PARTILHAR

Ferida vazando líquido transparente: causas e tratamento

Ferida vazando líquido transparente: causas e tratamento

A saída de líquido ou fluido através das feridas é algo característico no processo de cura das mesmas. Este fluido provém do sistema linfático e dos vasos sanguíneos, basicamente é um sinal favorável durante a cicatrização das feridas. Na verdade, é considerada uma reação de defesa corporal, já que esta se encarrega de eliminar os resíduos celulares e bacterianos criando um ambiente ideal para que este processo seja completo satisfatoriamente.

Quando há uma saída em excesso deste líquido transparente pelas feridas, ao ponto de nosso organismo ser incapaz de absorvê-lo, ele pode se acumular no interior das feridas, sendo chamado de seroma. Se você quer saber mais sobre este tema, te convidamos para continuar lendo este artigo do ONsalus sobre as causas de uma ferida vazando líquido transparente e seu tratamento.

Por que está saindo líquido transparente da ferida?

Já sabemos que é normal as feridas soltarem líquido transparente como parte de seu processo de cura. Este líquido provém do sistema linfático e vasos sanguíneos e é um bom sinal, sendo considerado uma reação de defesa do corpo para eliminar resíduos bacterianos e celulares.

Agora, quando há saída em excesso deste líquido e nosso organismo é incapaz de absorvê-lo, ficando acumulado no interior das feridas, forma-se o que se conhece como seroma pós-cirúrgico. Isto acontece basicamente após cirurgias muito invasivas que tendem a danificar os vasos linfáticos da área e, consequentemente, pela inflamação dos tecidos.

Este líquido transparente é a parte aquosa e clara do sangue que sobra depois de ser separada das células sanguíneas. Uma ferida pode vazar líquido transparente entre o sétimo e décimo dia.

As intervenções cirúrgicas nas quais se costuma apresentar a supuração do líquido transparente são:

  1. Aumento das mamas.
  2. Mastectomia.
  3. Abdominoplastia.
  4. Lipoaspirações.
  5. Cirurgias que requerem drenagens pós-cirúrgicas.
  6. Cirurgias que machucam vários tecidos.

Todas elas são consideradas cirurgias invasivas que danificam os vasos sanguíneos e linfáticos, impossibilitando a capacidade de drenar o líquido expelido, tendo como consequência o acúmulo e vazamento através das feridas.

Sinais e sintomas de um seroma

Geralmente, esta complicação costuma manifestar:

  • Saída de líquido transparente através da ferida como sinal característico.
  • Sensação de inchaço.
  • Em alguns casos pode existir dor.
  • A cicatriz pode ficar volumosa.
  • Pode haver coloração avermelhada ou marrom no começo quando o seroma se mistura com sangue, mas conforme vai cicatrizando, sua coloração vai se tornando mais clara.

Seu diagnóstico é fácil de identificar devido aos fundamentos clínicos com que se origina e se manifesta o seroma.

Como tratar uma ferida vazando líquido transparente

Este líquido costuma ser reabsorvido por si só após um tempo, aproximadamente 20 dias a 1 mês.

Em outros casos, costuma ser necessária a drenagem do mesmo, o que dependerá da quantidade de líquido e da associação dos sintomas. A drenagem será realizada com uma seringa, uma agulha ou com a colocação de um tubo inserido na pele que facilite a completa remoção do líquido.

Caso haja dor, o médico pode indicar analgésicos ou anti-inflamatórios de venda livre, como o ibuprofeno ou o paracetamol.

É oportuno que, após a realização de cirurgias abdominais ou em caso de cesárea segmentar, o/a paciente utilize faixas de compressão. Evite, além disso, a realização de exercícios intensos.

Para promover uma correta cicatrização, é importante que você tenha uma dieta equilibrada, sobretudo, que inclua alimentos como o abacaxi, cenoura, laranja, vegetais de folhas verdes, carne, cereais integrais, ovo e peixe, os quais estimulam e facilitam a cicatrização e cura das feridas.

É importante descartar que a saída deste líquido se trate de um processo infeccioso, já que o líquido que sai através das feridas não é propriamente pus, assim sendo, não será necessária a indicação e administração de antibióticos.

 

Cuidados de uma ferida que vaza líquido transparente

Independentemente da saída ou não de líquido através da ferida, em casa, o paciente deve seguir as medidas básicas de higiene:

  • Lavar as mãos antes e depois de manusear o curativo.
  • Não reutilizar o curativo.
  • Tentar manter a ferida sempre seca.
  • Lavar diariamente a ferida com água e sabão, exceto se o médico descartar este procedimento.
  • Se o curativo molhar, trocá-lo imediatamente.
  • Evitar arranhar e manipular a ferida.

Nos dias após um procedimento cirúrgico, você deve ficar atento aos sinais e sintomas que manifestar, já que estes representam o estado da cicatrização e cura da ferida. Vá ao médico se houver saída de líquido de outra cor, vermelhidão, mau cheiro ou febre.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ferida vazando líquido transparente: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Román-Pérez, C. (2014). Cuidados de la herida quirúrgica. Avances.
  • Guarín-Corredor, C., Quiroga-Santamaría, P., & Landinez-Parra, N. S. (2013). Proceso de Cicatrización de heridas de piel, campos endógenos y su relación con las heridas crónicas. Revista de la Facultad de Medicina, 61(4), 441-448.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Dhéssica Cristina
De ser normal não é! Fala sério... onde já se viu
-Olha!, uma ferisa do nada vazando! Kkkkk
Sempre tem algum motivo e causa. Pode ser por lesões na pele ou como foi citado no artigo . Comigo aconteceu logo quando terminei de pintar o cabelo. Minhas orelhas incharam e logo feriu e saiu o liquido transparente. É bom lavar e manter sempre seco o local evitar machucar cosando ou arranhando. Fazer corativo sempre que estiver molhado.
A sua avaliação:
Lucas Souza
ferida saindo líquido transparente é normal?
jussara
corra prum medico imediatamente voce ira morre
Ferida vazando líquido transparente: causas e tratamento
Ferida vazando líquido transparente: causas e tratamento

Voltar ao topo da página ↑