PARTILHAR

Mel é cicatrizante?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 29 novembro 2021
Mel é cicatrizante?

Quem não conhece o mel? Se trata de uma substância viscosa, doce e saborosa, produzida pelas abelhas. O mel é um produto muito saudável que adicionamos à nossa alimentação e que nos fornece diversas propriedades para a saúde. Contudo, durante centenas de anos, o mel também tem sido utilizado como um remédio eficaz para tratar feridas, queimaduras e úlceras.

Hoje em dia, a medicina tem outros recursos que podem ser usados contra estes machucados na pele, mas não existem dúvidas de que optar por esta substância é uma das melhores opções se procuramos um remédio totalmente natural. Você se pergunta se o mel é cicatrizante? Neste artigo do ONsalus, te explicamos tudo sobre esta função.

As propriedades do mel para a saúde

O mel é um produto feito pelas abelhas utilizando o néctar das flores. Primeiramente, as abelhas transformam o néctar em mel através de um processo de regurgitação e evaporação, e depois o armazenam como uma fonte primária de alimento na colmeia. É nesse ponto que podemos extrair esta substância para o consumo humano. Caracteriza-se por sua cor dourada, que pode ser mais clara ou escura, de acordo com o tipo de mel, como é o caso do mel de urze. Estas são algumas das propriedades que o mel nos oferece:

  • Aumenta nossa energia. O mel é rico em vitaminas e minerais que nos ajudam a nos manter vívidos, fazendo parte dos alimentos indicados para a falta de energia.
  • Melhora nosso sistema digestivo. Um dos benefícios do mel é o de ter um efeito protetor no estômago, ajudando a tratar problemas de acidez e úlceras. Seus efeitos cicatrizantes e protetores facilitam a cura de feridas que podem ocorrer no estômago e melhora a produção de enzimas que melhoram a digestão.
  • Efeito antioxidante. Por ser um produto com muitas vitaminas e diversos minerais, ajuda a melhorar o funcionamento do organismo. Estes antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres do organismo e desaceleram o envelhecimento prematuro. Além disso, também fortalece nosso sistema imunológico.
  • Benefícios cardiovasculares. O mel ajuda a eliminar gorduras que ficam acumuladas nas paredes arteriais e que podem vir a causar uma arteriosclerose, que é um endurecimento das paredes arteriais, o que aumenta consideravelmente as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Mel é cicatrizante?

Há séculos diversos tipos de mel, com diferentes atividades antibacterianas, têm sido utilizados. Estes tipos de mel vêm sendo estudados e alguns deles demonstraram possuir excelentes efeitos antibacterianos. O mel de manuka, proveniente da árvore de manuka, possui incríveis efeitos que ajudam a combater as bactérias junto com as enzimas, o que lhe confere uma ação muito potente para tratar feridas.

O mel que tem estas concentrações pode ser utilizado como cicatrizante, mas sempre devemos fazer este procedimento com um mel que tenha sido tratado em laboratórios especializados em tratamento com mel. Este mel é tratado, recebendo uma eficácia maior através do processo UMF (Unique Manuka Factor). É importante observar na embalagem uma etiqueta eu indique estas siglas, para termos certeza de que adquirimos um mel de qualidade adequada para tratar as feridas. Quanto maior for o nível de UMF, melhor será sua capacidade antibacteriana:

  • UMF 20. É utilizada para fins médicos.
  • UMF 15. Possui ação antibacteriana.
  • UMF 10. É o que costuma ser usado para tratar feridas e outras condição da pele.
  • UMF 5. Possui propriedades terapêuticas, contudo, não costuma ser usado para fins médicos.
  • UMF 0. Não tem nenhum valor medicinal.

Ou seja, o mel é cicatrizante, mas não qualquer mel.

Mel é cicatrizante? - Mel é cicatrizante?

Como usar mel como cicatrizante?

Primeiramente, precisamos entender que dependendo da gravidade das feridas, será necessário um atendimento médico. Estes são alguns conselhos de como usar o mel para ajudar a tratar as feridas:

  • A quantidade de mel utilizada como cicatrizante variará em função da quantidade de líquido que a ferida eliminar. Se a ferida estiver supurando muito líquido, será necessária uma maior quantidade de mel.
  • A frequência com a qual devemos trocar o curativo da ferida também dependerá da rapidez com que o mel for diluído pelo líquido liberado pela ferida. Em geral, a troca de curativo e aplicação do mel tratado será menos frequente quando este começar a exercer seus efeitos sobre a ferida.
  • Tente utilizar curativos que não permitam que o mel passe através destes.
  • Pode ser útil se, ao invés de aplicar o mel diretamente sobre a ferida, colocamos ele sobre o curativo e, em seguida, colocamos o mel sobre a ferida. Na verdade, existem alguns curativos que já vem previamente impregnados com mel.
  • Feridas mais profundas precisarão de uma quantidade maior de mel para serem tratadas, só assim conseguirão penetrar até o interior da pele.
Mel é cicatrizante? - Como usar mel como cicatrizante?

Mel como cicatrizante: considerações

Embora seja verdade que o mel ajuda a curar as feridas, devemos saber que nem todos os tipos de mel possuem os mesmos efeitos. Cada tipo traz certos efeitos melhores em relação aos outros, por isso que devemos escolher o mel que foi produzido com as funções necessárias para tratar as feridas. Como explicamos anteriormente neste artigo, o mel que trata as feridas é aquele que foi tratado em laboratórios a fim de possuir potentes ações antibacterianas. Por isso, devemos procurar as embalagens que contenham as inicias UMF, pois é a única forma de garantir que tal mel terá os efeitos desejados ao tratar as feridas.

Agora que você viu que mel é cicatrizante, mas é preciso escolher bem o tipo, não perca este outro artigo em que falamos sobre os alimentos para dormir bem à noite.

Mel é cicatrizante? - Mel como cicatrizante: considerações

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mel é cicatrizante?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Revista Prevenção de Infecção e Saúde. O uso do mel no tratamento de feridas de difícil cicatrização: revisão sistemática. Disponível em: <https://www.ojs.ufpi.br/index.php/nupcis/article/view/4382/pdf>. Acesso em 29 de novembro de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Mel é cicatrizante?
1 de 4
Mel é cicatrizante?

Voltar ao topo da página ↑