptico todas as vezes.
  • Em seguida, é recomendado colocar uma pomada antibiótica em alguns casos, em especial, se observar vermelhidão ou inchaço do pé.
  • É essencial prestar atenção constantemente para ter certeza de que a ferida parou de sangrar e não há outros problemas.
  • Se a ferida continuar sangrando e você tem muita dor, febre e sinais de supuração, é recomendado consultar um médico.
Como curar uma ferida de prego no pé - Conselhos básicos para curar uma ferida de prego no pé

Uma ferida no pé por um prego enferrujado é mais perigosa?

Você viu o que fazer quando fura o pé com prego mas saiba que, independentemente de se o prego está enferrujado ou não, a ferida deve ser tratada imediatamente. A particularidade está no fato de que o prego enferrujado tem alguma chance de estar alojando esporos da bactéria Clostridium tetani e ativar um processo infeccioso, neste caso, o tétano. No entanto, isso não é comum, a porcentagem desta probabilidade é baixa, o importante é tratar a ferida o mais rápido possível. Dependendo da ferida, o protocolo de cura pode variar, posto que os sintomas em alguns casos são mais complexos.

Quando a ferida é leve, superficial e com pouco sangue, geralmente, ao limpá-la com água, sabonete e antisséptico, esta costuma sarar. Do contrário, quando é mais profunda e manifesta sangramento em abundância, inchaço, vermelhidão, dor, secreção e febre, é provável que o processo de cura seja mais sério e delicado, por isso que requer supervisão médica para avaliar se existe o risco de haver alguma infecção.

Particularmente, diante destas situações, o recomendável é tomar a vacina antitetânica para lidar com o tratamento de forma mais precisa e eficaz. É importante esclarecer que se a pessoa tomou a vacina a mais de 10 anos, deve tomá-la novamente.

É essencial levar em conta que uma ferida por pregos enferrujados não necessariamente causa tétano. Qualquer objeto perfurante, como agulhas, espinhos de uma roseira, arranhões ou mordidas de alguns animais, se estiverem contaminados com a bactéria, podem causar a doença.

Feridas com objetos perfurantes em pessoas diabéticas

Pessoas diabéticas apresentam maiores chances de sofrerem infecções nos tecidos moles. De acordo com uma pesquisa científica[2], estes pacientes têm 10 vezes mais risco de apresentar infecções e serem hospitalizados em relação às pessoas sem esta doença. Neste sentido, uma ferida causada por um objeto perfurante como o prego pode ser fatal em pacientes diabéticos, manifestando feridas profundas até chegar ao osso.

Precisamente, pela condição nos nervos das pernas e pés que os diabéticos têm, além da dificuldade que manifestam em relação à irrigação sanguínea nestas extremidades, seu processo de cura é difícil e complexo. Seu sistema imunológico é afetado e, por fim, a cicatrização é mais lenta.

As pessoas que sofrem desta doença devem prestar atenção aos seus calçados, do cuidado dos seus pés e muito atentos a qualquer eventualidade que possa lhes provocar algum tipo de ferida. Neste último caso, o ideal é consultar imediatamente um médico para evitar complicações.

E agora que você já sabe o que fazer quando fura o pé com prego, não perca este outro artigo sobre como curar rachaduras no pé.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma ferida de prego no pé, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Referências
  1. Estilita, E. El tratamiento de heridas. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-el-tratamiento-las-heridas-13094127>. Acesso em 6 de maio de 2022.
  2. Cifuentes, V. y Giraldo, A. (2010). Factores de riesgo para pie diabético en pacientes con diabetes mellitus tipo 2. [Documento en línea]. Disponível em: <https://repository.ces.edu.co/bitstream/handle/10946/1967/FACTORES%20DE%20RIESGO%20CAUSANTES%20DE%20PIE%20DIABETICO.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 6 de maio de 2022.
Bibliografia
  • Gopar, N. Juarez-Perez, A. y col. (2015). Panoramas de heridas por objetos punzocortantes en trabajadores intrahospitalarios. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/4577/457744937017.pdf>. Acesso em 6 de maio de 2022.
  • Fundación Instituto Nacional de heridas. (2018). Aprenda sobre heridas. [Documento en Línea] Disponível em: < https://inheridas.cl/aprenda-sobre-heridas/>. Acesso em 6 de maio de 2022.
  • Mayo Clinic. (2021). Heridas Punzantes: Primeros auxilios. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/es-es/first-aid/first-aid-puncture-wounds/basics/art-20056665>. Acesso em 6 de maio de 2022.
  • Organización Mundial de la salud. (2018). [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/tetanus>. Acesso em 6 de maio de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como curar uma ferida de prego no pé