Feridas e lesões

Como Saber Se Uma Ferida Está Cicatrizando Corretamente

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 16 novembro 2022
Como Saber Se Uma Ferida Está Cicatrizando Corretamente

As feridas são lesões que podem ser leves e cicatrizar rápido ou, por outro lado, mais sérias e merecedoras de um tratamento mais complexo para sua cicatrização total. Independentemente da gravidade da ferida, é importante tratá-la rapidamente em casa e recorrer à assistência médica, conforme o caso, bem como analisá-la constantemente para saber se está melhorando. Nesse sentido, se uma crosta se forma em pouco tempo, a pele se regenera rapidamente e, com o passar dos dias, fica em tom rosa devido à boa irrigação sanguínea na região, o que indica que o tratamento usado está sendo eficiente.

Se deseja descobrir como saber se uma ferida está cicatrizando corretamente, continue lendo este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Como curar uma ferida de prego no pé

Índice

  1. Sinais de que uma ferida está cicatrizando corretamente
  2. Quanto tempo demora para uma ferida cicatrizar?
  3. Como fazer uma ferida cicatrizar mais rápido
  4. Fatores que podem impedir que a ferida cicatrize

Sinais de que uma ferida está cicatrizando corretamente

As feridas cicatrizam de acordo com suas características. Normalmente, quanto menores forem, cicatrizarão de forma mais fácil e rápida. Contudo, é importante ficar atento para determinar se realmente a ferida está cicatrizando.

Levando isso em conta, há que se considerar os itens a seguir para verificar se o processo de cicatrização está ocorrendo adequadamente:

  • No início, quase sempre a ferida sangra, mas depois de um curto período o sangue começará a coagular, o que é um indicativo de que a hemorragia está parando.
  • Aproximadamente dois dias depois da lesão forma-se uma crosta sobre a ferida, produto dos coágulos de sangue seco. Isso é um bom sinal, já que essa barreira protege o tecido novo que está se formando de micróbios.
  • Depois da formação da crosta, a área geralmente fica um pouco inflamada, tornando-se rosada e muito sensível, devido ao fato de que o sistema imunológico do organismo está agindo para proteger a região de qualquer infecção.
  • Às vezes, pode escorrer um líquido transparente da ferida, o que não é um sinal de alarme, pelo contrário, ajuda a limpar a área afetada.
  • Após uma semana, o novo tecido começa a se regenerar e criar colágeno como base da nova pele.
  • A medida que a ferida vai sarando, suas bordas se contraem e se tornam menores, começando a formar uma cicatriz.
  • Durante a cicatrização, é comum que a área afetada coce.

Neste outro artigo te contamos como curar ferida na boca rapidamente.

Como Saber Se Uma Ferida Está Cicatrizando Corretamente - Sinais de que uma ferida está cicatrizando corretamente

Quanto tempo demora para uma ferida cicatrizar?

A princípio, o corpo humano ativa imediatamente, diante de qualquer ferida, um mecanismo celular e vascular para minimizar e controlar o sangramento, prevenir infecções e reparar tecidos danificados. No entanto, dependendo das características da ferida, esta levará mais ou menos tempo para cicatrizar:

  • As feridas pequenas, causadas por arranhões, abrasões ou cortes superficiais, são curadas rapidamente, em geral, entre dois ou três dias. É importante limpar e desinfectar a área afetada para evitar riscos de infecções que possam atrasar a cicatrização.
  • As feridas agudas levam aproximadamente de sete a catorze dias para cicatrizarem, e depois de vinte e um dias estão totalmente fechadas. No entanto, às vezes esse intervalo de tempo é ultrapassado e a ferida não cicatrizou como deveria. Nesse caso, os mecanismos de cicatrização estão alterados e a lesão se torna uma ferida crônica.
  • As feridas cutâneas crônicas, também conhecidas como úlceras, provocam danos mais profundos nos tecidos, tendões e músculos e, além disso, problemas contínuos que alteram o desenvolvimento da cicatrização, motivo pelo qual seu processo de cura é lento. Nesses casos, a ferida deve ser tratada de forma contínua e cuidadosa por um longo tempo para restaurar o tecido danificado.
  • As feridas cirúrgicas, características de pacientes hospitalizados, necessitam de cuidados, e seu processo de cicatrização é reforçado e consolidado por meio de técnicas de sutura. Geralmente tendem a cicatrizar bem, desde que a lesão no tecido seja controlada. Seu tempo de cicatrização é moderado, aproximadamente de duas semanas, observados aos cuidados indicados pelo médico responsável.

Contudo, cada ferida é única, tendo seu próprio processo de cicatrização, que dependerá da área afetada, tamanho, condição e cuidado por parte do paciente.

Como fazer uma ferida cicatrizar mais rápido

Agora que você já sabe como saber se uma ferida está cicatrizando corretamente, é importante destacar que cicatrizar uma ferida rapidamente envolve necessariamente a execução de cinco passos básicos. Entretanto, dependendo do tipo de lesão, o processo de cicatrização pode demorar mais e necessitar de tratamentos clínicos especiais. Apesar disso, frente a qualquer tipo de ferida, é importante observar as seguintes indicações para conseguir curá-la o mais rápido possível:

  1. Limpar a ferida: é fundamental limpar a ferida para obter uma cicatrização adequada e rápida. Para isso, é necessário retirar a sujeira e as partículas visíveis com água e sabão. Nas feridas mais graves, o ideal é limpá-las com soro fisiológico e material estéril.
  2. Proteger a ferida: após a limpeza da ferida, é importante, dependendo do caso, protegê-la com um curativo enquanto a crosta não for formada para evitar a entrada de bactérias na área afetada.
  3. Aplicar calor: é recomendável colocar compressas quentes sobre a ferida protegida por dez minutos, a fim de aumentar o fluxo sanguíneo na área e acelerar o processo de cicatrização.
  4. Manter a ferida elevada: durante os primeiros dias, é importante manter a ferida no alto para minimizar o acúmulo de líquidos e facilitar a circulação sanguínea.
  5. Usar medicamentos: colocar pomadas cicatrizantes ajuda a ferida a cicatrizar mais rápido, já que elas proveem nutrientes que ativam a regeneração da nova pele.

Fatores que podem impedir que a ferida cicatrize

Normalmente, quando a ferida é tratada com os cuidados adequados, ela costuma cicatrizar bem e sem complicações. Contudo, em algumas circunstâncias, certos fatores podem impedir que a ferida cicatrize.

Nesse sentido, a presença de infecções, má circulação, diabete, obesidade, tabagismo, estresse ou alguns medicamentos, como corticosteroides e quimioterápicos, podem atrasar o processo de cicatrização, já que os riscos de artérias obstruídas, tensão e abertura nas feridas, bem como complicações pós-cirúrgicas, são maiores.

Se a ferida permanece vermelha durante vários dias, provoca um aumento da dor, causa febre e, além disso, começa a escorrer um líquido amarelo ao redor da lesão, é necessário procurar um pronto atendimento médico o mais rápido possível, já que esses sinais podem indicar uma infecção. De qualquer forma, é essencial seguir as instruções de cicatrização dadas pelo médico responsável para evitar complicações ou maiores danos.

Agora que você já sabe como saber se uma ferida está cicatrizando corretamente, recomendamos a leitura deste outro artigo no qual respondemos à uma pergunta que muita gente faz: mel é cicatrizante?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como Saber Se Uma Ferida Está Cicatrizando Corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Bosch, A. (2001). [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-las-heridas-su-tratamiento-13018317>. Acesso em 16 de novembro de 2022.
  • Esteva, E. (2006). El tratamiento de las heridas. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-el-tratamiento-heridas-13094127>. Acesso em 16 de novembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como Saber Se Uma Ferida Está Cicatrizando Corretamente